Artigo traduzido e adaptado de “17 Team-Building Activities for In-Person, Remote, and Hybrid Teams“
Na era do trabalho remoto e das equipas dispersas, os administradores enfrentam um desafio importante: como promover as relações entre os funcionários, independentemente da sua localização.
Para fazer isto, os administradores recorrem às atividades de team-building. Claro que as atividades de team-building corporativas podem provocar reações de desconforto e suspiros (alguém mencionou jogos motivacionais ou festas virtuais?), e certamente têm a sua dose de céticos. No entanto, os estudos mostram que ao cuidar da nossa necessidade humana de pertença, esta melhora o desempenho profissional e o bem-estar. Os colaboradores que têm relações fortes no local de trabalho são mais criativos, mais colaborativos e também experimentam menos burnout, sendo que têm mais probabilidades de se manterem na organização.
Numa frase: as atividades de team-building bem desenvolvidas são ferramentas essenciais na promoção de relações significativas entre colegas de trabalho, em última instância, promovem o envolvimento dos funcionários contribuindo para o sucesso geral da empresa.
Mas quais são as melhores atividades e práticas para a sua equipa? E de que modo é que as consegue colocar em prática de um modo mais eficaz? Procuramos conselhos junto de três peritos: Connie Hadley, uma psicóloga das organizações e professora na Universidade de Boston, na Questrom School of Business; Erica Keswin, uma estratega de ambientes profissionais e autora do Rituals Roadmap: The Human way to Transform Everyday Routines into Workplace Magic; e Mary Shapiro, uma professora da Simmons College School of Management e autora do Guia da HBR Leading Teams.
Aqui ficam as atividades de team-building que eles já viram em prática, assim como as recomendações para a planificação e execução das atividades de modo a maximizar o sucesso.
Atividades de team-buidling para equipas à distância
Quando gerimos um grupo de trabalhadores à distância, que raramente se encontram pessoalmente, de acordo com Shapiro, o team-building eficaz torna-se complicado. “Temos de ser mais intencionais e criar interações estruturadas que criem uma conexão – ainda que à distância.” A chave, diz ela, é adaptar os exercícios ao tamanho, às sensibilidades e às circunstâncias do seu grupo. Muitos dos exercícios de team-building remotos podem ser adaptados a equipas híbridas e presenciais.
- Oriente conversas estruturadas
Quanto melhor os elementos da sua equipa se entenderem, mais eficazmente vão trabalhar em conjunto, segundo Shapiro. Ela sugere manter conversas estruturadas centradas nos objetivos da equipa, da cultura da empresa e nos pontos fortes pessoais. “Refira a cultura que pretende criar na equipa e como é bom trabalhar em conjunto. Isto leva as pessoas a refletir as suas necessidades e partilhar as suas expetativas” diz a Shapiro. Se não sabe por onde começar, experimente exercícios de team-building com resultados comprovados, como por exemplo:
- O exercício do “eu-refletido-no-meu-melhor”. Esta ferramenta de desenvolvimento pessoal foi criada por investigadores da Universidade de Michigan. Esta ferramenta ajuda os elementos de uma equipa a identificar os seus pontes fortes e talentos ao perguntar aos colegas de trabalho sobre situações em que estiveram no seu melhor. Estas narrativas permitem às pessoas perceber o seu impacto nos outros. Segundo Shapiro “Isto dá às pessoas um reforço positivo e afirmação” e contribui para relações mais fortes”.
- O exercício do artefacto envolve pedir aos elementos da equipa para irem a uma reunião preparados para falar sobre um feito do qual se orgulham – seja pessoal ou profissional – e um objeto físico que represente esse feito, como uma medalha ou uma fotografia. (Pode ser um objeto do dia-a-dia.) Durante a reunião, cada pessoa partilha a sua história numa verdadeira apresentação virtual e depois ouve as reações dos colegas sobre o conhecimento, as competências, habilidades e determinação que demonstraram. Para Shapiro esta atividade “Ajuda os elementos da equipa a perceber que trabalham com pessoas talentosas e impressionantes”.
- O exercício do impacto dos estilos exige que os elementos de uma equipa preencham uma avaliação sobre personalidade ou auto-comunicação, tal como o DISC ((D)ominance – dominio, (i)nfluence – influência, (S)teadiness – peserverança and (C)onscientiousness – consciência). Depois há lugar à partilha dos resultados e falam sobre as preferências de gestão, comunicação e outros aspetos importantes relacionados com o trabalho em equipa. “Os diagnósticos lembram aos elementos das equipas que o comportamento de todos segue regras pessoais e que muitas vezes, as pessoas têm boas intenções” diz Shapiro.
- Experimente cartões de conversa
Os cartões de conversa criados para o local de trabalho podem encorajar uma participação ativa dos elementos da equipa, incluindo os mais novos que podem ser mais reservados ou tímidos. Os cartões normalmente abrangem questões como: Qual é o teu jogo preferido e porquê? Refere uma passagem da tua infância que gostarias de mudar! Estas atividades de ice-breaking e debates exigem confiança e uma sensação de segurança psicológica, diz Hadley. “Quando nos sentimos vulneráveis e temos de revelar partes da nossa vida que nem sempre nos deixam confortáveis, tudo isto pode ter um efeito mediador”.
- Dedique algum tempo para conversar
Reservar os primeiros minutos de cada reunião semanal para estabelecer conversas informais permite aos trabalhadores remotos conhecerem-se a nível pessoal e encorajar as equipas virtuais a estabelecer relações de equipas, diz Hadley. Reservar algum tempo para estas interações informais e não estruturadas, são formas de mostrar à sua equipa que valoriza a camaradagem. Esta é também uma forma que apresenta um risco baixo e informal de estabelecer uma cultura de trabalho amigável e inclusiva. Hadley acrescenta, “Isto obriga a um esforço intencional, mas as conversas online podem ser tão satisfatórias como as conversas presenciais, se forem feitas corretamente”.
- Aproveite as ferramentas de comunicação virtual
Hadley diz que promover nos elementos da sua equipa remota tirar partido das comunicações online e de plataformas de videoconferência, cria espaço para conversas ligeiras, piadas, emojis e memes. Estas interações informais no Slack, Zoom ou Microsoft Teams podem imitar aqueles momentos espontâneos e descontraídos que as pessoas sentem falta nos ambientes de trabalho virtuais,” Hadly acrescenta. As chamadas virtuais e as reuniões por vídeo são “uma forma de ajudar as pessoas a criar laços”.
- Faça jogos de simulação
Os jogos de team-building são divertidos, são experiências interativas que promovem o trabalho de equipa e a criatividade. Vá para além do bingo, desafios DIY (Do It Yourself) ou questões triviais. Em vez disso, a Shapiro recomenda jogos que impliquem o pensamento critico que simulem um problema pouco regular, como sobreviver a uma queda da lua, ou fazer uma expedição ao Ártico, pois estas situações oferecem a oportunidade a toda a equipa para trabalhar em conjunto e aproveitar as competências de pensamento estratégicas. Além disso, uma competição saudável pode realçar as diferenças de personalidade e promover um trabalho de equipa criativo. A Shapiro também aconselha a conduzir a sua equipa num debriefing de pós-atividade para identificar modos de aplicar as habilidades de resolução de problemas que aprenderam com a colaboração diária.
- Organize uma semana de trabalho presencial
Reservar tempo para encontros presenciais é muito importante para cultivar e manter os relacionamentos das equipas em trabalho remoto, segundo Keswin. As semanas das equipas podem incluir exercícios de team-building, reuniões individuais, corridas de projetos, e até sessões de ioga, caso a equipa goste destas atividades. Estes acontecimentos ajudam a construir memórias positivas. “Assim que tiver desenvolvido estes relacionamentos e existir uma base sólida de compreensão e confiança, regressar às reuniões virtuais vai ser mais fácil”.
Atividades de team-building para equipas híbridas
Ter a certeza que os elementos em trabalho remoto e os elementos em trabalho presencial se sentem integrados, exige um esforço logístico e de planificação acrescido. “Não podemos assumir que vai acontecer,” diz Keswin. “Como gestor de equipas, tem de priorizar isso”. Aqui ficam algumas ideias para atividades e práticas que funcionam bem para as equipas híbridas.
- Crie rituais divertidos
A Shapiro recomenda começar as reuniões de equipas híbridas com exercícios de pensamento lateral e quebra-cabeças. Dedicar cerca de cinco ou dez minutos a essas atividades ajuda os elementos da equipa a interagir de diferentes maneiras e, possivelmente, a formar novas amizades e conexões significativas. Estas atividades rapidamente se transformam nas favoritas da equipa. Segundo a Shapiro “Também cria um ritual pelo qual as pessoas aguardam ansiosamente e as incentiva a estarem na próxima reunião de equipa a tempo, porque não a querem perder”.
- Ofereça à sua equipa merchandising customizado
Para Hadley, merchandising com a marca da equipa pode ser uma forma subtil, mas poderosa de promover a união e reforçar um sentimento de pertença. “Quando veste uma camisola, sente que faz parte da equipa”. Do mesmo modo, os itens customizados como por exemplo canecas para o café criam uma relação tangível e identidade partilhada entre os elementos da equipa; é quase como uma declaração de missão, independentemente da sua localização.
- Partilhe histórias originais
Convidar os elementos da equipa para partilhar as suas histórias originais cria compreensão e conexão entre os colegas, segundo Keswin. Estas narrativas, onde as pessoas podem partilhar o que querem, podem mostrar porque é que elas entraram para a organização ou como é que escolheram a carreira. Keswin acrescenta que o processo de fazer estas apresentações pode revelar interesses comuns e permitir a construção de laços. “Encontrar semelhanças, como por exemplo cidade natal ou um passatempo comum, pode modelar relacionamentos mais profundos”.
- Verifique regularmente a satisfação
Utilizar um canal de comunicação interno ou um quadro de envolvimento dos colaboradores, uma ferramenta criada para fazer uma análise sentimental dos pensamentos do colaborador sobre o seu trabalho, organizações e equipa – pode ser uma boa forma de verificar os níveis de energia, e perceber como é que os elementos da equipa se sentem com as dinâmicas de grupo. Estes sistemas muitas vezes incluem pequenos questionários com opções de resposta como por exemplo emojis ou luzes stop para representar as emoções e o estado de espírito. Esta abordagem permite aos administradores identificar questões fortes e passar à ação, o que por sua vez cria um sentimento de confiança. Hadley diz-nos “Se vir muitos colaboradores a franzir a testa, deve fazer uma reunião de emergência.” A chave é definir uma rotina consistente para estas verificações pois reforçam a ideia de que o conhecimento da sua equipa é valorizado. Mais importante, segundo Hadley, “Não faça recolha de dados se não vai fazer nada com eles”.
- Vão juntos a uma conferência.
Participar numa conferência ou num workshop de desenvolvimento pessoal, oferece à sua equipa uma oportunidade de partilhar uma experiência. Estes acontecimentos de team-building acabam com a monotonia do dia-a-dia, instigam conversas sobre os negócios e fortalecem as relações profissionais. Segundo Hadley, “Estamos a aprender coisas novas, mas também nos estamos a relacionar”.
Atividades de Team-Building para equipas presenciais
Mesmo quando os colegas trabalham, diariamente, lado-a-lado, reforçar os laços entre os elementos das equipas é fundamental para manter a camaradagem, coesão e o espírito de equipa. Aqui ficam alguns exemplos de atividades para equipas presenciais:
- Convide as pessoas para almoçar (regularmente)
Partilhar uma refeição com os colegas permite uma interação diferente, mais relaxada, diz Hadley. Oferecer um almoço à sua equipa numa base quase regular dá uma mensagem importante por parte da organização e acrescenta. “Diz: queremos investir neste tempo de descontração para que estejam juntos e se divirtam na companhia uns dos outros”.
- Troquem conhecimento
Um programa rotativo de almoço e aprendizagem, onde os colegas se revezam ensinado uns aos outros novos tópicos, promove um apreço profundo das habilidades e experiências de cada elemento da equipa, diz Hadley. Por exemplo, um colega pode fazer uma apresentação sobre inteligência artificial, e outro pode abordar competências de uma comunicação eficaz. A rotatividade dos apresentadores garante que as oportunidades sejam distribuídas de forma equitativa, onde todos têm a oportunidade de se destacar e as pessoas possam aprender novas habilidades.
- Promova desafios físicos e divertidos em equipa.
Desafios físicos, como os circuitos de cordas, caças ao tesouro e corridas de obstáculos, promovem a unidade e confiança ao incentivarem o trabalho em equipa, a comunicação e a resolução coletiva de problemas. No entanto, essas atividades ao ar livre podem ter desvantagens: podem ser caras, longas e podem não agradar a todos. Shapiro diz-nos que “Algumas pessoas ficam horrorizadas com a ideia de ter de participar, então é difícil torná-las obrigatórias.” Shapiro recomenda considerar papéis alternativos, como observador ou elemento da claque, para aqueles que não querem participar diretamente.
- Enfrentem juntos um desafio novo e criativo
Atividades como workshops de improviso cómico, desafios de sala de fuga e aulas de culinária ajudam a melhorar a moral dos colaboradores, ao mesmo tempo que criam uma sensação de realização entre os colegas. Mesmo aqueles que estão hesitantes no início podem acabar por se envolver, segundo Keswin. “Já todos estivemos em situações em que não queríamos fazer algo, mas então rimos, sentimos a ocitocina e os níveis de stress diminuem”.
- Faça serviço comunitário
As atividades de serviço comunitário, como organizar a limpeza de um parque ou voluntariar-se para o banco alimentar local, criam um sentido de propósito partilhado na equipa. Estas atividades melhoram a colaboração entre as equipas, a empatia e também melhoram a perceção da empresa por parte dos colaboradores.
- Promova encontros fora do local de trabalho
Passar tempo juntos num novo local, mesmo para colegas que se veem constantemente num ambiente de escritório, pode fortalecer as relações e a dinâmica de equipa. Sair da rotina diária durante eventos fora do local de trabalho oferece uma pausa revigorante e também incentiva os elementos da equipa a relaxar e a conectar-se a um nível mais profundo. Estes retiros podem combinar atividades de formação de equipas e sessões de brainstorming direcionadas, permitindo tanto o trabalho como o lazer. Importa também referir que estes encontros fora do local proporcionam a oportunidade de partilhar refeições. As refeições criam uma atmosfera mais relaxada e de convívio, afirma Hadley. “As pessoas comportam-se de maneira diferente quando se juntam à volta da mesa com faca e garfo”.
Como pensar no team-building
As boas notícias é que o sucesso na formação de equipas não implica necessariamente um retiro extravagante de uma semana num destino distante (embora alguns colegas provavelmente não se queixassem se fosse o caso). Mesmo atividades e iniciativas mais pequenas podem trazer resultados, afirma Hadley. “A solidão pode ser um problema profundo e enraizado, mas, no grande esquema das coisas, as soluções para isso são muitas vezes simples e económicas”.
No entanto, isso não significa que se possa optar por atalhos superficiais. A construção de equipas bem-sucedidas exige um planeamento cuidadoso, compromisso e um interesse genuíno em conhecer os elementos da equipa. O objetivo é criar uma cultura de equipa positiva e inclusiva.
Utilize uma abordagem intencional
Seja cuidadoso na forma como utiliza o tempo da sua equipa e no que pretende alcançar — especialmente se alguns colegas tiverem reservas quanto à ideia de formação de equipas, observa Keswin.
“Embora a primeira reação de muitas pessoas a estas atividades possa ser que são forçadas ou apenas mais uma tarefa para eliminar da lista, como gestor, é importante superar essa resistência,” diz ela. “Na era pós-pandemia, onde muitos colaboradores se encontram presencialmente apenas uma vez por semana, algumas vezes por mês ou apenas um par de vezes por ano, há uma compreensão renovada da necessidade de ser muito mais intencional quando há encontros”.
Keswin aconselha a agendar as atividades durante o horário de trabalho, para demonstrar respeito pela vida pessoal da equipa e pelo equilíbrio entre trabalho e vida privada. Isto garante que os colegas com responsabilidades de cuidado ou outras obrigações possam participar plenamente e sentir-se incluídos.
Avalie as necessidades da sua equipa
Identificar as melhores atividades para a sua equipa requer pensar o tamanho da equipa, a distribuição geográfica e o orçamento da organização. A escolha das atividades de formação da equipa também dependerá se a sua equipa trabalha remotamente, presencialmente ou num regime híbrido.
Os nossos especialistas afirmam que, se os membros da sua equipa forem maioritariamente remotos ou geograficamente dispersos, é importante realizar pelo menos algumas atividades presenciais por ano, para que os colegas se possam conhecer pessoalmente.
As organizações que estão a poupar dinheiro ao reduzir o espaço de escritório devem reinvestir esses recursos em atividades de formação de equipas, diz Keswin. Ela aponta para estudos que mostram que as interações presenciais ajudam a fortalecer as conexões da equipa. “Uma vez que se estabelece uma ligação com alguém pessoalmente, o tom e a dinâmica das interações virtuais mudam, e é mais fácil manter as relações no futuro”.
Inclua outros elementos na planificação
Não tem a certeza quais as atividades de team-building que vão agradar aos seus colegas? Pergunte-lhes diretamente, sugere Shapiro. Envolver os elementos da equipa no processo de planeamento ajuda a obter a sua adesão e permite adaptar as atividades ao conjunto de personalidades e interesses da equipa.
“Obter as suas perspetivas também ajuda a compreender melhor as preferências da equipa” afirma ela. “Algumas pessoas são mais descontraídas e abertas, enquanto outras podem preferir manter as coisas estritamente relacionadas com o trabalho”.
Além disso, os seus colegas provavelmente trazem um feedback valioso e experiência. “Alguns elementos da sua equipa já trabalharam em diferentes organizações e podem ter ideias sobre o que funciona, com base nas suas experiências anteriores”.
Defina regras sérias
Definir diretrizes claras e princípios para as atividades de team-building ajuda a gerir expectativas e garante uma experiência bem organizada, afirma Keswin.
Esses protocolos e normas de grupo podem ser tão simples quanto fazer pausas regulares, garantir que todos tenham a oportunidade de falar e estar verdadeiramente presentes, evitando multitarefas. O objetivo é praticar a inclusão, a escuta ativa e o foco.
Keswin também sugere implementar uma política de não utilizar smartphones durante as atividades de team-building. Formar relações exige envolvimento. “Perdoe o trocadilho, mas deixados por nossa conta, não nos conectamos” diz ela.
Estabeleça o tom
Por fim, como gestor, o seu entusiasmo genuíno e compromisso são fundamentais. Dê o exemplo, pois os elementos da equipa seguirão o seu comportamento. Preste atenção à forma como se apresenta e evite transmitir a ideia de que as atividades de team-building são uma distração do trabalho, diz Hadley. Nada de suspiros profundos, reprovações ou negatividade. “Se estiver a olhar impacientemente para o relógio e a fazer comentários sarcásticos, como ‘Agora vai ser mais difícil cumprir a ordem de trabalhos’, isso não vai funcionar”, afirma ela. “Como gestor, você define o tom”.
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Esperemos que estas sugestões inspirem ideias que possam ser adaptadas ao tamanho, sensibilidades e circunstâncias da sua equipa. Lembre-se de que estas atividades não precisam de ser extravagantes ou excessivamente estruturadas. O que importa é ser intencional na promoção do team-building. Mantenha-se atento às necessidades dos seus colegas, envolva-os no planeamento e mostre interesse genuíno em conhecê-los. Ao fazer isso, estará a ajudar a construir uma cultura de equipa positiva e inclusiva, combatendo a solidão e promovendo o sucesso coletivo.