O Grupo Casais conquista mais um prémio no setor da construção, ao ver o seu projeto The First, localizado em Guimarães, distinguido na edição de 2024 dos Prémios Expresso Imobiliário. O The First venceu nas categorias de Construção/Arquitetura Sustentável.
O The First é o primeiro edifício de construção híbrida – aliando madeira e betão – da Península Ibérica. O projeto, promovido pela Sunny Casais e com arquitetura de José Mário Fernandes, veio introduzir novos padrões de sustentabilidade e inovação no setor da construção.
O edifício do Grupo Casais permite uma redução de 59% na pegada carbónica, prolongando desta forma a vida útil do edifício devido à utilização de elementos modulares e reutilizáveis após a desconstrução, respeitando os princípios da economia circular. Simultaneamente, o The First regista uma diminuição significativa tanto no consumo de betão (33%), como também de aço (41%).
A par do impacto ambiental, o The First destaca-se também pela vertente social. A construção industrializada, durante todo o processo, permitiu uma redução de mais de 70% do ruído, minimizando, desta forma, o impacto nas comunidades envolventes e reforçando o compromisso do Grupo Casais com a qualidade de vida urbana.
António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, destacou a relevância do The First para o posicionamento do Grupo: “se existia algum tipo de dúvida quanto ao futuro da construção, o reconhecimento do The First nos Prémios do Expresso Imobiliário é uma prova clara de que o nosso compromisso com a inovação social e ambiental está a fazer a diferença no setor. O The First é um exemplo disruptivo de construção sustentável e industrializada, e cada prémio que conquista, reafirma a nossa determinação em continuar a desenvolver soluções que não só respeitem, como também promovam um impacto social, ambiental e económico positivo nas comunidades.”
A VI Edição dos Prémios do Imobiliário, organizada pelo Expresso e SIC Notícias, decorreu no dia 24 de outubro, em Mafra, e premiou a qualidade e inovação nas áreas da construção, promoção e mediação imobiliária em Portugal, reconhecendo os projetos que mais se destacaram no ano de 2023.
Estes prémios refletem a crescente importância da sustentabilidade e da inovação no setor imobiliário nacional, e o reconhecimento do The First nas categorias de Construção/Arquitetura Sustentável e Projeto de Impacto Económico, Social e Ambiental é mais um passo no caminho para a transformação do setor.
Reconhecimentos como este do Expresso Imobiliário reforçam o posicionamento do Grupo Casais como um dos principais players do setor da Construção a nível nacional e internacional e demonstram o compromisso do Grupo em implementar soluções de construção inovadores e sustentáveis que respondam aos desafios e necessidades do setor.