As organizações despendem uma grande quantidade de tempo e de recursos no desenvolvimento de Conhecimento e da sua Capacidade.

De uma forma transversal, as organizações despendem uma grande quantidade de tempo e de recursos no desenvolvimento de Conhecimento e da sua Capacidade. Enquanto que algum deste know how se traduz em procedimentos e políticas aplicadas no dia a dia, a maior parte dele reside nas cabeças, mãos e corações dos vários gestores e técnicos especializados da organização.

Ao longo do tempo, grande parte desse conhecimento institucional naturalmente se afasta da organização, ou seja, sempre que esses colaboradores assumem novos postos de trabalho, mudam de empresa ou mesmo quando se reformam da vida ativa.

Where is the Life we have lost in living?

Where is the wisdom we have lost in knowledge?

Where is the knowledge we have lost in information?

T.S. Eliot (The Rock, 1934)

Aqui reside a importância da temática da Gestão do Conhecimento Organizacional e o desafio: Como preservar e reter esse conhecimento dentro da organização? Como é que o tornamos disponível para outros dentro da mesma organização?

Para Peter Drucker, o conhecimento, mais do que o capital ou o trabalho, é o único recurso económico significativo da sociedade pós-capitalista. A construção e a utilização do conhecimento é um desafio para as empresas. Os conhecimentos e as experiências encontram-se dispersos pela organização e concentram-se geralmente em determinados indivíduos, departamentos ou equipas de trabalho.

Trata-se sem dúvida de um enorme desafio, pois é habitual a organização implementar e disponibilizar vários sistemas, metodologias, as inovações mais recentes ao nível das tecnologias da informação e da comunicação, mas… encontra uma grande resistência das equipas. Um processo destes implica necessariamente uma forte motivação dos colaboradores para investir tempo e esforço no desenvolvimento de documentação, bem como, dedicação para trabalhar a informação que faz parte da sua própria base de dados, por forma a que ela se torne conhecimento de um repositório comum a toda a organização.

A criação de conhecimento é um processo complexo. Uma informação só é convertida em conhecimento quando um indivíduo consegue ligá-la a outras informações, avaliando-a e entendendo o seu significado no interior de um contexto específico. Neste sentido, os dados são pré requisitos para a informação, sendo que esta é um pré requisito para o conhecimento.

Contudo, a hierarquia inversa também faz sentido! Ou seja: a informação emerge somente depois de existir o conhecimento que permita compreender a sua estrutura; e os dados são percebidos somente após a informação que permite verificar a existência dos fatos.

Uma bem-sucedida sistematização da gestão do conhecimento deve considerar que o conhecimento pode existir em dois formatos: uma parte na mente das pessoas, outra em registos diversos. Seguindo essas preocupações, a essência da ideia de “criação do conhecimento” utilizada na área de gestão organizacional reside na possibilidade dos colaboradores poderem trocar e partilhar experiências com outros que têm ou trabalham com certos tipos de conhecimentos. Nos dias de hoje, a tecnologia da informação é determinante para construir um suporte e plataformas para que tal ocorra e se torne disponível e acessível à globalidade da organização.

É importante a organização reconhecer que o capital humano, que é formado pelos valores, normas individuais e organizacionais, bem como pelas competências, capacidades e atitudes de cada colaborador, é a “mola propulsora” da geração de conhecimentos e da geração de valor nas empresas.

Isto significa, por sua vez, reconhecer que num processo destes é necessário estimular a motivação intrínseca, a criação de contactos pessoais, a análise de diferentes perspetivas, a abertura para a efetiva comunicação e para a aceitação da aprendizagem através de experiências, tentativas e erros individuais.

Estudos diversos revelam que as organizações que investem claramente na criação e gestão do conhecimento encetaram grandes processos de mudança. De uma maneira geral, destacam-se significativos esforços de consciencialização e de sensibilização para a comunicação e participação pessoal ativa da Administração e dos cargos Executivos. Paralelamente, é determinante o investimento na mudança de processos, estruturas, sistemas de informação e o apoio efetivo do incentivo individual e coletivo.

“Investir em Conhecimento rende sempre os melhores juros”, Benjamim Franklin

Entre várias outras vantagens, o que está provado é que a implantação coordenada da Gestão do Conhecimento cria na organização uma vantagem competitiva sustentável e de difícil imitação, pois está enraizada nas pessoas que trabalham na empresa, e não em recursos físicos, que são facilmente imitáveis pelos concorrentes e menos flexíveis para reagir às incertezas do ambiente e à volatilidade dos negócios. Ou seja, é uma diferenciação, uma vantagem competitiva em relação à concorrência e que pode determinar o sucesso da organização e a manutenção e crescimento do seu negócio.

Fontes:

*IdeasProjet, How Knowledge Management Is Moving Away From the Repository as Goal, publicado no dia  9 de julho 2010 em http://blogs.hbr.org/

*José Cláudio C. Terra, Gestão do Conhecimento: O grande desafio empresarial!, www.terraforum.com.br

*Sergio Luis da Silva, Gestão do conhecimento: uma revisão crítica orientada pela abordagem da criação do conhecimento, 2004, http://www.scielo.br/

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e fique sempre a par de todas as novidades

Formulário de Sugestões, Dúvidas e Reclamações

No Grupo Casais, valorizamos as suas sugestões, dúvidas e reclamações, pois acreditamos que são essenciais para o nosso processo de melhoria contínua.

Este espaço está à disposição de todos os parceiros e partes interessadas que desejem partilhar situações, questões ou dificuldades relacionadas com as interações que tiveram com as empresas do Grupo Casais.

Para submeter a sua sugestão, dúvida ou reclamação, basta preencher os campos indicados. Garantimos que todas as mensagens serão tratadas com a máxima seriedade.

Agradecemos o seu contributo para a melhoria contínua dos nossos serviços e processos.