Como fazer com que as suas resoluções funcionem

tumblr inline nr2csrY5MV1sl8p22 540

Muitas pessoas passam o ano a fazer resoluções: resoluções de ano novo, resoluções de verão, resoluções de primavera… Mas uma coisa é definir metas – relacionar-se mais com as pessoas, aprender a mediar, escrever melhor – e outra coisa é efetivar estas resoluções. Como fazer resoluções? Como se manter motivado? Como é que se pode transformar as intenções em realidade?

O que dizem os especialistas

Definir metas pessoais e profissionais é comum, ter sucesso é raro. Isso porque, grande parte das vezes, são definidas metas que vão contra a natureza de cada um. Toda a gente tem predisposições, traços de caráter e hábitos que se constroem ao longo de muitos anos. A maioria das resoluções e metas envolvem quebrar esses padrões, o que se torna muito difícil de fazer e requer muito trabalho. Então, o que tem de ser feito é elaborar uma estratégia com a definição de metas. O importante é ter foco.

Aqui estão algumas dicas sobre como fazer com que as suas resoluções resultem efetivamente:

Seja realista

Este é o momento de “pensar pequeno” – tanto em termos do número de objetivos, como em termos de prazos. Recomenda-se a criação de três objetivos, não mais do que isso, para o prazo de um ano, ou menos. Para a maioria das empresas e indivíduos, é difícil pensar cinco anos à frente. Seja ambicioso – mas sem exagero. Escolha as coisas que o desafiam e o fazem esforçar-se, mas que não sejam impossíveis. Além disso, certifique-se de que definiu uma meta que realmente interessa e que é relevante para si. Criar a mudança dá muito trabalho, é realmente necessária uma grande força de vontade.

Concentre-se no positivo

Pelo menos um de seus objetivos deveria envolver o desenvolvimento de um ponto fraco. No entanto, evite ficar ‘preso’ apenas no auto-aperfeiçoamento. Muitas vezes as pessoas focam-se apenas naquilo que precisam melhorar, quando deveriam concentrar-se também naquilo em que são bons: desenvolver e melhorar os pontos fortes. Imagine que é, por exemplo, um escritor ou um orador, o que pode fazer é criar metas que envolvam ajudar os seus colegas a desenvolver as suas capacidades de falar em público e de escrita. Lembre-se que o seu objetivo final deve ser levar a empresa para a frente e impulsionar sua carreira.

Comprometa-se publicamente

Logo que tenha decidido sobre seus objetivos, anote-os e compartilhe-os com outras pessoas, incluindo com o seu gerente, colegas, subordinados diretos, amigos e família, isso vai permitir que os outros o responsabilizem, caso falhe.

Crie um plano de ação

Para realizar qualquer objetivo – pessoal ou profissional – precisa de uma estratégia passo-a-passo. Afinal, também não espera perder peso sem alterar, sistematicamente, os seus hábitos alimentares e de exercício. Desta forma, é necessário pensar em táticas. Pergunte a si mesmo: ‘Que ações preciso eu de desenvolver para alcançar esta meta?’ Se o seu objetivo é disperso – digamos, por exemplo, que quer desenvolver um relacionamento de mais confiança com seus subordinados diretos – é necessário pensar sobre que comportamentos específicos adotar. Por exemplo, convidar cada um deles, individualmente, para almoçar e envolver-se com eles a um nível mais pessoal.

Rodear-se de pessoas que o possam ajudar

Um grupo de trabalho encorajador e prestável é fundamental para alcançar os seus objetivos. Este sistema de apoio pode incluir colegas, mentores, o seu/a sua companheiro/a ou até mesmo colegas de fora da empresa. Eles podem funcionar como uma espécie de claque. Vão motivá-lo e incentivá-lo e, quando a sua moral estiver em baixo, eles vão impulsioná-la. Este sistema de apoio também vai ajudá-lo a reforçar a ideia de que os seus objetivos são importantes para si e para a sua carreira. Quanto mais se envolver com outras pessoas no processo, mais provável é que se realize os objetivos definidos para si mesmo.

Definir metas

Quando estabelece um objetivo relativamente a um trabalho, sente-se inspirado e com energia. Mas, com o avançar das semanas e dos meses, esse entusiasmo inicial diminui e, voltar a encontrar a motivação, pode ser uma verdadeira luta. Para eliminar este problema, trabalhe tendo em mente objetivos a curto prazo, que o aproximem do seu objetivo final. O ideal é ver que a mudança está a ser feita numa direção específica, através de pequenas melhorias. A questão aqui não é tornar-se melhor do que os outros, mas sim tornar-se uma versão melhorada de si mesmo.

Mantenha os olhos no prémio

Nada eleva mais os níveis de cortisol do que a aproximação de um deadline. De certa forma, o stresse pode trabalhar a seu favor, ajudando a concentrar-se no seu objetivo. É quase como quando sabe que tem um check-up clínico em breve, ou então quando o seu chefe lhe vai perguntar como é que está um certo projeto. Mas, embora o stress possa conduzir a ótimos desempenhos, é também importante que não desvie a atenção daquilo que é realmente importante, principalmente quando surgem imprevistos. Não deve ser demasiado duro consigo mesmo. Se um colega precisa de si num projeto, ou se a sua vida pessoal se torna, inesperadamente, complicada, dificultando a conclusão de uma tarefa dentro do prazo definido, dê um desconto a si mesmo. E não se esqueça da regra de ouro para a definição de objetivos: Procure a excelência mas, por vezes, suficientemente bom já é bom o suficiente.

A fazer:

• Crie metas que alavanquem as suas habilidades, tendo sempre como objetivo evoluir a sua carreira e ajudar a sua empresa a crescer.

• Partilhe os seus objetivos com os outros e peça apoio sempre que precisar.

• Crie marcos ao longo do caminho que o irão ajudar a apreciar o progresso gradual.

A não fazer:

• Ficar sufocado com uma longa lista de metas; concentre-se em não mais do que três de cada vez.

• Preparar-se para falhar; crie metas razoáveis, possíveis de ser alcançadas.

• Massacrar-se se não cumprir todos os prazos; reconheça quando o que fez já é bom o suficiente.

Adaptado do artigo da autoria de Rebecca Knight publicado em http://pulse.me/s/3g4pIx dia 25 de dezembro de 2014.

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e fique sempre a par de todas as novidades

Formulário de Sugestões, Dúvidas e Reclamações

No Grupo Casais, valorizamos as suas sugestões, dúvidas e reclamações, pois acreditamos que são essenciais para o nosso processo de melhoria contínua.

Este espaço está à disposição de todos os parceiros e partes interessadas que desejem partilhar situações, questões ou dificuldades relacionadas com as interações que tiveram com as empresas do Grupo Casais.

Para submeter a sua sugestão, dúvida ou reclamação, basta preencher os campos indicados. Garantimos que todas as mensagens serão tratadas com a máxima seriedade.

Agradecemos o seu contributo para a melhoria contínua dos nossos serviços e processos.