A maioria dos dias de trabalho não são muito produtivos. Demasiado tempo é gasto em emails, reuniões e depois de tudo isto é difícil arranjar a motivação necessária para se focar no que realmente importa.
Existem muitas filosofias e dicas decomo fazer as coisas de forma mais rápida. No entanto, em 2009, Jake Knappdesenvolveu uma estratégia verdadeiramente interessante: o sprint! É um processo de cinco diasque ajuda a equipa a focar-se no objetivo global e ir da ideia ao protótipo auma velocidade alucinante. O objetivo é acelerar um projeto de forma a compreender como seria o resultado final e como o mercado reagiria a esta novaideia.
Esta estratégia funciona em pequenas e grandesorganizações e conseguem ser ‘geríveis’ com horários de trabalho normais. O diasprint,normalmente, funciona das 10h às 17h, por isso, os participantes têm imensotempo para irem para casa, ver a família e os amigos e ainda dormirem… ah! everem o email.
Como é que os sprints ajudam as equipas a produzirmais? Não é só a velocidade. É o foco, a confiança. As companhias que usam o sprintveem resultados consistentes. Aqui estão cinco resultados importantes:
Sprints ajudam acomeçar. Quandoaparece um grande problema, a sua resolução pode ser difícil. Os sprintsacabam por se tornarem um grande compromisso – quando se reúne uma equipa épreciso limpar o calendário, reagendar reuniões… Desta forma demonstra-se oempenho em fazer progressos.
Os sprints vão doabstrato para o concreto.Demasiados projetos ficam presos num universo paralelo de debates e teorias,onde o progresso é raro. A solução é o sprint! Fazer uma recolha deinformação rápida, um sketch e os resultados surgem.
Os sprints mantêm ofoco onde é importante.Com todo o barulho, distrações e exigência de atenção em diversos assuntos, équase impossível perceber quais os problemas realmente críticos. Por isso é quetodos os sprints começam com um dia dedicado a perceber qual é oproblema. Só aí, depois de toda a equipa ter percebido, pode direcionar-se aatenção.
Os sprints forçam atomada de decisão. Atomada de decisão nos negócios tem sempre problemas: espera-se consenso,evitam-se tomadas de decisões difíceis e não há transparência nas escolhasfeitas. Os sprints corrigem estes problemas.
Sprints incentivam orápido follow-up. Aequipa vai conseguir evoluir muito num sprint mas, os efeitos colaterais –a confiança de saber que se está no caminho certo – são ainda mais poderosos.
Os sprints funcionam para qualquerorganização ou equipa, de pequenas startupsa grandes empresas. Se existe uma grande oportunidade, problema ou ideia, o sprintvai ajudar a iniciar o projeto, a ficar focado, a decidir rapidamente e aconstruir um local de trabalho onde mais e mais coisas são definidas econcluídas.
Texto adaptadodo artigo da autoria de John Zeratsky publicado em http://tinyurl.com/h97bw6r a 15 de março de 2016.