À medida que as empresas vão cultivando uma força detrabalho global e uma base internacional de clientes tem surgido a necessidadede realizar apresentações à distância. Durante muitos anos, a teleconferênciafoi a melhor opção, mas nos últimos cinco anos, a velocidade da internet e astecnologias de webconferência tornaram-se suficientemente robustas parasuportar uma mudança para a transmissão de vídeo ao vivo. Contudo, apresentarum seminário online, quando geralmente não se sabe como o público está ainteragir com os conteúdos, pode parecer inadequado. Portanto, seguem-sealgumas das estratégias e dicas mais eficazes para criar envolvimento com opúblico.
Utilize acâmara
Atualmente é impensável realizar seminários onlinesem vídeo, apenas recorrendo à narração enquanto passam uma série de slides. Noinício da era do webinar haviam preocupações legítimas com a largura de banda,evitando-se, por vezes, o vídeo para não sobrecarregar o sistema.
Assim como a televisão cresceu apenas quando os seuscriadores pararam de pensar nela como “rádio com imagens”, éessencial que os profissionais adeptos da teleconferência percebam que osseminários online de sucesso precisam de utilizar os seus pontos fortes e aspossibilidades inerentes do meio – ou seja, o vídeo.
A maioria dos profissionais não gostam de se verdiante das câmaras, contudo, se analisarmos os níveis de envolvimento atingidosquando os ouvintes atribuem uma cara a uma voz, esta não é uma desculpa válida.
Tenha ematenção a estética visual
Se vai realizar uma apresentação num webinar, éessencial planear os recursos visuais com cuidado. Ajuste a câmara para queesta exiba o seu rosto (mesmo que isto signifique colocar o portátil em cima devários livros). Faça um teste para ver como o cenário escolhido aparece aosparticipantes.
Por exemplo, evite realizar apresentações com umajanela à sua frente, pois a luz pode impedir as pessoas de ver; certifique-seque o plano de fundo é profissional, como uma estante ou uma obra de arte;evite roupas com padrões ou joias que possam distrair o espetador.
Familiarize-secom o software
Antes de iniciar o webinar, deve ensaiar a mecânicado mesmo. Familiarize-se com a ferramenta que vai utilizar durante aapresentação. Existem várias plataformas que permitem realizar apresentaçõesdeste tipo e, cada uma delas, embora sejam semelhantes, cada uma delas possuias suas especificidades.
Garanta que consegue manter o contacto visual com acâmara, de modo a que pareça que está a olhar diretamente para os espetadores.Algumas plataformas exibem imagens de vídeo num canto e, nesses casos, éprovável que fique tentado a olhar para essas imagens, dando a sensação queestá a olhar para o lado sem motivo aparente. Ajuste todas as definições padrãoconforme as suas necessidades.
Decida asregras do webinar
Por fim, decida atempadamente quais as regras dowebinar e como vai lidar com a participação do público. Dependendo do número departicipantes, pode pedir que “levantem a mão” para realizar uma intervenção;escrevam as suas dúvidas na caixa de comentários ou utilizem uma aplicaçãoespecífica para perguntas e respostas. Seja qual for o método, verifique que omesmo está explicito e vá relembrando os espetadores ao longo do webinar.
Caso o método escolhido seja a caixa de comentários,deve dar tempo às pessoas para que possam escrever as suas perguntas. Se tiverum número grande de espetadores, o que se pode traduzir num maior número deperguntas, considere ter um assistente para o ajudar a encontrar os comentáriosmais promissores e interessantes.
No mundo corporativo e das organizações, osprofissionais são cada vez mais incentivados a realizar apresentações atravésde webinar. Os benefícios financeiros e de economia de tempo das apresentaçõesonline são óbvios e, por isso, está é uma tendência que só continuará acrescer. Ao dominar estas novas tecnologias poderá aperfeiçoar as suas técnicasde apresentação e, assim, tornar-se um líder mais persuasivo e eficaz.
Texto adaptado do artigo da autoria de Dorie Clarkpublicado no dia 11 de junho de 2018 no website da Harvard Business Review (https://hbr.org/2018/06/how-to-give-a-webinar-presentation).