Nos dias 6 e 7 de janeiro de 2025, o Forum Braga foi novamente o palco da reunião anual de quadros, The Big Meeting Casais (TBM), que já conta com 15 edições realizadas. Para dar arranque a 2025, o tema escolhido foi “Desbravar Mercado e Mindset” e contou com a presença de mais de 600 colaboradores presencialmente e 400 que assistiram online.
O evento dedicou-se a inspirar os participantes a pensar além do tradicional, incentivando o intrapreneurship interno e a descoberta de novas oportunidades de negócio. A abertura coube ao Presidente do Conselho de Administração, José da Silva Fernandes, que reforçou a responsabilidade do Grupo Casais em manter os padrões de excelência e vigor pelos quais somos conhecidos, especialmente após um ano marcado por diversos reconhecimentos, nomeadamente a posição de “Construtora do Ano“, pelo Jornal Construir. António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, apresentou os objetivos para 2025, destacando a importância de inovar e revolucionar o setor da construção:
“O mercado é cada vez mais competitivo. Por isso, temos que saber tirar proveito do crescimento e da plataforma da Casais. Enquanto grupo, temos grande potencial em trazer grandes projetos, mas é necessário que cada empresa consiga ser autossuficiente e que traga, de forma independente, os seus próprios projetos.”
O primeiro dia incluiu ainda a divulgação dos vencedores do prémio Mestre Casais 2024 e uma análise dos resultados de 2024, apresentados pelo Dr. Carlos Rocha, Administrador Executivo do grupo. Os case studies, como o Kaizen Quadrina, One Green Way, Quilonga Grande e Très Cantos Madrid, trouxeram exemplos concretos de como a inovação e a formação impulsionam os negócios.
Já a mesa-redonda “Desbravar Universo Casais” contou com a Comissão Executiva do grupo, António Carlos Rodrigues, Carlos Rocha, André Rocha, Mário Fernandes e Hélder Araújo, que debateram estratégias para tornar as empresas do grupo mais independentes e competitivas. Durante este dia, foi ainda possível assistir à apresentação de José Manuel Fonseca, CEO da MDS, que partilhou o seu trajeto inspirador e como, por vezes, um recuo estratégico pode gerar resultados nunca antes imaginados para uma organização. O dia terminou com um momento musical de Luísa Sobral, que encantou os presentes no Grande Auditório.
O segundo dia começou com uma corrida matinal liderada pela Associação de Colaboradores Grupo Casais, promovendo a saúde e o bem-estar. Em seguida, Gonçalo Marcelino, administrador da CUF, partilhou como passou da produção à gestão e destacou a importância da formação para liderar com excelência. Sandra Santos, administradora não executiva da BA Glass, EDP, Titan Cement e Navigator, falou sobre como “Crescer dá trabalho”, mas com propósito e resiliência é possível atingir a rentabilidade sustentável na indústria. Já João Paulo Oliveira, CEO da Triangles, mostrou como a digitalização e a inovação colocaram a empresa no topo das exportações de bicicletas na Europa.
No período da tarde, Os Improváveis trouxeram um momento de improviso, destacando o otimismo e criatividade como motor para encontrar soluções como pilares essenciais no setor. O painel sobre Industrialização, IA e Inovação contou com nomes de peso, Ana Casaca (Galp), Vitor Gregório (Bosch) e Bernardo Caldas (Mollie), exploraram como a inteligência artificial pode transformar o futuro da construção. Quase no final do segundo dia, houve espaço para perguntas e respostas com Nuno Almeida – Diretor de País da Casais España, Henrique Pereira – Diretor Coordenador Médio Oriente, Sérgio Mota Pinto – Diretor de País da Casais Moçambique, Daniela Vieira – Diretora Negócio Homing Homes, Raquel Silva – Diretora Marketing e Comunicação Grupo Casais, e Ricardo Pilar – Diretor de Produção Casais Construction.
O evento terminou com o Wrap Up conduzido por António Carlos Rodrigues, que incentivou todos os participantes a assumirem a responsabilidade de colaborar e procurar atingir metas nunca antes alcançadas:
“O futuro do Grupo Casais depende da nossa capacidade de explorar novos mercados e inovar continuamente, enquanto mantemos o nosso compromisso com a excelência.”