Existe um meme na internet que fala sobre um dilema real que os jovens enfrentam hoje em dia: a hiper competitividade do mercado de trabalho. A imagem retrata dois entrevistadores, mais velhos e experientes, ao redor de uma mesa, a criticar um jovem entrevistado, com a seguinte legenda: “Estamos à procura de alguém entre os 22 e os 26… com 30 anos de experiência”.
Este paradoxo de credibilidade é,de facto, um dilema comum a muitos jovens quando entram no mercado de trabalho.Para serem bem-sucedidos, os jovens trabalhadores – ou qualquer pessoa queinicie um novo emprego ou carreira, com pouca experiência – precisam de servistos como credíveis, antes de terem a oportunidade de ganhar experiência. Istodá um novo sentido à ideia de começar um emprego de forma energética e ativa,uma vez que não há experiência nem confiança suficientes para o fazer.
Para os jovens e inexperientes éessencial superar este desafio. Começar rapidamente a carreira ajuda a teracesso a experiências e oportunidades que o ajudarão a ser notado, a ser vistocomo um ‘alto potencial, a aprender e a crescer na carreira. E não são apenasos jovens trabalhadores que irão beneficiar com a resolução desta questão. Estaquestão é também fundamental para as empresas que gastam centenas de euros ehoras incontáveis em recrutamento, entrevistas, triagem e acolhimento de novosfuncionários.
Como pode o paradoxo dacredibilidade ser resolvido? Este problema está a ser estudado na Brandeis University’s, Perlmutter Institute for Global BusinessLeadership. Pesquisas recentes sugerem que pode ser menos paradoxo do queaquilo que se pensa. A verdade é que os jovens têm mais recursos do que julgame, isso, acaba por compensar o défice de experiência.
Aqui estão cinco atividadescomuns para começar uma carreira e seguir a trajetória da liderança.
1. Aproveitar as habilidades de pesquisa. Uma das melhores formas dese destacar num ambiente corporativo, mesmo sendo alguém com menor experiênciade trabalho, é desenvolver um conhecimento único que faça de si um recurso útilpara os colegas e clientes. Uma das formas mais eficazes de fazer isso é usaras habilidades de pesquisa para sintetizar e dominar conhecimentos, tendênciase informações específicas do setor.
Se é recém-licenciado daUniversidade, tem um conjunto de habilidades de pesquisa recém-afiadas que podecolocar imediatamente em prática num contexto profissional. Descubra quais ostipos específicos de conhecimento que as pessoas na indústria procuram – e que fazfalta – e crie a sua área de especialização em torno disso. Leia revistas elivros relevantes, assista a vídeos do Youtube de líderes da indústria. Se setornar um recurso único e útil para resolver problemas, conseguirácredibilidade rapidamente e será visto como uma fonte de informação para os colegas.
2. Identifique (e abrace) a sua contribuição específica. Pergunte asi mesmo algumas questões básicas para identificar a sua mais-valia e onde podeser útil para acrescentar valor. Em que áreas faz um melhor trabalho? Pense naquiloque faz de melhor e como pode ‘vender’ isso a alguém. Use as suas respostaspara gerar recursos que possam melhorar o começo de uma carreira e acelerar ocrescimento profissional.
Considere também o seu históricopessoal. Por exemplo, pode não ter trabalhado nessa indústria ou nessa posiçãoespecífica anteriormente, mas é provável que possua informações úteissimplesmente por causa do seu histórico geográfico ou demográfico. Talvez, comoum profissional de 20 e poucos anos, que trabalha num projeto de pesquisa demarketing, tem ideia sobre que perguntas fazer às pessoas da sua geração paraobter dados mais válidos e confiáveis, ou sobre os meios mais viáveis pararecolha de dados. Certamente não quer ser rotulado como alguém com um conjuntode habilidades restritas, que só consegue ver uma perspetiva em particular, porcausa do seu background.
3. Voluntarie-se. Não subestime o poder da determinação e a vontadede assumir tarefas duvidosas. Se, no final de uma reunião de grupo, o chefe dedepartamento solicitar mais comentários aos representantes de vendas, acerca deuma linha de produtos que a equipa tem discutido, voluntarie-se e procureinformação. Se os colegas seniores perguntarem se alguém estará disposto a analisarum grande conjunto de dados e tendências, assuma o projeto – assumindo, éclaro, que tem as habilidades necessárias para o realizar. A verdade é que asoportunidades para provar o que vale abundam. Aproveite-as para dar uma boa impressãocomo trabalhador confiável e determinado que é.
4. Gira a sua carga de trabalho e comunique proativamente. Embora oconhecimento e a experiência levem tempo a cultivar, pode sempre estabelecerimediatamente uma reputação de credibilidade com os seus colegas e superiores.Gira os compromissos e carga de trabalho com sabedoria. Saiba quando está aassumir demasiado trabalho (embora, como júnior, é importante dizer que sim, amenos que realmente sinta que está sobrecarregado). Além disso, seja proativocom a comunicação. Se antecipar dificuldades em cumprir prazos, discuta com o seusuperior o mais rápido possível e solicite orientação. Não tenha medo de fazerperguntas.
E não se esqueça da importânciado follow-up. Conclua todas astarefas. Não deixe detalhes pendurados ou prazos por cumprir. Pode não ser a pessoamais experiente no escritório, mas pode tornar-se uma das mais confiáveis.
5. Trabalhe para construir uma rede de relacionamentos próximos. Oseu objetivo, ao longo do tempo, será construir uma rede profunda e variada decolegas confiáveis, que lhe possam fornecer acompanhamento, conselhos ecomentários contínuos, à medida que progride na carreira. Quando começar,inicialmente, o seu leque de contatos pode estar um pouco vazio, mas ficarásurpreendido com a facilidade com que pode construir uma boa rede de contactos.Siga uma abordagem semelhante àquela que adotou durante os tempos de escola e universidade.Certamente criou uma rede de amigos e colegas na faculdade e, provavelmente, teveque criar uma nova rede quando procurou emprego pela primeira vez.
Aproveite estas habilidades eaplique-as à sua situação atual. Convide os colegas de trabalho para almoçar.Identifique os superiores que admira e encontre uma forma de se ligar a eles dentroda cultura da organização. Em algumas empresas, pode convidá-los diretamentepara o almoço ou para um café no bar. Noutras, pode querer esperar até ter maisexperiência de trabalho, antes de aumentar a sua rede.
A chave, no entanto, é trabalhararduamente para conhecer tantas pessoas quantas conseguir. Esses contactos podemser mentores críticos, difusores das suas ideias e possíveis defensores do seutrabalho na organização. Demonstre-lhes a sua motivação, compromisso eexperiência e, sempre que possível, procure formas de os ajudar com o seutrabalho.
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