Como se restabelecer quando se sente emocionalmente esgotado

A exaustão emocional é a base do burnout.À medida que os seus recursos emocionais são utilizados para resolver situaçõesdesafiadoras, tais como, demasiadas exigências, conflitos, ou falta de apoio emcasa, a sua capacidade de cuidar de si e dos outros diminui.  

Na realidade, os estudos mostram que aspessoas que sofrem de exaustão emocional vivem elevados níveis de conflito notrabalho. Podem ter menos paciência para estar em família e com amigos, aofinal do dia, e até ficam frustrados com eles mais facilmente, um problema quese acentuou com a crise criada pela Covid-19. Não só para aqueles que estão atrabalhar fora, mas também para aqueles que trabalham a partir de casa, queprocuram encontrar um equilíbrio para as suas responsabilidades sem ajudaexterna. Isto pode levar-nos a sentir alguma culpa e perda.

Vamos analisar o exemplo da minha cliente aEvelyn. Ela é gestora de produto de uma empresa médica que foi recentementecomprada. Evelyn lutava com uma elevada carga de incerteza no trabalho antes dasituação de pandemia. Embora esteja financeiramente estável, pelo menos, até àdata, por sua vez o trabalho, continua a ser uma luta emocional. Desde a comprada empresa, que ela não recebe informação credível do seu chefe e não sabe emquem confiar. Por isso, não pode fornecer clareza à sua equipa, a trabalhar àdistância, o que a torna uma líder de pouca confiança. Ela está desiludida coma falha do chefe dela por não ter sido mais claro na divisão de tarefas e pornão exigir clareza aos que adquiriram a empresa. O pior é que as qualidades do negócioque deram a Evelyn um propósito estão a extinguir-se, o que a leva a perguntarquanto tempo é que poderá continuar a trabalhar ali. A ideia de ter de deixar oseu emprego, que adorou, e que a protegia a si e à sua família, uma vez que elaé a que tem o maior rendimento, todos estes fatores deixaram Evelynemocionalmente exausta.

O marido da Evelyn é escritor e já trabalhaa partir de casa, muito antes do filho de três anos e a filha de sete,nascerem. Antes do confinamento, o Jack tomava conta das crianças enquanto quea Evelyn estava no trabalho. Agora que estão todos juntos em casa, asfronteiras entre a vida pessoal e a vida profissional entraram em colapso, e aEvelyn está preocupada que esteja a ficar aquém das suas capacidades em ambasas áreas. Ela fica chateada quando as crianças interrompem as chamadas dela edesiludida com ela própria por ser assim. Ao mesmo tempo, sente-se ansiosa emrelação ao trabalho. Sente-se incapaz de abandonar o sentimento de medo esente-se uma pessoa mais triste do que ela realmente é. Nos seus piores dias, praticamentenão se reconhece.

A situação da Evelyn não é caso único. Muitosdos meus clientes estão exaustos devido a situações relacionadas com otrabalho, sentem-se sobrecarregados com o trabalho que muitas vezes envolveconflitos interpessoais, tendo muitas vezes que comprometer os valores pessoaispara não ser ostracizado, maltratado ou assediado. Durante a pandemia, atristeza da perda da normalidade, está relacionada com aspetos financeiros e desaúde, e os desafios de se estar sozinho e isolado, ou a falta de capacidadepara se estar sozinho, são fatores que podem aumentar estados de stress.

Para lidar com a exaustão emocional sãonecessários quatro fatores: reduzir a pressão dos nossos recursos emocionais,aprender a conservá-los, e repô-los constantemente. Imagine que tem um tanquede gasolina e um medidor no seu painel de bordo que lhe diz como o encher. Hásituações que levam a um maior gasto do combustível, tais como, condições detempo extremas, terrenos difíceis, transportar uma carga pesada ou acelerar etravar rapidamente. Estas situações exigem um maior gasto de combustível do quesituações de condução normais. Para se certificar de que não fica sem gasolina,deve reduzir a sua exposição a situações difíceis, conduzir com mais eficiênciae abastecer regularmente.

 Reduzir a pressão

O primeiro passo para reduzir o consumo derecursos emocionais é reconhecer as circunstâncias (por exemplo, as situações,as tarefas, as relações) que nos esgotam e depois limitar a exposição a essassituações. Voltando ao caso da Evelyn, não há muito que ela possa fazer paraalterar a dinâmica cultural do trabalho na consequência da compra da empresa oudos elementos de stress adicionais criados pela situação de pandemia e derecessão. Mas ela percebeu que envolver-se em conversas altamente negativas comos colegas apenas aumenta a sua ansiedade, por isso, a Evelyn recorda que,embora não estejam satisfeitos com a direção da empresa, todos vão ter ummelhor desempenho se se focarem naquilo que conseguem controlar, como porexemplo, na forma como se relacionam com as outras pessoas e o seu desempenho.Depois conta ao seu homólogo o que está a acontecer de bom.

A Evelyn também pediu ao seu chefe parapartilhar toda a informação que recebe da chefia direta, mesmo que a informaçãoesteja incompleta. Ela conseguiu deixar bem claro que consegue gerir melhor asua equipa se souber o que se está a passar, a todos os níveis, na empresa.

Aprenda a preservar

O próximo passo é aprender a agir comeficácia emocional, através de técnicas de regulação das emoções, tais como,reconhecer e aceitar os seus sentimentos e avaliar as situações que nos causamstress.

A Evelyn utiliza duas estratégias parareestruturar aquilo que vive e para preservar os seus recursos emocionais. Emprimeiro lugar deixa o seu ponto de vista e considera a situação a nível macro.Ela sabe que muito do que ela está a viver agora é fruto da compra da empresa edas fusões, e claro muito é causado pela situação de pandemia vividaglobalmente. Quando pensa em tudo isto ela sabe que é apenas uma entre muitasque está a viver este tormento e por isso sente isto de forma menos pessoal.

A segunda estratégia é manter-se ligada aosseus valores de fundo e utilizá-los em situações complicadas. A Evelyn é muitopreocupada em ser honesta, de confiança. Durante a formação, ajudámo-la aencontrar a âncora para os seus valores ao auxilia-la a pensar no que lhe vem àmente quando se diz honestidade e confiança. Ela utilizou um relógio antigopara marcar o tempo, um presente do seu pai, que ainda funciona. Para ela,representa a honestidade e a confiança. Sempre que ela olha para o relógio, elarenova a sua relação com estes valores e sente-se mais capaz de ser um lídermais positivo e favorável, no qual a equipa dela pode confiar.

Reporo combustível

Outra técnica fundamental para evitar aexaustão emocional é certificar-se que reabastece. Para ultrapassar os seusmedos de, por exemplo, ter de arranjar outro emprego, a Evelyn está a fazercontactos com outras pessoas da sua rede de contactos. Com estas conversas, elatem uma maior sensação de pertença à comunidade do seu trabalho, juntainformação importante sobre as possibilidades que lhe podem surgir e sente-seuma pessoa com utilidade com muito para dar. Como resultado, sente-se com maisesperança. Embora não esteja à procura de emprego nesta altura, estará melhorposicionada caso o pretenda fazer.

Outra forma de aumentar as reservas éenvolver-se noutras atividades, por exemplo, fazer caminhadas, ligar-se aosamigos através do Zoom, cozinhar ou fazer jardinagem. Ao fazer isto promove orelaxamento, desliga-se do trabalho e de sentimentos de controlo e mestria. Umadas consequências da exaustão emocional é o facto de quando estamos muitocansados, podemos não ter energia suficiente para fazer exercício, para asinterações sociais, ou hobbies. Mas temos de o fazer.

A família da Evelyn conseguiu criar umritual de alegria para ficarem mais conectados. Às seis da tarde, Jack põemúsica e todos dançam juntos na sala durante 15 minutos. Os miúdos estão sempreà espera deste momento, os adultos libertam o stress, e todos riem, sorriem edivertem-se.

As práticas de mindfulness, comoprestar atenção às suas experiências a cada momento, centrar-se na respiração,passar dez minutos a agradecer, ou ver o que há de positivo, são outras formasde reabastecer. Os estudos mostram que as pessoas que fazem isto experienciammenores níveis de exaustão emocional.

Ao adotar as práticas acima, não quer dizerque não vai viver momentos de ansiedade e de stress, vai sim conseguir resistire lutar contra a exaustão emocional.

Textoadaptado do artigo da autoria de Monique Valcour, publicado no dia 30 de abrilde 2020 em https://hbr.org/2020/04/how-to-refuel-when-youre-feeling-emotionally-drained

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e fique sempre a par de todas as novidades

Formulário de dúvidas e denúncias

É importante para o Grupo Casais, conhecer as suas sugestões e reclamações, de forma a garantir que podemos melhorar continuamente.

Como colaborador, colaborador de um nosso parceiros, parte interessada ou testemunha pode denunciar situações de forma anónima, submeter informação sobre situações condenáveis ou denunciar ações ilegais, que violem políticas internas e/ou o nosso código de conduta de fornecedores.

As denúncias podem ser efetuadas de forma confidencial, indicando o nome e as informações de contacto ou, se quiser, de forma 100% anónima, deixando os campos em branco. Todas as denúncias serão tratadas de forma segura e confidencial.