Seis formas de transformar os managers em treinadores

O papel do manager está, atualmente, a sofrer alterações. Historicamente, os gestores abraçaram o papel de treinadores e mentores. Através de conversas informais durante a pausa para café, ou enquanto jantam, fora de horas, os chefes passam ​​informações cruciais sobre a cultura da organização. Mesmo em conversas mais formais, como reuniões particulares, ou pequenas reuniões de grupo, são transferidas informações e opiniões aos funcionários. Esta informação valiosa não é encontrada em livros didáticos, nem em apps, mas sim vinda de alguém com anos – talvez décadas – de experiência.

Hoje em dia, orçamentos apertados, organizações homogéneas ou grandes cargas de trabalho, muitasvezes, deixam os gestores sem o tempo – e, às vezes, sem a habilidade – paraassumir a responsabilidade de ser treinador e mentor. No entanto, esta funçãorevela-se crítica, a longo prazo, para a saúde da organização.

A erosão no papel do managernão passou despercebida. Como parte de um recente projeto de investigação sobrecomo os executivos de topo veem os programas de coaching e desenvolvimento, aesmagadora maioria revelou que o problema mais urgente que enfrentam é tentarque os seus managers treinem os colaboradores. Este é também o desafio para oqual os executivos procuram soluções eficazes.

Em resposta, existem seis dicaspráticas para ajudar os chefes a voltarem ao papel de treinadores de formafácil e eficaz.

Fazer check-ins regulares. Falar com os colegar regularmente, em vezde esperar para a revisão anual de desempenho permite trabalhar, de formacolaborativa, com os subordinados diretos e oferecer feedbacks regulares,conhecimento, orientação e sugestões para resolver problemas, e para ajudá-losa permanecer no caminho certo para alcançar metas profissionais. Esta é uma dasferramentas mais poderosas que podem ser utilizadas no coaching profissional.

Incentivar o coaching ‘de colega para colega’. Isto oferece umadas formas mais ricas e valiosas de aprendizagem numa organização. Uma maneira fácilde incorporar este tipo de aprendizagem é usar o encontro entre pessoas como umasessão colaborativa de resolução de problemas. Isto constrói a coesão entre aequipa e inspira o pensamento criativo sobre como resolver desafios organizacionais.É também uma maneira fácil de treinar várias pessoas ao mesmo tempo,maximizando o tempo e a eficiência.

Criar parcerias de tutoria. Uma das formas de ‘coaching’ maiseficientes é juntar os mais novos da empresa com os mais velhos, de forma atrocarem experiências. Os mais velhos, provavelmente, possuem o conhecimentoinstitucional crítico e têm um vasto volume de experiências de vida, quebeneficiará a geração mais jovem, enquanto estes, provavelmente, sabem tudosobre a tecnologia mais recente e têm a capacidade de encontrar informação maisrapidamente, que poderão passar aos seus parceiros mais velhos.

Perceber o potencial treinador em cada um. Escondido dentro demuita gente está uma fonte de informação e conhecimento, à espera de sercompartilhada. É possível incentivar os membros da equipa a tornarem-setreinadores, permitindo-lhes organizar os seus próprios mini-seminários sobre algumtema. Ou, se a organização dispõe de algum tipo de software ou aplicações, tal comoo seu próprio canal no YouTube, ou uma intranet, deve encorajar-se oscolaboradores a partilharem as suas histórias e dicas, onde todos possam aceder.

Apoiar atividades de desenvolvimento e aprendizagens diárias. Éimportante que os colaboradores sintam apoio dos chefes para se envolverem emprojetos e atividades de aprendizagem. É necessário que se sintam incentivadosa fazê-lo. Procurar maneiras criativas de desenvolver as aprendizagens ematividades diárias.

Procurar treino formal. Parece óbvio, mas se o objetivo é que aequipa se envolva em atividades de aprendizagem, então é preciso moldar o comportamento.Treino formal é uma forma de aumentar e melhorar as capacidades, quer seja umaaula ou um programa certificado. Hoje em dia existem inúmeras oportunidades de envolvimentono ensino superior, seja através de um curso on-line, à distância, ou no campus.Uma educação formal é um dos investimentos mais inteligentes que se pode fazer.

Os managers têm um enorme impactosobre a capacidade da organização de reter e atrair talentos. A boa notícia éque os grandes gestores não nascem assim; eles desenvolvem-se através dadedicação, compromisso e prática. Ao tomar a iniciativa e trabalhar, pró-ativamente,para ser um mentor melhor, isto vai, não só melhorar o desempenho do mentor mastambém de toda a sua equipa e, consequentemente, da organização.

Texto adaptado do artigo da autoria de Keith Ferrazzi publicado na Harvard Business Review, em 10 de agostos de 2015.

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e fique sempre a par de todas as novidades

Formulário de dúvidas e denúncias

É importante para o Grupo Casais, conhecer as suas sugestões e reclamações, de forma a garantir que podemos melhorar continuamente.

Como colaborador, colaborador de um nosso parceiros, parte interessada ou testemunha pode denunciar situações de forma anónima, submeter informação sobre situações condenáveis ou denunciar ações ilegais, que violem políticas internas e/ou o nosso código de conduta de fornecedores.

As denúncias podem ser efetuadas de forma confidencial, indicando o nome e as informações de contacto ou, se quiser, de forma 100% anónima, deixando os campos em branco. Todas as denúncias serão tratadas de forma segura e confidencial.