Todos sabemos que os gestores devem delegar paragarantir o trabalho de qualidade dos projetos, assim como os resultadosesperados nos timings definidos. Contudo, se se confunde frequentemente com osresultados finais, toma conhecimento de problemas à última da hora e nãoentende como a sua equipa gere prioridades, isto pode ser um sinal de quedelegou tarefas em excesso, deixando os seus colaboradores “abandonados” edesmotivados. Neste caso, é importante que recupere a responsabilidade dedeterminadas tarefas, garantindo assim a orientação e estrutura que a suaequipa necessita. Partilhamos três etapas que pode seguir durante esteprocesso.
Assumir umprojeto simbólico
Assumir um projeto ou uma tarefa simbólica é umaatitude visível que demonstra o seu envolvimento perante a equipa. Por exemplo,a dado momento do seu percurso profissional, um gestor sénior de marketingpercebeu que tinha delegado em excesso e não percebia o novo projeto de software.Para colmatar a sua falha, este decidiu voltar a rever os detalhes do briefinge perceber como funcionava o software. Desta forma, ganhou novas capacidadestécnicas que lhe permitiram reavivar o diálogo com a equipa e com outrosgestores na empresa. O tempo gasto com o software também ajudou a longo prazo,pois quando teve de delegar novamente tarefas, já dominava todas asespecificidades do software, o que facilitou o diálogo.
Redefinaprioridades com a sua equipa
Numa outra empresa, o CTO percebeu que tinha delegadotrabalho em excesso, quando teve consciência que desconhecia os projetos atuaisda sua equipa e qual a sua gestão de prioridades. A frustração aumentou quandodescobriu que o projeto interno, que diferenciava a empresa da concorrência nomercado, se perdeu e foi esquecido com o iminente prazo dos clientes.
Para dar a volta a esta situação, agendou uma reuniãofora do local de trabalho com todo o departamento, com o intuito de alinharobjetivos e para que todos estivessem alinhados com as mesmas metas eexpetativas. No decorrer da reunião, o gestor percebeu que a sua equipa nãotinha entendido a lógica e a urgência de determinados processos internos.Depois da reunião, começou a acompanharde forma mais eficaz os projetos e a equipa.
Comunique asua visão
O maior problema de delegar em excesso é deixar que avisão e a cultura da empresa saiam da alçada do gestor da equipa. Embora osgestores acreditem que comunicam a cultura e a visão da empresa inúmeras vezes,a verdade é que as suas equipas continuam confusas e a cometer erros. Se está anotar que a saída de projetos estagnou, se há discordância excessiva naatribuição de tarefas e nos processos, se os membros da equipa possuemcomportamentos inesperados e inconsistentes entre si, estes podem ser sinais deque delegou tarefas em excesso e que a sua equipa assumiu a sua própriainterpretação da visão da empresa.
Para combater a tentação de delegar em excesso, certifique-seque faz uso de todas as oportunidades de comunicação para enfatizar e reforçara visão e a cultura da sua empresa. Por exemplo, enquanto gestor pode, noinício de cada projeto, relembrar os restantes colaboradores sobre a visãoabrangente da empresa. Aproveite as reuniões de trabalho, os encontros de empresa,as ações de comunicação interna e as comunicações por email para passar amensagem. Sem esta passagem de informação pode haver uma perda de valores,criatividade, produtividade e espírito de equipa, mais importante, pode haveruma perda de credibilidade do líder.
Texto adaptado do artigo da autoria de Anne Sugarpublicado no dia 14 de setembro de 2018 no website da HBR (https://hbr.org/2018/09/how-to-tell-if-youre-delegating-too-much-and-what-to-do-about-it).