Novos desafios e oportunidades podem revelar-se emocionantes, mas podem também ser um teste à nossa autoestima. Quando estamos a lançar um novo negócio, quando iniciamos uma nova e mais exigente função, ou mesmo, a apresentar um novo produto, é muito provável sentir a falta de experiência do dia a dia que nos imprime a confiança e a descontração naquela primeira grande reunião de trabalho ou apresentação.
O nervoso “miudinho” pode fazer-nos parecer dinâmicos e produtivos. No entanto, em excesso, o resultado pode ser uma imagem de insegurança, incerteza e amadorismo. Esta não é seguramente uma adequada imagem para transmitir quando tentamos impressionar uma audiência ou fechar um grande negócio. A maioria das pessoas precisa para se sentir confiante para conseguir transmitir confiança numa situação de pressão.
Abaixo seguem algumas técnicas que podem ser utilizadas quando pretendemos demonstrar confiança, mesmo quando estamos perante cenários novos nos quais temos pouca ou nenhuma experiência.
1 . Identificar três pontos de credibilidade: A confiança decorre de quando podemos assumir confortavelmente uma postura autoritária. Se não acreditarmos na nossa credibilidade, vamos transmitir fraqueza para a nossa audiência. As pessoas procuram desesperadamente especialistas e líderes, mas também são, hoje, naturalmente céticas. São precisas mais do que uma ou duas referências nos dias de hoje para um “comprador” conseguir imprimir confiança. Pensemos desta maneira: a primeira vez é de um golpe de sorte, a segunda vez é uma coincidência e a terceira vez é uma tendência. Antes de iniciar a sua apresentação, encontre três pessoas conhecidas ou entidades para apoiar a sua teoria ou o seu ponto de vista: vai sentir que tem um exército inteiro a segui-lo.
2 . Documente os seus conhecimentos: As hipóteses indicam que as oportunidades não surgem por acaso. Tudo o que fazemos, mais tarde ou mais cedo, conduz-nos a um momento em que simplesmente temos que partilhar o nosso ponto de vista de uma forma metódica e organizada. Faça notas. Faça uma lista das 10 ideias-chave. O simples facto de organizar os pensamentos ajuda a recordá-los de uma forma simples e fácil. Se descobrir que a sua lista é fraca em declarações credíveis, é sinal que é necessário e recomendável fazer mais pesquisa. A capacidade de rápida adaptação a um novo cenário, imprime a confiança necessária para reter no cérebro toda a informação vital rapidamente acessível.
3. Ensaie bem o seu papel: Os verdadeiros profissionais fazem com que a comunicação e a apresentação pareçam fáceis. Mas isto só acontece devido a um enorme e rigoroso ensaio prévio antes da real apresentação. Se a documentação é sólida e está bem construída (como referido no ponto 2), podemos confiar no material e concentrarmo-nos na forma como nos apresentamos e como apresentamos a informação. Não é suficiente deixarmos o resultado entregue ao acaso ou fruto da improvisação. Invista tempo a pensar na sua apresentação e a praticá-la várias vezes em voz alta. Também os pilotos de corrida praticam mentalmente o percurso centenas de vezes antes de realmente competirem ao vivo. É esta prática que lhes permite lidar com o inesperado sem perder o controle ou a confiança. Quando não estamos bem ensaiados, tornamo-nos ávidos por novas ideias. O mais importante é conseguirmo-nos concentrar na nossa linguagem corporal e, acima de tudo, que a audiência consiga ouvir a nossa comunicação.
Um pouco de preparação prévia pode de facto contribuir para que se sinta seguro, mesmo perante cenários estranhos. Aposte nos seus pontos fortes para que as pessoas o vejam enfrentar o desconhecido com energia positiva e confiança interior.
Texto adaptado do artigo “How to be confident, even when you’re not” da autoria de Kevin Daum, publicado no dia 10 de maio de 2013, em http://www.inc.com/