ANSIEDADE, STRESS OU MEDO? TENHA CUIDADO COM A SUA SAÚDE MENTAL DURANTE O CORONAVÍRUS

Qual o seu nível de ansiedade com toda esta histeria do Coronavírus? Se for como a maioria dos americanos deve estar a sentir-se stressado e confuso. Do ponto de vista da neurociência isto é normal, mas se se prolongar por muito tempo pode ter efeitos desastrosos na sua saúde.

Oseu cérebro é uma máquina que vive de previsões. A qualquer momento o seu subconscienteestá a tentar perceber o que é que se vai passar a seguir nesta cadeia deeventos. Quando se acende um interruptor, sabemos que uma luz se vai acender,mas também sabemos que há 5% de possibilidade de não acender, o que por sua vezsignifica que há 75% de possibilidade de a lâmpada estar fundida ou o fusível.É assim que o nosso cérebro funciona. As experiências que vivem no nossocérebro são aquelas a que os neurocientistas chamam de Convicções Prévias (CP).Estas CP dão-nos a perspetiva do mundo.

Quandoalgo acontece, que é novo e desconhecido (outra forma de dizer novo tal como éeste novo coronavírus), o nosso cérebro enfrenta algo que não sabe o que vaiacontecer. Isso cria incerteza, e essa incerteza produz um fenómeno chamado de EnergiaLivre, que é a base do medo.

Quandoo medo ativa a nossa amígdala (o centro do nosso medo), há uma respostafisiológica que liberta uma série de enzimas e hormonas na nossa correntesanguínea. Este princípio químico chama-se Cortisol, que é a hormona do stress.As alterações fisiológicas podem ser boas, podem ser o apogeu da nossaperformance, mas só se a soubermos controlar.

Aansiedade e a preocupação (tal como acontece no caso do Coronavírus) podemlevar a que o Cortisol deixe sair um fio desta hormona do stress. Em últimaanálise isto destrói o seu sistema imunitário e deixa-o sentir mais ansioso. Entãoo que é que se pode fazer?

A primeira coisa a fazer é controlar a suasaúde e agir. Ao fazer isto vai sentir-se melhor imediatamente. Os cinco passosa seguir revelam-se importantes para reduzir a ansiedade por causa docoronavírus:

Reforce o Sistema imunitário e lute contra ocoronavírus

Ajuda imenso se tem tomado conta de si, mas não étarde demais para começar. Estive numa conferência com Susan Blum, professorade Prevenção e imunologia em Mt Sinai e estas são as recomendações paracomplementar o sistema imunitário:

VitaminaA – 50000 IU/ dia

VitaminaC – 3000 – 4000 mg/ dia

NAC   N-Acetil-Cisteína– 900 – 2000 mg/ dia

Zinco– 30 – 50 mg

VitaminaD – 2000 – 5000 IU/ dia

Echinacea/Astragalus/ baga de Sabugueiro

Umacombinação imunológica de cogumelos

Exercício– Não basta sair e elevar o batimento cardíaco durante 45 minutos. Em vezdisso, uma a duas vezes por semana faça um sprint como se estivesse a fugir deum tigre. Depois descanse até o seu batimento cardíaco esteja abaixo dos 100 evolte a fazer o mesmo. 10 sprints como este vão fazer permitir que a ondasenoidal do stress acorde a sua resposta de proteção.

Tomeduches frios – os últimos dois minutos do seu duche (caso não consiga o duchetodo) devem ser o mais frio que aguentem principalmente na zona do esterno ecabeça. O frio liberta glutationa, um antioxidante poderoso e testosterona,enquanto que reforça o sistema imunitário.

Todasas manhãs, ao acordar, agradeça a Deus, Buda, o universo, por estar vivo edemore dois minutos a respirar. Eu utilizo um tipo de respiração chamado“Respiração Tummo” e “a respiração do fogo”, ou uma mais simples a 4×4.

Mantenhauma dieta saudável e beba muita água, evite bebidas alcoólicas (exceto no diade St. Patrick, dia em que deve ouvir música Irlandesa, comprar algumasGuinness, embebedar-se em casa e dançar músicas Irlandesas com os seus filhos).

Concentre-se nos factos do Coronavirusnão no medo

Procure informação de confiança como porexemplo nos Centros de Controlo de Doenças e Prevenção (CCD) – por oposição aosmedia ou sites sensacionalistas.

O início foi em Wuhan, na China, emDezembro de 2019. A cidade tem uma população de 11.8 milhões de habitantes, 50%maior do que a cidade de Nova Iorque (8.6 milhões de habitantes). Foramreportados cerca de 50.000 casos e 2.400 mortes. A possibilidade de sermosafetados pelo vírus é de 4%.

Tenha presente… A China teve umaresposta tardia pois não quiseram acreditar no médico que tentou avisar ogoverno em relação ao vírus. Facto número um, início débil.

Tenha presente… a natureza Draconiana deum estado comunista permitiu um isolamento e quarentena total, por isso elesfecharam hospitais temporários em menos de 60 dias.

Lavar as mãos, durante 20 segundos, comsabão e água quente, não tocar no rosto e manter o distanciamento social, maisdo que seis pés são a melhor forma de prevenir a contaminação. É boa ideia,usar uma máscara se tiver sintomas ou viver com alguém que está doente.

O vírus ataca os pulmões e o sistemapulmonar, por isso adultos com doenças pulmonares são grupos de risco. Seestiver neste grupo, ou algum dos seus familiares, a quarentena voluntária é ocaminho a seguir, desde a entrega de comida em casa, mercearias e esperar. Lembre-sepode não ter os sintomas, por isso evite estar com pessoas de risco, aquelasque viajaram ou estiveram em multidões.

Uma nova vacina foi testada no dia deSt. Paddy, com 45 voluntários em Seattle Washington. Duas outras farmacêuticasestão a ter grandes progressos.

Façatudo o que pode e não se preocupe com o que não consegue controlar.

Esta talvez seja a parte mais difícilpara as pessoas ansiosas, mas se tiver seguido os passos acima, então não temde se fixar nas notícias e no destino do resto do mundo. Fez tudo o que podia.A sua ansiedade vem do facto de não poder predizer os resultados, e como vemostudo muda, a China já está a voltar ao normal. Taiwan (a cerca de 80 milhas daChina) recebe milhões de visitantes da China e só teve 45 casos no dia 10 deMarço, no seu país com cerca de 23 milhões de habitantes, porque eles tomarammedidas. Por isso, mesmo em Itália, vai passar.

A forma como o cérebro trabalha, secontinuarmos a tentar controlar as coisas que gostaríamos que fossemdiferentes, o cérebro vai criar a tal energia livre. A energia livre é a basedo todos os medos e luta contra o Cortisol e a libertação de desidroepiandrosterona. Precisamos de parar a produção de energia livre,deixando de dar importância a coisas que não conseguimos resolver.

Passe o tempo com aqueles de quem mais gosta, amigos ecomece um hobby que exija compenetração. Escalada, pintura, música sãoatividades que exigem concentração e presença e vão mantê-lo longe das coisasque não consegue controlar.

Peça ao seu banco para ajudar nopagamento da prestação, se tem planos de ajuda, se isso afetar o seurendimento, assim fica com algum de lado. Tente adquiri outro cartão decrédito, assim fica com algum dinheiro em caso de necessidade.

Tente não exagerar nas reações. Tenteagir com prudência e lógica, como se a passagem de um furacão o estivesse abarrar e isso demorasse semanas. Não ignore a realidade, e deseje algodiferente: “Eu não preciso de lavar as mãos a cada 5 minutos, tenho uma saúdede ferro.” “A única coisa que vou comprar é Bud Light, não quero que me falte!”Seja honesto consigo, saiba que pode sentir-se stressado e saiba que pode nãosaber como atuar e não seja duro consigo se estiver stressado. Reconheça isso evolte a fazer coisas que o façam sentir bem.

Amentiras sobre o presente

Esteja com as pessoas com quem interage– seja virtualmente seja em pessoa. Foque-se neles, no que estão a dizer e comose estão a sentir. Pense em como seria estar no lugar deles quando fala comeles. Seja curioso quanto à opinião deles. Esta curiosidade vai oferecer-lheoportunidades e momentos que de outra forma iria perder.

Estar presente afasta-o de pensamentosnegativos e desastrosos em relação ao futuro. Pense no bom que é estar em casa,acabar aquele projeto, passar tempo com as suas crianças, trabalhar naquelelivro que tanto queria escrever ou começar a tocar um instrumento.

Encontre um aspeto positivo nestapandemia; que benefícios trará para o mundo e para si? Estaremos melhorpreparados para o futuro, vai diminuir o tempo de criação de vacinas, acolaboração além-fronteiras já está reforçada, e terá um efeito positivo nomeio ambiente. De cada desafio surgem novas oportunidades.

Divirta-se!

É muito fácil ser apanhado pelonegativismo, devemos esquecer as péssimas notícias e divertir-nos. Faça coisade que gosta, toque música, jogue com a sua família, ponha um papagaio a voar,leve o cão a passear, veja um filme divertido. Não importa o que faz, arranjetempo para o fazer.

Vá para o exterior. O sol e espaçosverdes tem um enorme efeito na saúde, vitalidade e felicidade.

Esperoque tudo isto ajude a ultrapassar estes dias difíceis, lembre-se tal como asoutras crises também esta vai passar. Não se esqueça todos somos mortais e porisso todos morremos, não se esqueça disto. Por isso, pense como é que querviver este momento?

Texto adaptado do artigo da autoria dePatrick J. Sweeney publicado no dia 12 de março de 2020 disponível em: https://www.pjsweeney.com/adventure-hub/what-you-can-do-about-the-mental-health-impact-of-coronavirus

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e fique sempre a par de todas as novidades

Formulário de dúvidas e denúncias

É importante para o Grupo Casais, conhecer as suas sugestões e reclamações, de forma a garantir que podemos melhorar continuamente.

Como colaborador, colaborador de um nosso parceiros, parte interessada ou testemunha pode denunciar situações de forma anónima, submeter informação sobre situações condenáveis ou denunciar ações ilegais, que violem políticas internas e/ou o nosso código de conduta de fornecedores.

As denúncias podem ser efetuadas de forma confidencial, indicando o nome e as informações de contacto ou, se quiser, de forma 100% anónima, deixando os campos em branco. Todas as denúncias serão tratadas de forma segura e confidencial.