O Grupo Casais realizou, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a conferência “Connect to Build – Habitação Acessível e Industrialização: Escalar Soluções com Propósito”, um encontro que reuniu vários players do setor para debater os desafios habitacionais em Portugal e o papel da industrialização na resposta a estas necessidades.
Um dos momentos centrais da conferência foi a assinatura do protocolo “Well Live” entre o Grupo Casais e a IKEA Portugal, sublinhando o compromisso de ambas as organizações em desenvolver soluções conjuntas que promovam habitação acessível e sustentável, através da inovação e de práticas ambientalmente responsáveis no setor.
O evento contou com duas mesas redondas que exploraram temas como a urgência habitacional, a construção modular, o off-site e a digitalização, com foco na sustentabilidade, previsibilidade e qualidade das soluções habitacionais. Entre os participantes estiveram nomes como Patrícia Viana, sócia da Abreu Advogados, Cláudia Domingues, Diretora de Comunicação da IKEA Portugal, Álvaro Santos, fundador e sócio-gerente da Agenda Urbana e Miguel Saraiva, CEO da Saraiva + Associados.
A conferência contou ainda com a presença de Gonçalo Regalado, Presidente da Comissão Executiva do Banco Português do Fomento, que destacou a necessidade de “empresas de portugueses para portugueses com capacidade de investimento em Portugal e no estrangeiro”, e teve o encerramento a cargo da Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Machado Santos, referindo a importância “de estar em contato direto com quem está no terreno, de quem é conhecedor das várias matérias e, nesse sentido, temos trabalhado muito em parceria com todo o setor”, reforçando assim o compromisso institucional do país com a habitação acessível e a inovação no setor.
António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, afirma que: “A habitação acessível constitui um dos maiores desafios do nosso tempo e exige uma resposta coordenada entre diferentes agentes. Acreditamos que a industrialização do setor da construção é um caminho decisivo para garantir maior previsibilidade, eficiência e sustentabilidade, enquanto permite disponibilizar soluções de qualidade a mais pessoas. Com este tipo de iniciativas, procuramos promover um debate construtivo e gerar colaborações que contribuam para acelerar a transformação do setor”.
O Connect to Build insere-se no compromisso do Grupo Casais em contribuir ativamente para o debate público sobre habitação e sustentabilidade. Ao reunir diferentes vozes e perspetivas, a conferência pretende não apenas discutir soluções, mas também acelerar a sua implementação, reforçando a importância da colaboração entre setor privado, público e sociedade civil.