Grupo Casais entrega residência de Beja para 500 alunos, mantendo tradição de cumprir prazos, sem trabalhos adicionais

Partilhar:

Grupo Casais entrega residência de Beja para 500 alunos, mantendo tradição de cumprir prazos, sem trabalhos adicionais

A nova Residência para estudantes de Beja, construída pelo Grupo Casais, foi inaugurada numa cerimónia que contou com a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro, do ministro da Educação, Fernando Alexandre, da Presidente do Instituto Politécnico de Beja, Fátima Carvalho, e do CEO do Grupo Casais, António Carlos Rodrigues.

A apelidada Residência Europa, que vai ser utilizada sobretudo por alunos do Instituto Politécnico de Beja, representa um investimento na casa dos 17 milhões de euros, e permitirá alojar 503 estudantes. É importante notar que, dentro do prazo da obra, está incluído o período de tempo para desenvolver o projeto, fabricar os componentes e executar a obra – apoiado por uma logística muito sofisticada – tornada possível pelo enorme trabalho de digitalização desenvolvido pelas empresas do Grupo Casais.

A infraestrutura conta com um total de 327 quartos – individuais, duplos e estúdios. Além disso, tem ainda 15 quartos adaptados para pessoas com mobilidade condicionada, reforçando a preocupação em criar um espaço que responda às diferentes necessidades da comunidade estudantil. Além das unidades habitacionais, a residência tem áreas comuns de convívio como salas de estudo, cozinhas e refeitórios partilhados, lavandaria, ginásio e zonas técnicas, promovendo a integração, a qualidade de vida e o bem-estar dos residentes.

Esta é a segunda residência estudantil concluída, desenvolvida com base no sistema CREE Buildings, que consiste num modelo híbrido que alia madeira e betão, através de construção industrializada, garantindo maior sustentabilidade em comparação com os métodos tradicionais. Graças a este modelo, foi possível concluir uma obra desta escala dentro do prazo e sem trabalhos adicionais.

Este projeto contou também com a participação da IKEA, que mobilou todos os espaços desta residência, permitindo que, desta forma, os estudantes possam começar a ocupar o espaço rapidamente.

António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, afirma que “esta residência é um marco importante para Beja, e para o sector da construção. Conseguimos entregar um projeto sustentável, inclusivo e dentro do prazo – sem derrapagens no custo – que vai melhorar a vida de mais de 500 estudantes.”

A industrialização e as soluções off-site têm sido pontos centrais na estratégia do Grupo Casais, que tem apostado em inovação, tecnologia e digitalização de processos aplicados a vários tipos de projetos, nomeadamente habitação, residências e hotelaria. Estas ferramentas permitem a simulação de cenários de durabilidade e comparação de custos, assegurando um foco incisivo nos indicadores de desempenho dos edifícios e no seu custo ao longo do ciclo de vida.

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e fique sempre a par de todas as novidades

Formulário de Sugestões, Dúvidas e Reclamações

No Grupo Casais, valorizamos as suas sugestões, dúvidas e reclamações, pois acreditamos que são essenciais para o nosso processo de melhoria contínua.

Este espaço está à disposição de todos os parceiros e partes interessadas que desejem partilhar situações, questões ou dificuldades relacionadas com as interações que tiveram com as empresas do Grupo Casais.

Para submeter a sua sugestão, dúvida ou reclamação, basta preencher os campos indicados. Garantimos que todas as mensagens serão tratadas com a máxima seriedade.

Agradecemos o seu contributo para a melhoria contínua dos nossos serviços e processos.