Descubra a forma de comunicação do seu chefe

É necessário uma certa sensibilidade para que a comunicação entre o chefe e a sua equipa seja eficaz. 

À medida que vai realizandoatividades do quotidiano com o seu superior, tente identificar as mensagens subliminaresatravés do seu comportamento e do seu discurso. As palavras e os atos contam, claro,mas aquilo que está por trás, normalmente, conta mais. Ter ouvido apurado e olhosde águia pode fazer toda a diferença na compreensão do estilo de comunicação doseu chefe.

Considere a frase: “A minhaporta está sempre aberta”. Esta afirmação pode ter uma variedade infinitade significados. Aqui estão alguns exemplos:

“A minha porta está sempre aberta” pode ter um significadoliteral. Quando os chefes dizem esta frase, podem estar a querer promover ahonestidade e a camaradagem, tudo para que as pessoas se sintam livres de seaproximar a qualquer momento. Quando surge um problema, querem ser os primeirosa ouvi-lo, sabendo que, assim, todos trabalham em equipa.

Ter a porta sempre aberta” pode, por outro lado, ser subjetivo, nãonecessariamente literal. A porta do escritório está aberta 90% dasvezes, no entanto, quando é preciso pensar e trabalhar em silêncio, ela podeestar fechada. Mas isso não quer dizer que a pessoa seja inalcançável. Nãoé só a porta aberta que significa acessibilidade. As reuniões e os emailssão também uma forma de chegar aos superiores.

“A porta sempre aberta” pode serinterpretada como uma metáfora de como uma equipa deve trabalhar. As pessoasdevem sentir-se confortáveis para trabalhar em grupo ou abordar o chefe, noentanto, devem ter também a capacidade de trabalhar sozinhas e ter o seuespaço.

Tão variadas como estasinterpretações de “porta aberta” são as formas de dar feedback.Alguns gestores não têm, sequer, uma política explícita sobre como e com quefrequência devem comunicar com os seus subordinados.

Seja qual for o estilo preferidodo seu chefe, provavelmente será necessário fazer uma pequena investigação para descobri-lo. Comece por questionar-se acerca destes aspetos:

• O meu chefe é um ouvinte ou um leitor?Os ouvintes preferem ouvir as informações primeiro e ler sobre o assunto maistarde. Os leitores preferem ver um relatório escrito antes de discutir o assuntocom o subordinado.

• Prefere os detalhes,ou uma visão geral? Se gosta de detalhes, então prepare discursos completos eexatos se, por outro lado, prefere uma visão geral, enfatize a clareza e a nitidezda ideia principal.

• Com que frequência o seu chefedeseja receber atualizações? Pode querer receber atualizações emmomentos específicos ou pode preferir relatórios diários sobre os projetos adecorrer.

Cada troca de informações entre ochefe e o colaborador tem implicações no que se refere à produtividade. Essasdicas podem ajudar a melhorar a viabilização de cada projeto:

•Quando discutir prazos, use linguagemespecífica. Se possível, identifique uma data e uma hora. Evitecompromissos vagos como “na próxima semana” ou “o mais rápidopossível”.

• Seja honesto em relação aotrabalho que consegue e que não consegue fazer. Quando se comprometer com umatarefa, seja claro e identifique os recursos necessários para realizar otrabalho.

• Identifique explicitamente osseus objetivos de cada vez que falar com o seu chefe.

• Questione de forma a esclareceraquilo que não entendeu. Informe-se sobre as oportunidades de follow-up, nocaso de surgirem outras questões.

Texto adaptado do artigo da autoria de Harvard Business Review Staff, publicado no dia 2 de julho de 2015 em www.hbr.org

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e fique sempre a par de todas as novidades

Formulário de dúvidas e denúncias

É importante para o Grupo Casais, conhecer as suas sugestões e reclamações, de forma a garantir que podemos melhorar continuamente.

Como colaborador, colaborador de um nosso parceiros, parte interessada ou testemunha pode denunciar situações de forma anónima, submeter informação sobre situações condenáveis ou denunciar ações ilegais, que violem políticas internas e/ou o nosso código de conduta de fornecedores.

As denúncias podem ser efetuadas de forma confidencial, indicando o nome e as informações de contacto ou, se quiser, de forma 100% anónima, deixando os campos em branco. Todas as denúncias serão tratadas de forma segura e confidencial.