Ministro das Infraestruturas e Habitação visita fábrica da KREAR em Estarreja

Partilhar:

Ministro das Infraestruturas e Habitação visita fábrica da KREAR em Estarreja

A KREAR, uma joint-venture entre o Grupo Casais e a Secil, recebeu esta terça-feira, 29 de outubro, o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, na sua fábrica, localizada em Estarreja, distrito de Aveiro. A fábrica da KREAR tem a ambição de dar um passo significativo na transformação do setor da construção em Portugal, uma vez que esta infraestrutura tem como principal objetivo o desenvolvimento de soluções inovadoras de construção industrializada. Com um investimento de 15 milhões de euros, a nova unidade ocupará uma área total de 30 mil metros quadrados, dos quais 10 mil serão dedicados à produção de estruturas de edifícios de porte médio. 

A fábrica da KREAR, em Estarreja, conta com uma linha de produção altamente automatizada. Dos 10 mil metros quadrados destinados à produção, 60% serão utilizados para uma linha automatizada semelhante à utilizada na indústria automóvel, incorporando a robótica para otimizar o processo produtivo (sistema “carrossel”). Os restantes 40% estarão focados na parte criativa e arquitetónica, permitindo que a empresa mantenha a qualidade e a personalização dos projetos. Esta unidade produtiva é, assim, uma das mais avançadas do país.

Daniel Granjo, diretor-geral da KREAR, afirma: “Com a fábrica da KREAR estamos a dar mais um passo na transformação do setor. Estamos a trazer grande parte da construção tradicional para dentro da fábrica, produzindo elementos estruturais em betão, que são depois assemblados em obra. Com este método inovador, estamos por um lado, a contribuir para a sustentabilidade do setor – evitando desperdícios dado ser uma construção precisa e em escala -, e por outro, a colocar à disposição do País um meio para mitigar a crise da habitação, dado ser um método mais célere de construção”.  

A empresa prevê que este novo modelo possa reduzir o tempo de construção de uma infraestrutura até 50%, quando comparado com a construção tradicional exclusiva em betão.  A KREAR, que foi oficialmente lançada em maio de 2024, tem Portugal como principal mercado nesta primeira fase. Contudo, tem como objetivo, numa segunda fase, expandir a sua atividade para outras geografias como Espanha e França. A empresa pretende desenvolver a sua atividade principalmente o segmento dos edifícios multifamiliares e unifamiliares, abrangendo também projetos como hotéis e residências de estudantes. 

Com uma previsão de empregar cerca de 50 pessoas, esta fábrica não só promete inovar o setor da construção, mas também contribuir significativamente para a criação de postos de trabalho na região. 

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e fique sempre a par de todas as novidades

Formulário de dúvidas e denúncias

É importante para o Grupo Casais, conhecer as suas sugestões e reclamações, de forma a garantir que podemos melhorar continuamente.

Como colaborador, colaborador de um nosso parceiros, parte interessada ou testemunha pode denunciar situações de forma anónima, submeter informação sobre situações condenáveis ou denunciar ações ilegais, que violem políticas internas e/ou o nosso código de conduta de fornecedores.

As denúncias podem ser efetuadas de forma confidencial, indicando o nome e as informações de contacto ou, se quiser, de forma 100% anónima, deixando os campos em branco. Todas as denúncias serão tratadas de forma segura e confidencial.