Todos desejamos trabalhar num local onde as pessoas são educadas, atenciosas e amáveis. Dar sinais de apreço pelo trabalho dos colegas é uma importante forma de construção desse tipo de cultura. Mas qual é a melhor maneira de fazer tudo isto? Qual a melhor forma de expressar gratidão? E quais são os verdadeiros benefícios dos agradecimentos no local de trabalho?
Felizmente, a HBR tem muitos trabalhos sobre este assunto. Ao longo dos anos, publicamos imensos artigos sobre a importância do apreço e reconhecimento dos outros, principalmente daqueles que trabalham na mesma equipa. Por isso, resolvei mergulhar no nosso arquivo e considerar os melhores conselhos.
Porque é que devemos manifestar gratidão
Os estudos são claros: A gratidão é benéfica. A gratidão melhora o bem-estar, reduz o stress e permitir edificar a resiliência. Pode até, contribuir para o aumento da paciência (algo que nos faz bastante falta nos nossos dias!)
Também tem vantagens para nós, pois tornamo-nos melhores colegas. Os estudam mostram que “quando as pessoas mostram gratidão, estão dispostas a direcionar a ajuda para os outros, a ser mais leais, mesmo que isso custe a nível pessoal. Estão dispostos a dividir os lucros com os outros em vez de ficar com tudo para si,” diz-nos o professor David DeSteno, que estuda o modo como as emoções orientam as nossas decisões e comportamentos.
Dizer ao seu colega que está grato pelo que fez, faz aumentar o desejo do seu colega em ajudar, isto porque se sentem valorizados. Francesca Gino e Adam Grant realizaram uma série de estudos sobre esta temática, incluindo um em que os participantes receberam feedback, uma nota de apreço, ou uma nota a manifestar agradecimento, depois de terem corrigido uma carta de motivação de um estudante. Quando os estudantes solicitaram novamente ajuda aos participantes, aqueles que receberam um agradecimento sentiam-se mais motivados do que aqueles que não tinham recebido nada. Posto de outra forma: Quando alguém não recebeu nenhum agradecimento, as possibilidades de voltar a ajudar estavam reduzidas para metade.
O simples ato de gratidão pode ter um impacto positivo na cultura laboral. Num dos meus estudos preferidos sobre a gratidão, os resultados apontavam para uma redução de maus-tratos no local de trabalho. Nesse estudo, os participantes tinham de fazer um registo diário do seu trabalho durante duas semanas, e foi-lhes atribuído, à sorte, um de dois grupos: Um tinha de escrever as coisas pelas quais estavam gratos (projetos, pessoas), e o outro deveria apenas fazer um registo do seu dia. Os elementos do primeiro grupo, reportaram maior autocontrolo, e menos bisbilhotice, rudeza e ostracismo no trabalho.
Quando as pessoas estão sob stress, é mais propicio tratarem as pessoas que estão à sua volta com mais rudeza, e é nestas alturas que não só é importante estar grato como exprimir isso. Estes últimos anos de turbulência e incerteza levaram muitos de nós ao burnout, excesso de trabalho e confusão sobre a importância do que fazemos.
Está na hora de mostrar aos seus colegas de trabalho que valoriza o trabalho deles. Mas como é que isso se faz?
Como mostrar gratidão
O que diz, e como diz, importa. Um simples “muito obrigada” é um começo, mas tendo em conta que todos terminamos um email com essa expressão, provavelmente o seu impacto é diminuto. Em vez disso, deve ser muito claro em relação ao que está a agradecer, explique o significado que tem para si, e mostre aquilo que aprecia no próximo.
Quando é que deve expressar a sua gratidão por alguém? A resposta certa é: agora. Pode agradecer à pessoa logo que a ação que despoletou o agradecimento, acontece, mas nunca é tarde demais. (Deve-se ter cuidado em não fazer isso demasiadas vezes pois assim as palavras tornam-se esperadas e perdem o significado.)
Claro que pode mandar uma mensagem via Slack, um email ou uma mensagem. Eu, pessoalmente, até gosto destas formas, pois um tenho uma pasta no meu email onde guardo os emails de agradecimento (e quando tenho um dia mau leio os emails). Mas pode até considerar uma nota escrita à mão, que mostra que se esforçou por partilhar o que lhe ia na alma. E também pode pegar no telefone ou fazer uma videochamada para dizer obrigada. Embora, nestas situações obriga o seu colega a responder no imediato à sua gratidão.
Independentemente, do meio que escolhe, deve refletir o que o deixa agradecido e de que modo é que as ações o afetaram. Assim, vai ser mais objetivo.
O Christopher Littlefield, um perito em avaliação de colaboradores, deixa algumas dicas para iniciar a mensagem:
Durante o fim-de-semana, pensei no nosso último projeto e apercebi-me de que nunca te agradeci.
Temos andado tão ocupados, que nem tive tempo de te agradecer pelo teu ótimo trabalho.
Pode até tentar algo: Durante as férias, pensei nas pessoas que tornaram este ano melhor, e tu foste uma delas.
Littlefield também partilha um exemplo onde refere aquilo que aprecia:
Eu sei que foi preciso coragem para me dares o teu feedback mais honesto, depois da minha última apresentação. Quero que saibas que realmente aprecio aquilo que fizeste.
E porque é que aprecia:
Eu peço sempre feedback, mas as pessoas raramente dizem mais do que “Estiveste bem.” O teu feedback ajudou-me a pensar a minha apresentação e permitiu-me ver aquilo em que devia trabalhar. Era mesmo isso que eu precisava para melhorar.
Mas não precisa de parar aqui. Heidi Grant, uma psicóloga social, diz que temos a tendência, nestes momentos, a falar de nós quando deveríamos pensar mais nas outras pessoas. Por isso, não se limite a explicar como é que beneficiou das ações dos outros: “permitiu-me relaxar…” ou “Deixou-me feliz…”. Elogie o próximo. Inclua sentimentos que comecem com “Deixou o seu caminho…” ou “É mesmo bom em…” ou “Mostra bem como é responsável…”. Só assim é que se faz com que os outros se vejam de modo mais positivo, se sintam compreendidos e valorizados.
Se for o gestor, não só deve expressar a sua gratidão à sua chefia direta, como deve encorajar os outros a fazê-lo. Seja um modelo. Por exemplo, não se esqueça de agradecer aos elementos da sua equipa de forma sincera e personalizada todo o esforço ao longo do ano. Ou crie tempo e espaço (físico ou virtual) para a gratidão. Alguns funcionários sentem-se pouco à vontade em expressar a gratidão verbalmente, por isso pode iniciar um muro de valorização ou dedicar um canal no Slack para que os funcionários se possam valorizar uns aos outros. Pode até começar as reuniões, com momentos de gratidão e apreço, durante o qual os elementos da equipa dizem porque é que se sentem gratos.
Na HBR temos o dia anual da Tarte, que é na terça-feira anterior ao feriado do Dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos. Neste dia, temos a possibilidade de deixar uma nota de agradecimento a um colega. Eu vejo as notas de anos anteriores, nas secretárias de alguns dos meus colegas.
Não há nada melhor do que introduzir estas práticas antes dos feriados, pois estamos todos a refletir sobre como foi o ano anterior. Por isso siga em frente e comece agora.
Texto adaptado do artigo da autoria de Amy Gallo, da edição da revista da HBR da edição de novembro de 2021, disponível em https://bit.ly/3J0UVBw.