Como lidar com colegas de trabalho stressados?

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Texto adaptado do artigo da autoria de Rebecca Knight.

Todos conhecemos pessoas que parecem estar constantemente stressadas – afirmam estar cheias de trabalho, sobrecarregadas com projetos e sem um minuto de descanso. Pode ser difícil trabalhar com colegas assim. Mas, muitas vezes, não há outra escolha. Como viver com colegas de trabalho que não conseguem lidar com stress? Deve abordar diretamente o problema? Ou tentar outras táticas para os ajudar a acalmar e a concentrar? E como pode proteger-se destas emoções tóxicas?

O que dizem os especialistas?

O stress faz parte da vida quotidiana e todos nós passamos por períodos mais complicados. Períodos que podem durar 10 minutos, 10 dias ou 10 meses. Mas, para certas pessoas, o stress é um comportamento habitual. Essas pessoas sentem-se sempre sobrecarregadas e constantemente pressionadas, afirma Caroline Webb, autora de How to Have a Good Day. Trabalhar em estreita colaboração com alguém assim pode ser um verdadeiro desafio. Não se deve olhar para esses colegas como vilões, afirma Holly Weeks, autora do livro Failure to Communicate. Não pense em formas de mudar esta pessoa. Pense em como neutralizar a situação e o que pode fazer por si mesmo. Quer sinta empatia ou não, aqui estão algumas dicas sobre como colaborar de forma mais eficaz.

Não julgue

Primeiro: Verifique se não está a ser muito crítico. Existe uma enorme diferença no nível de tolerância das pessoas para com o stress: pode ser tóxico para si, mas estimulante para o outro, explica Weeks. Então, a não ser que seja um psicólogo, julgar como inapropriada a forma como alguém lida com o stress é errado. Tente pensar na disposição do seu colega não como uma falha de personalidade, mas como uma caraterística. Antigamente, era possível ir para casa e esquecer o trabalho, mas a pressão da era moderna para nos mantermos conectados pesa mais do que nunca.

Reconheça o stress

É importante fazer com que a pessoa stressada se sinta vista e ouvida, diz Webb. Diga algo como: “Percebi que estavas a trabalhar ontem à noite, e não foi a primeira vez. Como está a correr?” Então, depois do seu colega recitar o catálogo habitual das pressões, diga algo como: “Isso deve ser difícil”. Não importa se acredita nisso ou não. É assim que essa pessoa se sente. Reconhecer isso dá a ambos a hipótese de avançar com o assunto. Ao mesmo tempo, não deve ‘ativar’ ou agitar o colega, fazendo comentários como: “Não sei como aguentas isso!”, ou “Esta empresa está a levar-te ao fundo!” Isso não ajuda. Em vez disso, diga algo mais neutro como: “Tens muitas responsabilidades em cima de ti”.

Ofereça um elogio

Uma das melhores formas de tirar uma pessoa stressada desse estado é oferecer um elogio, diz Webb. Esta pessoa está a sentir-se fora de controlo, incompetente e desrespeitada. Um elogio é a forma mais fácil de ajudar a voltar ao seu melhor ‘eu’, diz Week. Elogiar o desempenho de alguém no local de trabalho dá a essa pessoa uma auto-imagem alternativa, de ser um profissional competente e positivo. Diga algo específico, por exemplo: “A forma como lidaste com aquela apresentação na semana passada foi admirável. Estavas tão calmo e os clientes ficaram impressionados”. A congratulação pode ser uma intervenção poderosa. Quando diz às pessoas como as vê, elas entram nesse papel.

Ofereça ajuda

Outra estratégia é oferecer ajuda. Diga: “Existe alguma coisa que eu, ou qualquer membro da minha equipa, possamos fazer para te ajudar?”, sugere Webb. É possível que não possa fazer nada, mas a oferta dará à outra pessoa a oportunidade de pensar em soluções e de sentir que não está sozinho. Seja claro, no entanto, isso não é um convite para ser requisitado a qualquer hora e em qualquer lugar. Dê exemplos sobre o que poderá fazer. A mensagem deve ser: “Eu sou um recurso limitado, mas quero ajudar, se estiveres apertado”.

Acabe com os pedidos

Ao lidar com colegas stressados, deve pensar em formas de reduzir a carga cognitiva das pessoas, diz Webb. Não alimente a sensação de sobrecarga. Pode, por exemplo, encurtar os emails para essa pessoa, dividir os seus pedidos maiores em várias etapas mais pequenas… Seja inteligente na forma como faz os pedidos. Não vá longe demais. Terá que conciliar as deficiências do colega com o seu desejo e necessidade de completar as tarefas.

Peça uma leitura

Se as angústias dos colegas parecem ter um impacto na capacidade deles de se focarem, peça mais detalhes. Diga: “Numa escala de um a dez, o quão preocupado deveria estar acerca do teu nível de stress?”. Diga que não consegue ver o quão difícil é para eles. As respostas podem surpreendê-lo. Podem dizer-lhe: “Oh, é um cinco”, então, não precisa de chamar uma ambulância. Ou podem revelar que a esposa tem cancro e que estão a passar por um momento difícil.

Distancie-se

O stress pode ser contagioso, então, tenha a consciência do efeito que está a ter em si. Quando alguém é tóxico e suga a energia, às vezes é preciso distanciar-se dessa pessoa e limitar as interações. Claro que isso nem sempre é fácil – especialmente se trabalham no mesmo departamento e lhes são atribuídos os mesmos projetos.

Princípios para ter em mente:

O que fazer?

  • Oferecer ajuda perguntando se há algo que pode fazer para auxiliar. Isso ajudará o seu colega stressado a sentir-se menos sozinho;
  • Melhorar a auto-imagem do colega, oferecendo elogios;
  • Pensar em formas de reduzir a carga cognitiva do colega, por exemplo, dividindo o trabalho em pequenas partes.

O que não fazer?

  • Julgar. O colega pode expressar o stress de uma forma diferente da sua, mas isso não é, necessariamente, uma falha de personalidade;
  • Ativar a pessoa. Basta reconhecer o stress e ajudá-lo a ultrapassar isso.
  • Ser sugado. Descubra formas de se distanciar do colega.

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