A ponte sobre o Rio Choluteca

Já alguma vez ouviu falar da ponte sobre orio Choluteca? Também nunca tinha ouvido falar, até há bem pouco tempo. É umaponte com cerca de 484 metros de comprimento que fica sobre o rio Choluteca, nasHonduras, na América Central. Esta região é muito fustigada por furacões etempestades.

Quando decidiram construir uma ponte sobreo rio Choluteca, em 1996, queriam ter a certeza de que a ponte era resistenteem situações atmosféricas difíceis. Para isso, contrataram uma empresa japonesaque construiu uma ponte sólida, capaz de enfrentar as forças da natureza. Anova ponte Choluteca, uma maravilha da arte moderna e da engenharia abriu aopúblico em 1998. As pessoas que passavam de uma extremidade para a outra, nãoconseguiam deixar de admirar a nova ponte. Era o orgulho de Choluteca.

Em outubro do mesmo ano, o furacão Mitchchegou às Honduras. Em quatro dias a precipitação foi de cerca de 75 polegadas,o equivalente a seis meses de chuva, numa situação normal. A destruição estavainstalada. O rio Choluteca transbordou e inundou toda a região. Sete milpessoas perderam a vida. Todas as pontes das Honduras foram destruídas. Todas,menos uma. A nova ponte Choluteca manteve-se intacta.

Havia apenas um problema. Enquanto que aponte estava intacta, os acessos estavam completamente destruídos. Mas adestruição não ficou por aqui. As inundações obrigaram o rio Choluteca a mudaro seu curso. Tudo isto criou um novo canal e o rio começou a correr não porbaixo da ponte, mas ao lado da ponte. A ponte era suficientemente forte parasobreviver a um furacão, mas passou a ser uma ponte sobre o vazio. Uma ponteque leva a lado nenhum.

Tudo isto aconteceu há 22 anos atrás. Mas alição da ponte sobre o Rio Choluteca é mais, do que nunca, relevante nos diasde hoje. O mundo está a mudar de uma forma que nós nunca imaginamos. A ponteCholuteca é uma terrível metáfora para aquilo que nos pode acontecer, às nossascarreiras, aos nossos negócios, às nossas vidas, à medida que o mundo à nossavolta se transforma. Adapte-se à mudança, ou então.

Quando estiver a analisar a sua carreira,pense duas vezes antes de se inscrever em mais um curso de especialização. Essaespecialização, essa competência, poderá em breve ser redundante. Antes degastar dinheiro a renovar o seu velho escritório, pare. Está a pensar abrirmais escritórios em cada cidade do país? Pense bem. Escritórios físicos, podemmuito bem, ser uma coisa do passado.

O nosso desafio é estar focado em criar amelhor solução para determinado problema. Nós esquecemo-nos que o problema,propriamente dito, pode mudar. Estamos todos focados em construir o produtomais sofisticado e mais forte. Sem pensar que a necessidade desse produto podevir a mudar. O mercado pode mudar. O problema central era a ponte e esquecemosque o rio poderia mudar o seu curso. Pensem nisto, também. “Construir paradurar” pode ter sido o mais adequado. Mas “Construir para se adaptar” pode sero novo caminho a seguir.

Para se lembrar de que deve ter um negócioe uma carreira adaptável, pode querer ter uma imagem da ponte Choluteca no seuescritório. Caso contrário, vai ter apenas a ponte Choluteca, uma pontesoberba, em cima de nada, para lado nenhum.

Texto adaptado do artigo da autoria de Prakash Iyer, publicado na semanade 27 abril a 10 maio, na revista BW Business World.

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e fique sempre a par de todas as novidades

Formulário de dúvidas e denúncias

É importante para o Grupo Casais, conhecer as suas sugestões e reclamações, de forma a garantir que podemos melhorar continuamente.

Como colaborador, colaborador de um nosso parceiros, parte interessada ou testemunha pode denunciar situações de forma anónima, submeter informação sobre situações condenáveis ou denunciar ações ilegais, que violem políticas internas e/ou o nosso código de conduta de fornecedores.

As denúncias podem ser efetuadas de forma confidencial, indicando o nome e as informações de contacto ou, se quiser, de forma 100% anónima, deixando os campos em branco. Todas as denúncias serão tratadas de forma segura e confidencial.