Como fazer com que a sua equipa usufrua das férias

As evidências demonstram que as férias são boas para os negócios. Não só contribui para aumentar a produtividade, como também imuniza as equipas contra atitudes tóxicas negativas, que podem ser contagiosas no local de trabalho. Então, se as férias trazem um retorno tão grande, por que é que as pessoas tiram cada vez menos dias de férias? Num estudo, os investigadores descobriram que os colaboradores não tiram férias porque têm medo de ser descredibilizados pelas suas chefias. Para mudar essa trajetória preocupante, precisa de ser criativo sobre como levar os membros da sua equipa a tirar férias.

Tal como acontece com tudo no trabalho, a chave para o cumprimento das férias é gerir e medir. Acompanhe o número de dias de férias que os colaboradores tiveram e forneça atualizações periódicas. Idealmente, trabalhe no planeamento das mesmas no início do ano. (A pesquisa demonstra que as férias planeadas com mais de um mês de antecedência são restauradoras, enquanto que o stresse das férias reservadas à última da hora pode eliminar os impactos positivos.)

Para algumas pessoas, tirar férias é um movimento egoísta. Acham incrivelmente árdua a tarefa de preparar tudo para a sua ausência e concluem que não vale a pena. O seu papel é prepará-las tão suavemente quando possível. A longo prazo, o estabelecimento de backups para cada função e a codificação de processos tornará mais fácil para qualquer pessoa estar afastada com a confiança de que o trabalho estará em boas mãos. A curto prazo, forneça um modelo que permita à pessoa documentar as suas atividades ou projetos em andamento e atribuí-los a alguém para cobrir cada aspeto. Comece essa conversa umas semanas antes das férias, para que essas tarefas sejam cobertas assim que possível, atempadamente. 

Seja explícito com a sua equipa sobre o que quer dizer quando se refere a ‘férias’. Deixe-os esclarecidos, dizendo que não quer que vejam o email ou o correio de voz. Sempre que possível, exclua-os das listas de destinatários de email. Em vez disso, faça uma lista de tarefas que surgiram durante as férias para que possam cobrir quando voltarem. Não permita que um dia seja usado como férias se o colaborador tiver contacto com o escritório.

Embora tenham vontade de se desligar durante as férias, muitos colaboradores temem a avalanche de emails que os aguarda quando voltarem. Outro segredo para aumentar o tempo de qualidade das férias, é tornar o retorno ao trabalho menos doloroso. Idealmente, programe um dia ou meio para preparar o regresso. Deixe os colegas a cobrir o seu lugar, como se estivesse de férias mais um dia. Se é diretor e tem flexibilidade, permita que a pessoa trabalhe em casa no primeiro dia de regresso, para ajudar a enfrentar o jet lag. Pequenos gestos criam um pequeno espaço para respirar no final das férias e irão garantir todos os benefícios das férias logo no primeiro dia de trabalho.

Um desses benefícios é aproveitar o tempo para o seu cérebro se concentrar noutras coisas. Esta fase de repouso permite a consolidação de todas as informações que foram embaladas ao longo do ano. A mudança de ‘engrenagens’ promove insights e criatividade. Aproveite essa criatividade agendando uma reunião extra longa com essa pessoa alguns dias após as férias. Dar-lhes atenção irá reforçar a sua escolha para tirar férias. Esta reunião é um momento oportuno para falar sobre as melhorias nos processos, desafios ou desenvolvimento de carreira.

Mesmo se tentar todas as estratégias proativas do Mundo, algumas das suas equipas ainda podem deixar as férias sem uso. Não ignore. Faça das férias perdias um assunto para comentários e um tópico para discussão. Experimente algo como: “Reparei que tem sete dias de férias não utilizados. Verifiquei que é o terceiro ano consecutivo que não tira todos os dias de férias. Estou preocupado com a capacidade de fazer um melhor trabalho se não tem a oportunidade de se desconectar completamente. Quando vai agendar estes dias?” Se isso não funcionar, tente: “Isto está a afetar a forma como vejo o seu desempenho e potencial promoção”.

Agora, antes de começar a implementar qualquer uma dessas estratégias com a equipa, pare e verifique o seu próprio saldo de férias. Se não está a fazer uso das férias reais, preenchidas e desconectadas, não pode esperar outra coisa daqueles que trabalham consigo. Se é um dos que não tira férias, seja honesto sobre isso. Diga o motivo pelo qual não tira férias e o que pode fazer para mudar, isso pode ajudar os outros a chegar lá. 

As férias são boas para os trabalhadores, para a equipa e para a organização mas, de alguma forma, as férias tornaram-se contra culturais em alguns locais de trabalho. Tem a responsabilidade de reverter essa tendência perturbadora antes de causar danos reais ao seu negócio e aos seus colegas.

Textoadaptado do artigo da autoria de Liane Davey,  publicado a 4 de agosto de2017 em: https://goo.gl/cHihjL.

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e fique sempre a par de todas as novidades

Formulário de dúvidas e denúncias

É importante para o Grupo Casais, conhecer as suas sugestões e reclamações, de forma a garantir que podemos melhorar continuamente.

Como colaborador, colaborador de um nosso parceiros, parte interessada ou testemunha pode denunciar situações de forma anónima, submeter informação sobre situações condenáveis ou denunciar ações ilegais, que violem políticas internas e/ou o nosso código de conduta de fornecedores.

As denúncias podem ser efetuadas de forma confidencial, indicando o nome e as informações de contacto ou, se quiser, de forma 100% anónima, deixando os campos em branco. Todas as denúncias serão tratadas de forma segura e confidencial.