Desenvolver hábitos saudáveis quando está verdadeiramente cansado

habitos-saudaveis

Criar novos hábitos saudáveis numa altura em que tudo corre bem, pode ser difícil, mas criar novos hábitos em situações de desgaste é ainda mais difícil. Os últimos anos desgastaram quase toda a gente. E provavelmente, sente-se exausto e tem dúvidas sobre se consegue dar a volta à situação, ou simplesmente, está confuso sobre onde começar.

Então, o que é que faz quando está preso à ideia de que precisa de melhorar os seus hábitos, de modo a refrescar a vida, mas ao mesmo tempo luta contra a falta de motivação e vontade para começar?

Como formador na área da gestão do tempo, muitas das pessoas que vêm ter comigo, estão fatigadas, muitas das vezes no ponto de burnout. Querem mudar, mas não sabem por onde. Por isso, precisamos de encontrar um caminho de recuperação que vá de encontro ao seu estado atual e que lhes permita seguir em frente.

A chave para ajudá-los a seguir em frente é difícil, eles já são bastante duros com eles próprios. Em vez disso, aquilo que parece ser mais eficaz, a longo prazo, é uma abordagem mais suave, uma abordagem global. Lembre-se de cuidar de si, dormindo, alimentando-se, e praticando exercício. Estes parecem ser os pilares para que possa avançar noutras áreas.

Se se sente demasiado cansado, e ansioso por uma mudança, aqui está o caminho para desenvolver hábitos sustentáveis.

Comece por dormir

Se está muito cansado, então a chave para uma maior produtividade não é tentar trabalhar mais, mas sim menos. Assim que, começar a dormir bem, o seu corpo vai conseguir suportar os desafios diários em vez de se deixar ir abaixo.

Há uma ordem muito especifica, para trabalhar o sono, quando se está exausto. Comece por começar a dormir mais cedo tendo em conta as horas de descanso que precisa para se sentir bem. Se precisa de dormir oito horas e tem de se levantar às 7 da manhã, então deve parar tudo às 11. Ponha o despertador para 45 minutos antes da hora de ir para a cama, pois assim começa a preparar tudo para se deitar à hora certa.

Mal comece a habituar-se a ir cedo para a cama, então pode começar a trabalhar na sua rotina antes de se deitar, só deste modo vai conseguir adormecer. Tente estratégias diferentes, como por exemplo, não ter nenhum aparelho eletrónico perto da cama, não ver nada que o deixe desperto, ou simplesmente diminuir as luzes.

O passo seguinte para melhorar a sua qualidade de sono, é tentar acordar sempre à mesma hora. Muitas pessoas definem este como o primeiro passo, mas de facto deve ser algo que acontece tardiamente. Eu recomendo esta ordem pois quando chega à cama e adormece com facilidade, acordar é sempre mais fácil. Para além disso, acordar cedo vai facilitar a sua vida nos dias em que tem de ir para o escritório.

Pense na alimentação

Assim que, comece a dar a si próprio tempo de descanso suficiente, terá a capacidade de trabalhar noutras áreas. Descobri que o modo mais eficaz de obter mais energia é repensar naquilo que comemos.

Um hábito mais eficaz é começar a beber mais água. Uma maior ingestão de água melhora os níveis de energia, ajuda na concentração e reduz a fatiga e ansiedade. Crie o hábito de ter uma garrafa de água ou um copo com água sempre consigo. Eu encho um copo de água ao pequeno-almoço, e tenho-o junto a mim enquanto trabalho e vou enchendo durante o dia. Se for difícil estar sempre a encher o copo, então o melhor é ter uma garrafa de água, pois assim só tem de encher a garrafa uma vez por dia.

Depois pense se está a alimentar-se bem. Muitos dos meus clientes ficam tão envolvidos no seu trabalho e têm imensas reuniões que eles não têm tempo para comer, ou simplesmente, esquecem-se. Se estiver nesta situação, compre barrinhas nutritivas, batidos com proteína e tenha consigo na sua secretária. Tenha como objetivo, comer um ou dois por dia. Quando se está a trabalhar neste novo hábito, pode haver a necessidade de criar um lembrete no telefone, ou então deixar a barrinha de cereais bem visível. Os meus clientes que começaram a dar prioridade à alimentação, sentem mais energia no final do dia e sentem-se muito menos cansados.

Mexa-se

Assim que o sono e a alimentação estiverem em ordem, então pode começar a pensar em incluir algum exercício físico. Em última instância, o exercício fornece-nos mais energia ao longo do dia em vez de nos deixar desgastados. Acresce ainda que melhora o humor, a qualidade do sono e concentração. Alguns dos meus clientes com Transtorno por défice de atenção e hiperatividade consideram que o exercício é um dos elementos-chave na concentração que necessitam ao longo do dia.

Se fizer cerca de 25 minutos de exercícios cardiovasculares, pelo menos três vezes por semana, consegue melhorar a sua saúde geral. Eu recomendo, definir rigorosamente quando e onde vai realizar o exercício, por exemplo “Vou fazer exercício às segundas, quartas e sextas das 7 às 7.30, no ginásio.” Se por acaso tiver problemas de motivação, procure apoio, vá com amigos, vá a uma aula de grupo, ou contrate um treinador. Quando está cansado, pode encontrar energia junto de outras pessoas.

Se a atividade que escolheu parece muito intensa para começar, então comece por algo mais simples como alongamentos ou uma caminhada. Transforme o exercício em algo diário “Quando eu acordar, vou alongar durante cinco minutos,” assim está a integrar o hábito na sua rotina.

Escolha um novo hábito

Assim que, integrar os hábitos saudáveis na sua vida de modo a diminuir o grau de exaustão que sente, então pode escolher um novo hábito para a sua vida. Ao melhorar a sua qualidade de sono, a sua alimentação e exercício físico, vai sentir mais energia e com mais capacidade para mudar algo na sua vida.

Para reduzir a possibilidade derrota, aconselho a escolher uma coisa de cada vez. Por exemplo, pode optar por se concentrar em chegar a horas, planear a sua semana, interromper alguns projetos, atualizar o seu email, ou qualquer outro hábito que gostaria de dominar. Depois concentre-se numa mudança gradual. Por exemplo, com o passar do tempo, pode escolher um tipo de reuniões, nas quais procura chegar uns minutos mais cedo, e depois alargar esta medida a outras áreas da sua vida, quer pessoal, quer profissional.

A chave para a mudança, mesmo quando estamos exaustos, é andar devagar e firmemente: seguir em frente sem muita pressão sobre si próprio. Não vai ser capaz de mudar todos os seus hábitos num dia. Mas com o tempo, consegue desenvolver novos hábitos que o vão ajudar a ganhar energia, evitar a fadiga, e criar o momento certo para o crescimento e desenvolvimento.

Texto adaptado do artigo da autoria de Deborah Elizabeth Grace Saunders, da edição da revista da HBR da edição de abril de 2022, disponível em https://bit.ly/3KBxAGM.

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e fique sempre a par de todas as novidades

Formulário de Sugestões, Dúvidas e Reclamações

No Grupo Casais, valorizamos as suas sugestões, dúvidas e reclamações, pois acreditamos que são essenciais para o nosso processo de melhoria contínua.

Este espaço está à disposição de todos os parceiros e partes interessadas que desejem partilhar situações, questões ou dificuldades relacionadas com as interações que tiveram com as empresas do Grupo Casais.

Para submeter a sua sugestão, dúvida ou reclamação, basta preencher os campos indicados. Garantimos que todas as mensagens serão tratadas com a máxima seriedade.

Agradecemos o seu contributo para a melhoria contínua dos nossos serviços e processos.