Stress: quando o cérebro tenta evitar alguma coisa

O stress existe em todos os locais de trabalho e, todas as pessoas, provavelmente, já tentaram variados métodos para o contornarem. Mas, em vez de tentar as técnicas sugeridas no último estudo, pode ser mais eficaz entender como o stress funciona e de onde vem, de forma a criar métodos para ultrapassar este estado de espírito.

O stress é uma resposta emocionale, como todas as respostas emocionais, emerge do funcionamento do sistemamotivacional. O sistema motivacional define objetivos e dá-lhes energia paraque seja possível alcançá-los. Ou seja, quando as pessoas têm sucesso,sentem-se bem, quando não têm, sentem-se mal. Simples.

O stress é uma emoção negativa e,por isso, a primeira coisa que se pode ver sobre o stress é que ele reflete umobjetivo que não está ou não foi atingido.

O sistema motivacional também temdois subcomponentes distintos. Um – o chamado sistema de aproximação – é focadoem alcançar os resultados desejáveis, enquanto o segundo – o chamado sistema deevitação – está focado em evitar resultados indesejáveis. Estes dois sistemaslevam a conjuntos de emoções distintos.

Quando o sistema de aproximação estáativo, a pessoa está feliz ou satisfeita se alcançar um objetivo, ou triste e dececionada,se falhar. Quando o sistema de evitação está ativo a pessoa sente-se com medo estressada se falhar, e aliviada se tiver sucesso.

Assim, o stress pode ser vistocomo um reflexo de que há algo no ambiente que se está a tentar evitar, mas queainda não foi evitado com sucesso.

Depois de entender como funcionao stress, é possível tomar medidas para lidar com ele para que não se torne umproblema a longo prazo:

Descubra o que está a evitar. Se está stressado, então é porque algoestá a bloquear o seu sistema motivacional de evitação. Por vezes é óbvio: prazos,clientes irritados e chefes frustrados são elementos do ambiente. Quando seexperiencia stress a longo prazo pode ser difícil separar os fatores que querevitar. Neste caso, pode ser útil conversar com um amigo, colega, treinador, outerapeuta sobre o que está a acontecer.

Pode descobrir que os problemasna raiz do stress não são importantes o suficiente para justificar o nível deexaustão que causam. Ou, talvez, ser específico sobre as causas do stress podeajudá-lo a quebrar o ciclo da ruminação – o padrão de pensamentos negativos queacompanha e piora o estado de stress.

Reformular a situação. Cada local de trabalho tem elementos de evitaçãoe de aproximação. Se o trabalho diário é stressante, então pode estar aconcentrar-se apenas nas coisas negativas. Em vez disso, deve começar a pensar nosaspetos desejáveis. O que quer alcançar? Ao concentrar-se sobreos potenciais aspetos positivos, está a envolver-se no sistema motivacional de aproximação,em vez de no sistema de evitação, e está também a abrir-se a mais experiências felizes.

Um estudo sugere que, quando aspessoas veem o seu trabalho como uma vocação, experimentam níveis de satisfaçãomais elevados. Quando se sentir stressado, tente concentrar-se no seu propósitofinal.

Aprenda a acalmar-se. Outro elemento-chave relacionado com o stressé a energia ou a excitação que ele causa. O sistema motivacional precisa deenergia e de ser cativado. Quando os níveis de stress estão demasiado altos, enão é possível dar a volta à situação, então é sinal que precisa de diminuir aenergia motriz dos sentimentos de stress.

As técnicas de meditação podemajudá-lo a encontrar os objetos que o conduzem ao stress, mas também servempara o ajudar a difundir um pouco da excitação que leva ao stress. Tire algunsminutos para sair do local de trabalho e focar-se em respirar, isso pode ajudá-lo aacalmar.

Também pode ser útil gastarum pouco dessa energia. Agende algum exercício, a meio do dia: uma caminhada, ginásio,ou uma aula de ioga. A energia motivacional gerada pelo sistema de evitação prepara-opara o mundo. Se passar o dia sentado à secretária, essa energia não tem paraonde ir. Canalizá-la para uma atividade física é uma forma saudável de a libertar.

Texto adaptado do artigo da autoria de Art Markman, publicado no dia 26 de agosto de 2015 em www.hbr.org

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