O poder de escrever ideias, em vez de as digitar

Quando foi a última vez que, efetivamente, anotou uma ideia ou uma estratégia… com a sua mão? Hoje, usar uma caneta ou um lápis é bastante raro. Recentemente, a revista Time dedicou um artigo à ciência da escrita manual. Teme-se que o ato de ‘escrever à mão’ desapareça, tal como memorizar números de telemóvel ou ir a uma livraria.

A Time descobriu que não hánenhum estudo científico que comprove que escrever à mão é diferente de digitar.No entanto, algo se transforma quando o teclado é posto de lado e o bloco denotas toma lugar. Pode ser um moleskine, um guardanapo ou, simplesmente, umafolha. O formato não é importante. É o escrever que é mágico.

Hoje em dia, é fácil ter um smartphone sempre ao alcance, ou mesmoum computador portátil. Muitas vezes, o poder da escrita é esquecido. Aquiestão algumas razões pelas quais se deve apontar, manualmente, os pensamentos e as ideias, ao invés de as digitar:

Filtrar os pensamentos. Quando se escreve manualmente existe um processode filtragem. Normalmente é mais rápido escrever no teclado do que escrever àmão. Mas, a energia e o tempo que se gastam enquanto se movimenta a caneta ou olápis, significa também mais tempo de pensamento e mais reflexão sobre aquiloque se vai apontar. Isto não significa limitar palavras: fazer um esquemarápido pode ser, muitas vezes, a solução para focar os pensamentos e expressarideias difíceis de articular.

Lembrar um pensamento. Por exemplo, apontar ideias ou pensamentosem cartões ou pequenos pedaços de papel é sempre útil. Por vezes, as ideiasaparecem quando menos se espera e, ter um cartão à mão pode ser valioso. Assim,é possível rever ideias ou pensamentos que surgiram há semanas, meses, ou até mesmohá anos! É quase como ter um Google para o cérebro.

Articular o abstrato. Enquanto as ideias são amplas e imensuráveis,as palavras são limitadas e lineares. Use isso a seu favor: encontrar alinguagem certa para expressar o próximo produto ou empresa. Escrever ospensamentos leva-os para fora da cabeça e força-os a serem estruturados de formacoesa. Os pensamentos podem ser abstratos no conceito e estruturados naspalavras – uma combinação poderosa.

Quando foi a última vez que tentouescrever os seus pensamentos, em vez de os digitar, para ‘desbloquear’ umaideia ou elaborar uma estratégia?

Texto adaptado do artigo da autoria de Damon Brown, publicado no dia 7 de agosto de 2015 em www.hbr.org

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e fique sempre a par de todas as novidades

Formulário de Sugestões, Dúvidas e Reclamações

No Grupo Casais, valorizamos as suas sugestões, dúvidas e reclamações, pois acreditamos que são essenciais para o nosso processo de melhoria contínua.

Este espaço está à disposição de todos os parceiros e partes interessadas que desejem partilhar situações, questões ou dificuldades relacionadas com as interações que tiveram com as empresas do Grupo Casais.

Para submeter a sua sugestão, dúvida ou reclamação, basta preencher os campos indicados. Garantimos que todas as mensagens serão tratadas com a máxima seriedade.

Agradecemos o seu contributo para a melhoria contínua dos nossos serviços e processos.