Colaborar com alguém que não se conhece muito bem

As organizações hoje são cada vez maiscolaborativas, feitas de equipas interdependentes que estão em constanteevolução e mudança na composição à medida que as empresas crescem (ou diminuem)e se reorganizam para permanecer ágeis. Se é novo num trabalho, equipa ouorganização, pode ser que tenha de colaborar com alguém que não conhece.

A colaboração pode ser um pau de doisbicos, pode levar a maior inovação e a melhores resultados. Um estudo deStanford descobriu que trabalhar em conjunto aumenta a motivação intrínseca,com os participantes a manter a persistência até 64% mais em tarefasdesafiadoras e tendo mais interesse e energia. No entanto, a desvantagem dacolaboração, como todos sabemos muito bem, é que a mesma pode desacelerarsignificativamente a tomada de decisões e resultar em reuniões, chamadas ee-mails intermináveis, estimados em 80% do tempo de um colaborador, deixandopouco espaço para o próprio trabalho. Adicione outros fatores, como estilos detrabalho diferentes e expectativas pouco claras, e pode ser uma longa eacidentada viagem com muita frustração à mistura.

No entanto, colaborar com alguém que não seconhece pode produzir resultados de sucesso e construir novos relacionamentos.Uma das minhas experiências não resultou apenas numa conferência de mulheresbem-sucedidas, mas também levou a uma amizade de duas décadas com minha copresidente.Embora muitos de nós sejamos inclinados a mergulhar e “começar a trabalhar”após as apresentações rápidas, dar um passo atrás para discutir primeiro asquestões abaixo com seu novo colega irá ajudar a conhecerem-se melhor e atrabalharem juntos de forma mais eficaz.

Quais são os objetivos e o processo para este projeto? Aproveite o tempo para articular a definição de sucessode cada pessoa e a visão do caminho em direção a ele. Quer ter certeza de queestá “a remar na mesma direção” e não a trabalhar com objetivosopostos. Seja a construir um novo site, angariar um novo cliente ou a lançar umnovo produto, definir os objetivos e o roteiro irá ajudá-lo a entender o que éimportante para cada pessoa e começar a construir confiança e compromisso comum objetivo comum.

Quem faz o quê e quando? Um estudo de 2019 realizado pela Slackidentificou responsabilidades claras como uma das características maisimportantes da boa colaboração no local de trabalho – mas também as destacoucomo um dos problemas mais comuns tanto em pequenas empresas emergentes quantoem empresas maiores. Esclarecer as responsabilidades antecipadamente podeajudá-lo a equilibrar a carga de trabalho e evitar inadvertidamente pisar nodedo do outro ou realizar trabalho duplicado e pode ajudar a prevenir ocomportamento territorial. Estabelecer em conjunto a responsabilidade peloprogresso das várias tarefas e o tempo pode criar ainda mais clareza esolidificar um sentimento de propriedade. Além disso, estabelecer check-insregulares com seu colega para rever o progresso pode aumentar a probabilidadede atingir as metas em 95%.


Quais são os nossospontos fortes e estilos de trabalho individuais preferidos? As diferenças de estilo podem ser umafonte de irritação ou conflito. No entanto, se discutidos e entendidos comantecedência, estes podem permitir o trabalho colaborativo de maneira aindamais eficaz. Compreender os pontos fortes de cada um pode não apenas ajudar adeterminar a divisão do trabalho, mas também sinalizar onde se quer consultarou encaminhar o colega. Quando conheci o cofundador da minha empresa dedesenvolvimento de liderança, o seu foco no panorama geral, ideias inovadoras eexperiência em marketing ajudaram a moldar a visão, definir o mercado-alvo egerar um programa de grande sucesso que lançamos ao abrir a nossa empresa. Omeu foco prático nos detalhes e logística, em conjunto com minha perspicáciafinanceira, ajudaram a garantir uma execução tranquila e lucrativa. Se nãoestivéssemos cientes das nossas diferenças em estilos e pontos fortes quandocomeçamos o nosso empreendimento, eu poderia ter pensado que as suas ideiaseram muito complexas, e ela poderia ter pensado que meu pragmatismo era muitorestritivo. Em vez disso, usamos essas diferenças a nosso favor. Um clienteanterior meu, um parceiro de uma empresa de consultoria de gestão cujas equipasmudavam muito rapidamente, criou um documento descritivo dos seus estilos detrabalho e pontos fortes preferidos, que ele chamou de “Guia do Utilizadorpara Raj”. Ele iria partilhar com os novos membros da equipa e pedir-lhesque partilhassem as mesmas informações sobre si mesmos para que as diferençaspudessem ser aproveitadas em vez de se tornarem uma fonte de mal-entendidos ouconflitos.


Quando e como daremos feedback um ao outro sobre nossarelação de trabalho? Estabelecer um processo de feedback quando o relacionamento é novo podetorná-lo muito menos complicado mais tarde, quando tiver que dar feedback. Alémdisso, pode ajudar a construir o relacionamento entre os dois. Pode realmenteapreciar a criatividade que o seu colega de equipa trouxe para o projeto, mas ofacto de ele não estar preparado para a sua última reunião significou que teveque adiar uma decisão importante. Da mesma forma, pode ter pontos de vistarestritos sobre suas próprias contribuições e o que seu colega gostaria de vermais (ou menos) de si.

Oque precisamos dos outros para fazer o melhor o nosso trabalho? Frequentemente presumimos que osoutros operam como nós ou sabem o que precisamos deles. Não apenas não é ocaso, mas a questão é ainda mais importante para discutir se nunca trabalharamjuntos antes. Para realmente entender como se podem apoiar uns aos outros parafazer o melhor trabalho, devemos ser claros sobre as necessidades. Por exemplo,podemos dizer: “Consigo contribuir melhor quando tenho tempo para pensar sobreos tópicos com antecedência. Pode-me enviar uma agenda de alto nível antes dasnossas reuniões para que eu possa refletir e reunir as minhas ideias antes denossa discussão?” Se sente que está a tolerar algo ao seu colega, não é apenasuma oportunidade de feedback; é um pedido tácito que ainda precisa fazer. Porexemplo, “Os e-mails de fim de semana deixam-me ansiosos. A menos que sejaurgente, deve esperar até segunda-feira para enviá-los.”

Fazer e responder a essas perguntas com o seu novo colegagarantirá que a sua colaboração alcance resultados bem-sucedidos e uma relaçãode trabalho positiva.

Texto adaptado do artigo daautoria de Rebecca Zucker, publicado no dia 16 de dezembro de 2020 em https://hbr.org/2020/12/collaborating-with-someone-you-dont-really-know.

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