Um grupo de investigadores foi convidado para um concurso de start-ups, em Viena. Cerca de 2.500 empreendedores tecnológicos competiam para ganhar milhares de euros em fundos. O objetivo dos investigadores era prever os resultados do concurso. Observaram as apresentações, mas em vez de prestarem atenção às ideias apresentadas, apenas observaram a linguagem corporal e as micro expressões dos juízes que estavam a avaliar. No final, apresentaram as suas previsões sobre quem ia ganhar, ainda antes dos vencedores serem anunciados, e não se enganaram.
Dois anos depois, os mesmosinvestigadores foram convidados para o mesmo evento, desta vez, para observaros participantes. A tarefa também não tinha como finalidade prever osvencedores, mas sim determinar como a comunicação não-verbal dos participantescontribuía para o seu sucesso ou falhanço.
Cada um dos futurosempreendedores foi classificado numa escala de 0 a 15. Os participantesganhavam pontos por cada sinal confiante e positivo da sua linguagem corporal,como o contacto visual, o sorriso, e os gestos persuasivos. Da mesma forma,perdiam pontos por cada sinal negativo, como a agitação, os movimentos rígidoscom as mãos ou o desviar do olhar.
Descobriram ainda que osparticipantes, cuja participação foi classificada pelos juízes nas primeiras oito posições, conseguiram uma média de 8,3 em 15 pontos possíveis. Enquanto,aqueles que ficaram depois da 8ª posição, tiveram uma média de 5,5 pontos em 15.Uma linguagem corporal positiva está positivamente correlacionada com bons resultados.
Já no domínio político, osresultados encontrados foram similares. Em 2012, nos EUA, durante as eleiçõespresidenciais, foi conduzido um estudo online com cerca de 1.000 participantes– democratas e republicanos – onde visualizaram vídeos de dois minutoscom Barack Obama e Mitt Romney, em eventos de campanha onde mostravam conteúdoneutro e emocional. Com webcamsgravaram a expressão facial dos visualizadores. Depois, os investigadores analisaram-nasde acordo com seis emoções-chave: felicidade, surpresa, medo, nojo, aborrecimentoe tristeza. Mesmo um número significante de republicanos (16%) reagiramnegativamente a Romney. E, quando analisada a linguagem corporal doscandidatos, descobriram que o discurso do presidente se assemelhava aosvencedores do concurso. Mostraram, primeiramente, uma atitude aberta, positivae congruente com o discurso. Ao contrário, Romney emitiu vários sinaisnegativos, diminuindo a sua mensagem com movimentos faciais contraditórios edistraídos. Claro que a eleição não dependia da linguagem corporal, mas formascorretas de comunicação não-verbal estão correlacionadas com o sucesso.
Por isso, como apresentar confiançae positivismo durante o discurso, de modo a atingir o sucesso?
A caixa
Para ajudar a manter a linguagemcorporal sob controlo, é preciso usar a imaginação: visualizar uma caixa entreo queixo e a barriga, e tentar manter as mãos lá dentro. Esta posiçãodemonstra uma maior confiança no discurso, uma vez que as mãos não estão aflutuar e a agitar-se no ar. Ficou também conhecida como a “Caixa de Clinton”,uma vez que foi adotada por este no início da sua carreira política.
Segurar uma bola
Imaginar que se segura uma bolade basquetebol entre as mãos: este gesto indica confiança e controlo, como setivesse, literalmente, os factos na palma da mão. É uma posição que, frequentemente,foi utilizada por Steve Jobs.
Mãos em pirâmide
Normalmente, quando as pessoasestão nervosas, as mãos ficam a flutuar no ar e agitam-se, ao contrário dequando estão confiantes, onde estas se mantêm unidas. Uma forma de conseguir contornaristo é colocar as mãos juntas, em forma de pirâmide relaxada. Mas cuidado com ouso excessivo quando combinado com expressões faciais dominantes: a ideia émostrar relaxamento, não presunção.
Posição ampla
A forma como as pessoas secomportam é um indicador do seu estado de espírito. Estar de pé, com os pés àdistância dos ombros, numa posição forte e estável, é um sinal de controlo.
Palmas das mãos para cima
Este gesto indica abertura ehonestidade. Grandes personalidades fazem uso desta posição durante os seusdiscursos. Transmite uma maior proximidade com o público, contactandohonestamente com as pessoas mas, ao mesmo tempo, destacando-se no meio damultidão.
Palmas das mãos para baixo
O movimento oposto pode ser vistode forma positiva também, como um sinal de força, autoridade e assertividade. Éusado frequentemente por políticos para acalmar multidões depois de momentos deexcitação.
O ideal é filmar as apresentaçõese depois observá-las com o som desligado. Quais os gestos e posições utilizados?O que poderá melhorar? Praticar em frente ao espelho, com os amigos e depois emfrente a uma audiência pode ajudar. Com o tempo, esses gestos irão parecernaturais e o discurso mais convincente. A linguagem corporal não faz de alguémum líder, mas ajuda no sucesso e na forma como se comunica.
Texto adaptado do artigo da autoria de Kasia Wezowski publicado a 06 de abril de 2017 disponível em goo.gl/ciiaIk.