Como melhorar as suas soft skills em teletrabalho

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Artigo traduzido e adaptado de “How To Improve Your Soft Skills as a Remote Worker”

 

Aprende como melhorar as suas soft skills em teletrabalho, como empatia, criatividade, e resolução de problemas, pode ser difícil quando se trabalha a tempo inteiro a partir de casa. Sem um contacto regular presencial e interação com colegas, é mais difícil lidar com as regras sociais e as subtilezas da comunicação, colaboração e trabalho em equipa.  

Então, como é que pode trabalhar as suas soft skills quando as reuniões via zoom são a norma? Como consegue tirar melhor partido das tecnologias como o chat e a videoconferência? E que passos deve dar para receber a mesma qualidade e quantidade de feedback dos seus colegas no escritório? 

 

O que dizem os peritos 

As soft skills são essenciais, mesmo na era digital. Tendo em conta um estudo recente no LinkedIn, 72% dos executivos americanos dão mais valor às soft skills do que às competências relacionadas com a Inteligência Artificial. O que faz sentido, de acordo com Arnaud Collery, o diretor da Humanava, uma empresa francesa especializada em formação de executivos e trabalho de equipa.  

As empresas que dão prioridade ao desenvolvimento de soft skills têm mais produtividade e desempenho, diz-nos Arnaud. Os indivíduos com mais soft skills, normalmente, têm carreiras de maior sucesso. “Em França, chamamos às soft skills competências transversais, o que significa que consegue desenvolver qualquer tarefa, seja qual for a situação profissional.”, diz-nos Arnaud.  

Pode ser difícil cultivar estas soft skills quando se trabalha a partir de casa, mas não é impossível, tal como nos diz Nancy Rothbard, uma professora de gestão e membro da Escola de Wharton da Universidade da Pennsylvania. “Quando não está a trabalhar fisicamente na empresa, tem de impor mais intenção na forma como interage com as pessoas,” diz Nancy. “Tem de pensar mais na forma como se apresenta e na impressão que está a causar.” Se está a procurar formas de melhorar as suas soft skills enquanto trabalha a partir de casa, aqui ficam algumas ideias que pode tentar. 

 

Faça uma auditoria às soft skills 

Para começar, tem de perceber quais são as soft skills que quer melhorar, diz Collery. “A maioria das pessoas, no início da carreira, está mais preocupado em colecionar prémios para colocar no seu curriculum vitae, e optam por trabalhar em empresas de grande prestígio e aprender mais competências técnicas.” Diz-nos Collery. “Em vez disso, deveria pensar em desenvolver a sua personalidade. O que é que me faz falta? E o que é que eu preciso de desenvolver?” Ele aconselha as pessoas a refletir nas competências que precisam de desenvolver e perguntar aos amigos e mentores a sua opinião sobre as suas fraquezas e pontos fortes.  

De seguida, deve planear como vai alimentar estas competências. Imagina um mapa que o vai ajudar a chegar onde quer ir. Se por exemplo melhorar a sua criatividade é a prioridade, Collery recomenda procurar atividades que o desafiem e o obriguem a sair da sua zona de conforto. Isto pode significar inscrever-se num curso de desenho ou simplesmente ir a um a festival local de arte.  

 

Defina valores partilhados 

Uma vez que não mantém conversas informais na entrada da empresa ou vai a happy-hours da sua equipa, deve ser mais estratégico e deliberado na forma como interage com os colegas. Rothbard recomenda cultivar aquilo que ela chama de “realidade partilhada”. “Devem criar uma base comum e definir valores partilhados,” diz-nos ela. “Faça perguntas e procure informação que o ajude a perceber as experiências dos seus colegas e as circunstâncias.” 

 Collery aconselha a começar por pequenas e breves questões sobre as preferências profissionais. “Pergunte quando é que são mais produtivos e como é que mantém o ritmo de trabalho, partilhe o seu ritmo de trabalho diário, de modo que ambos saibam que estão no vosso melhor desempenho.” E depois pode ir mais longe. “Faça perguntas sobre as suas paixões e o que é que os move,” diz-nos Collery. “Tente perceber como é que os seus colegas são como pessoas, quando não estão a falar de negócios.” 

Estas conversas ajudam a criar uma certa relação e oferecem a oportunidade de desenvolver inteligência emocional. O objetivo não é serem melhores amigos, mas “criar uma base de respeito e confiança,” que vai fortalecer a relação profissional, afirma Collery.  

 

Deixe que os seus colegas se sintam ouvidos e apreciados 

No mundo virtual, onde as reuniões são feitas através de um ecrã e na maioria das vezes de costas voltadas, há uma tendência de se ser direto e seguir a ordem de trabalhos à risca. Afinal, quem é que quer continuar a passar mais tempo num conjunto de caixas a sentir-se desintegrado. 

Mas Rothbard também disse que o tempo ocioso é uma valiosa oportunidade para se relacionar com os seus colegas em grupo e promover os relacionamentos. “Mostre uma curiosidade genuína e pratique as suas competências auditivas,” diz-nos ela. “Preste atenção ao que as pessoas estão a dizer, não deixe que as palavras dos outros não tenham valor e dê uma resposta,” diz ela.  

Se a sua memória não é grande, Rothbard sugere utilizar o truque dos vendedores, tirar notas dos pequenos detalhes que as pessoas partilham, detalhes como os locais onde as pessoas passam férias, ou a raça do animal de estimação. Utilize esta informação para acompanhar as pessoas e mostrar que se importa com as vidas das pessoas fora do trabalho. Não seja demasiado intrusivo, mas faça com que as pessoas se sintam importantes.  

 

Melhore os seus poderes de observação 

Ler as pistas não verbais e linguagem corporal ajuda a comunicar mais eficazmente e a construir relacionamentos mais fortes. Mas quando não se está fisicamente com os outros e não se consegue ver os corpos, os gestos, ou o que os rodeia, fazer a leitura do espaço envolvente não é fácil, afirma Rothbard. “Pensamos, será que o meu colega está a franzir a testa por causa do que eu disse, ou só está assim porque o filho dele entrou na sala, ou será que está atrasado para uma outra reunião?” 

 

É fácil haver más interpretações ou comentários. Por isso é que Collery diz que necessitamos de trabalhar no desenvolvimento de competências de observação e intuição. Preste muita atenção às expressões faciais dos seus colegas e ao tom de voz, e observe os sinais que fazem quando as palavras e gestos estão alinhados. “Veja como passam a mensagem e como marcam o tempo entre as palavras.” Segundo Collery, o seu objetivo é procurar momentos verdadeiros quando está numa reunião Zoom.  

 

Peça feedback 

Uma vez que está em trabalho remoto, não tem interações frente a frente, por isso necessita de procurar feedback da sua equipa e da sua chefia. Este feedback pode ser sob a forma de reuniões marcadas antecipadamente ou pedir opiniões imediatas, diz Collery, que sugere dizer algo como: “A reunião foi fantástica e estou muito satisfeito por estarmos alinhados neste projeto. Ou uma outra opção seria, “estou interessado no desenvolvimento pessoal, e por isso quero desenvolver as minhas soft skills. Por isso, podem-me dar algum feedback daquilo que se passou hoje? Há algo que eu deveria fazer de modo diferente?” 

Pense em preparar a sua chefia, antes de uma reunião ou apresentação, de modo que saibam exatamente qual o feedback que procura, afirma Rothbard. Também pode pensar em tirar partido do facto de estar em trabalho remoto, para pedir aos seus colegas e chefias que quer feedback para que possa melhorar em tempo real. Quando quer deixar claro aquilo que precisa, deve dizer algo como: Haverá outra abordagem que posso seguir? Ou, que outro argumento seria mais adequado ao grupo? Não distraia as pessoas e seja discreto. Aquilo que procura é o equivalente a alguém dar pontapés debaixo da mesa ou levantar a sobrancelha, diz-nos Rothbard.  

 

Mostre a sua ética profissional 

Como trabalhador remoto, deve procurar esforçar-se mais para melhorar ao nível da confiança e mostrar as suas soft skills à sua chefia e colegas, diz Rothbard. Isto inclui provar que sabe gerir eficazmente a quantidade de trabalho e o seu tempo, priorize as tarefas e seja flexível quando os seus planos se alteram. “Se quiser ser promovido, tem de valorizar as pessoas,” diz ela.  

Mostre a sua ética profissional com resultados objetivos e dê respostas imediatas. Seja disciplinado na gestão das expetativas e no cumprimento de prazos. Estabeleça uma comunicação regular e mostre-se um elemento da equipa em quem se pode confiar. Segundo Rothbard, não se pode desaparecer durante horas seguidas. Se tiver de se desligar, para se concentrar, informe a sua chefia e os elementos da sua equipa de modo que compreendam que isso é um sinal de produtividade e não de descomprometimento. “a sua produção é um dado adquirido, mas tem de estar presente e ser responsivo para responder à questão: Quem é você?” 

 

Procure momentos presenciais 

Mesmo que seja um trabalhador remoto em fase inicial, procure encontrar os seus colegas, presencialmente, de tempos a tempos, como investimento no seu desenvolvimento profissional, afirma Collery. Trabalhar a partir de casa não deixa uma grande margem para contribuir para a dinâmica da equipa. “Não se consegue trabalhar os músculos sem ir ao ginásio. O seu corpo tem de estar no ginásio e trabalhar para se tornar mais forte.” diz-nos ele. O mesmo acontece com as relações. “Por vezes, é necessário estar presencialmente para estabelecer uma relação, para aprender e crescer.” 

Isto é muito importante quando se está a iniciar a carreira. Pode não ser fácil ir até ao escritório todos os meses, mas por pouca que seja a exposição é melhor do que nada. “É nestas alturas que está mesmo disponível para perceber os sinais menos claros e os comportamentos não oficiais que nos permitem criar uma cultura de equipa e que nos ajuda a estar comprometidos com o trabalho.” 

 

Princípios a não esquecer 

 

Fazer 

  • Tente perceber quais as soft skills que precisa de desenvolver e defina um plano que inclua atividades que integrem as suas características de personalidade. 
  • Seja curioso, pratique a audição ativa, tome notas de detalhes importantes sobre os seus colegas e mostre que está atento. 
  • Procure feedback ativamente para evitar perder oportunidades de melhoria que podem ser uma consequência do trabalho virtual. 

 

Não fazer 

  • Ser um conversador passivo. Faça um esforço para se relacionar com os seus colegas fazendo perguntas importantes que vão para além de respostas simples.  
  • Desaparecer durante horas levando a equipa a pensar onde é que está. Seja de confiança e responsivo para desenvolver a confiança e provar a sua ética profissional.  
  • Pondere a importância de passar tempo presencial com os seus colegas. É essencial para o crescimento profissional e para o desenvolvimento das soft skills.  

 

Descobre neste artigo como podes reconstruir as relações de trabalho num espaço híbrido.

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