Não leve o stress do trabalho para casa

Depois de um dia longo no escritório, muita gente desconta o stress nos amigos, filhos ou nos/as companheiro/a. E, se não tiverem cuidado, o stress do trabalho acaba por ser stress da família, da casa, das relações e da saúde.

No Reino Unido, um estudo revelou que 43% dos diasde baixa médica foram relacionados com o stress. Outro estudo, da AmericanPsychological Association (APA), concluiu que as causas de stress mais comuns sãorelacionadas com o trabalho e com o dinheiro, e que os incidentes provocadospelo stress resultam em irritabilidade, nervos e ansiedade – todos oscomportamentos que podem causar momentos de tensão quando levados para casa.

Mesmo os Casais que cooperam pode sentir-seassoberbados, se o stress do trabalho se tornar proeminente na relação. Como éque se minimiza o impacto do stress do trabalho nas relações amorosas,familiares e sociais? Seguem cinco dicas para manter o stress do trabalho… notrabalho.

Confineo trabalho a horas e locais específicos. Um estudo da Universidade de Toronto, mostrou que50% das pessoas trazem o trabalho para casa, e que, nestes casos, os níveis destress são bastante mais elevados. No mundo atual, constantemente online, é esperadoque se trabalhe 24/7, em part-time ou full-time a partir de casa. Mas,se o trabalho está constantemente a entrar em casa, então o stress vem logoatrás.

Por isso, o melhor é mesmo deixar o trabalho noescritório. Estabeleça a regra de trabalhar a partir de casa apenas quandocircunstâncias excecionais, e deixe as pastas, os documentos e os dispositivos móveis do trabalho na secretária. Se isto não é aplicável ao seu emprego, entãoestabeleça algumas horas por dia para a sua vida de casa – durante o jantar ouna hora de deitar as crianças – nesse tempo, elimine as distrações econcentre-se na família. Se trabalhar em casa, não leve o portátil para a cama,nem o use no sofá. Trabalhe num escritório ou num espaço específico. Fazer istovai ajudá-lo/a a desligar do emprego quando sair desse espaço, dando-lhe umincentivo para trabalhar de forma mais eficiente.

Desenvolvahábitos de utilização de dispositivos móveis. Talvez, a forma mais comum dotrabalho se infiltrar na vida pessoal é através dos smartphones. Quantas vezesestá a descomprimir do trabalho e olha para o seu email e vê algo alarmante efica em stress? Uma pessoa normal verifica o telemóvel 46 vezes por dia,passando quase cinco horas em dispositivos móveis.

Desenvolva bons hábitos e regras que impeçam otrabalho de atrapalhar a vida familiar. Mantenha dois telemóveis diferentes –um para o trabalho e outro para uso pessoal – e deixe o do trabalho bem longe(ou desligado) à noite e aos fins de semana. E nunca verifique o telemóvel detrabalho uma hora ou duas antes de se deitar. Vários estudos descobriram queestar nos dispositivos móveis antes de ir para a cama afeta negativamente a habilidade de océrebro se preparar para dormir, e a privação de sono está intimamente ligada ao stress.Quando estiver de férias, todos os dispositivos do trabalho devem ficar nohotel e deve apenas olhar para eles em horas já pré-determinadas.

Estabeleça uma rede de apoio. Os/as companheiros/aspodem ser parceiros/as fantásticos/as para lidar com o stress. Mas colocar todo ostress do trabalho numa pessoa é injusto e perigoso para a relação. Desenvolva umsistema de apoio de amigos e mentores que o/a consigam ajudar a lidar com ostress profissional, para que isso não se torne um fardo para o/a seu/sua/companheiro/a. Ter pessoas em quem se pode apoiar em tempos de stress podeaumentar a habilidade de lidar com os problemas.

Terum hábito de fim do trabalho. Por vezes, o cérebro precisa de um sinal para sepreparar para o tempo em família. Ainda melhor se este sinal o/a ajudar adescomprimir. Por exemplo, ouvir música, as notícias ou ir por um caminhodiferente para ir para casa. Ir ao ginásio, correr, meditar ou outros rituaispodem também funcionar. Pense naquilo que o/a ajuda a desligar e arranje espaçono seu horário para este hábito – principalmente depois de um longo dia detrabalho – para que, quando regressar a casa, já esteja livre da bagagem doemprego.

Crieo terceiro espaço. Quandoexiste família e trabalho, toda a vida gira em torno das responsabilidadesdessas duas esferas. Os/as executivos/as muito ocupados/as correm para casa para ajudaros filhos – mudar fraldas ou levar as crianças às atividades – ou fazer tarefasdomésticas. Mas ter um terceiro espaço fora do trabalho ou da casa pode ajudara lidar com o stress.

Cada parceiro/a, numa relação, deve manter hábitos ehorários que lhe permita explorar os interesses, relaxar, encontrar a satisfaçãopessoal, e encontrar espaço fora da casa e do trabalho. Estes espaços sãodiferentes de pessoa para pessoa – cafés sossegados, clubes do livro, aulas de karaté,noites de póquer – e são importantes para manter as identidades e o sentimentode paz. Faça o sacrifício de oferecer ao seu/sua companheiro/a um terceiro espaço,para manter as amizades e explorar os interesses.

O stress do trabalho pode ser desafiante para a vidapessoal. Aprender a lidar com ele, trabalhando com o/a seu/sua parceiro/a,pode contribuir para um melhor relacionamento e para a saúde física e mental.

Texto adaptado do artigo da autoria de Jackie Coleman e John Coleman publicado em 28 de julho de 2016 disponível em http://tinyurl.com/hxshvou.

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e fique sempre a par de todas as novidades

Formulário de dúvidas e denúncias

É importante para o Grupo Casais, conhecer as suas sugestões e reclamações, de forma a garantir que podemos melhorar continuamente.

Como colaborador, colaborador de um nosso parceiros, parte interessada ou testemunha pode denunciar situações de forma anónima, submeter informação sobre situações condenáveis ou denunciar ações ilegais, que violem políticas internas e/ou o nosso código de conduta de fornecedores.

As denúncias podem ser efetuadas de forma confidencial, indicando o nome e as informações de contacto ou, se quiser, de forma 100% anónima, deixando os campos em branco. Todas as denúncias serão tratadas de forma segura e confidencial.