Traduzido e adaptado de Marlo Lyons
Um dos meus clientes, o Steve não tirava umas férias verdadeiras há mais de dez anos. Claro que ele viajava com a família. Mas na qualidade de gestor de operações sénior, sentia sempre, que não se devia desligar do trabalho, pois inevitavelmente, algo poderia surgir enquanto ele descansava numa bela cadeira longe do escritório. Por isso, ele via os emails todas as manhãs e noites, atendia chamadas importantes e trabalhava durante as “férias”, tudo isto, até entrar em burnout. “Eu entrava na rotina sem descansar. Os meus níveis de energia desciam cada momento de férias que eu deixava escapar, e então bati no fundo.” Ele percebeu que quase não conseguia sair da cama, destetava as segundas-feiras de manhã e não tinha paciência para os filhos. “Eu não gostava de mim ou daquilo que eu era para a minha família ou no trabalho.”
Desligar do trabalho quando se está de férias parece muito mais fácil do que aquilo que realmente é. A cultura de alguma empresas não permite isto, querem que responda a emails, esteja presente em reuniões para dar continuidade aos negócios. No entanto, os estudos e observações de 1910 mostram que ter férias, de modo a desligar completamente do trabalho, é fundamental para descer os níveis de burnout, aumentar a energia e comprometimento, e melhorar a saúde geral, o bem-estar, o que por sua vez leva a melhorias na produtividade.
Então, de que forma é que se desliga totalmente do trabalho, durante as férias, de modo a alcançar estes benefícios? Aqui ficam cinco dicas para definir limites na área profissional.
Disponibilize um plano
Uma vez validado o período de férias, deixe bem claro à sua chefia que vai estar ausente durante esse período. Não tem de dizer onde vai ou o que vai fazer, mas deixe claro os benefícios que o desempenho profissional vai ter quando regressar das férias. Por exemplo, a energia que vai ganhar, ao estar desligado, vai ajudá-lo a estar mais focado em projetos futuros?
Esta conversa também deve incluir um plano de substituição para a sua chefia ou colegas. Prepare este plano num documento, principalmente se as férias forem por um período prolongado. Quem devem contactar e para que assuntos? Quem é que vai assegurar que os resultados sejam alcançados? Pergunte à sua chefia se necessita de mais alguma informação para além do que deixou preparado. Quanto mais colaborar com eles na preparação da sua ausência, menos ansiosos ficarão por causa da substituição e com certeza, vai ter mais tempo sem interrupções.
Registe a sua ausência
Pode até ter submetido o seu período de férias no calendário da empresa, porém, a sua chefia não se vai lembrar quando, exatamente, são as suas férias. Os seus colegas de trabalho também não vão saber que está ausente para férias, até receber a resposta automática do seu email. Assim, logo que as suas férias sejam aprovadas, envie uma informação à sua chefia, elementos da sua equipa, colegas de trabalho e clientes a dizer que “(o seu nome) nas datas x não está disponível.” Tudo isto vai permitir que eles próprios preparem a sua ausência e comuniquem consigo tudo o que precisam, antes de ir de férias.
Envie avisos para reuniões regulares
Evite declinar convites para reuniões regulares, durante o seu período de férias. Envie um email aos responsáveis pelas reuniões a perguntar se precisam de alguma coisa da sua parte antes de ir de férias. Isto mostra que é responsável para com os seus colegas e é a oportunidade que tem de dizer que não vai estar presente ou disponível. Se as reuniões forem através do Zoom, Microsoft teams, ou outra plataforma, peça para gravar a reunião, caso a informação da reunião lhe possa vir a ser útil quando regressar. Se a reunião for presencial, peça ao presidente da reunião para tirar algumas notas e identificar as áreas que têm de ser tratadas no seu regresso.
Tire partido da sua notificação de ausência do trabalho
A maioria das pessoas não consegue deixar o trabalho ou delegar noutras pessoas as suas funções para casos de emergência. É muito importante, referir na sua mensagem automática de ausência ao trabalho, quem é que pode assumir as suas funções. Certifique-se que a mensagem é clara e profissional. Se for demasiado delicado e disser algo como “pode demorar a responder”, os seus colegas vão pensar que lhes vai responder. A sua notificação de ausência, deve deixar bem claro que não tem acesso ao email e que não estará disponível até ao seu regresso, no dia X.
Ajuste com a sua chefia quem é que deve ser contactado, em caso de emergência, e quem é que vai lidar com assuntos importantes, mas não urgentes. Inclua informações de contacto para cada uma das pessoas disponíveis para responder em cada uma das situações na sua ausência. Se utilizar canais de comunicação como o Slack, Zoom, ou o chat do Microsoft Teams, também deve alterar o seu estado.
Envie um último lembrete
Na semana anterior às férias, envie um email à sua chefia, colegas de equipa, e outras partes interessadas, avisando-os de que vai estar de férias, referindo a data do seu regresso. Lembre que não vai estar disponível e não vai responder a emails ou atender chamadas. Caso seja necessário, deixe claro onde é que podem encontrar a informação que possam precisar e quem vai ser responsável pelo seu trabalho durante a sua ausência. Este tipo de lembrança mostra que é responsável e que compreende que a empresa tem de funcionar mesmo quando está fora. Também vai reduzir assuntos pendentes que terá de responder quando regressar das férias.
Os seus colegas vão respeitá-lo se definir limites quando está de férias e pelo facto de ter demonstrado ser profissional e assegurar o sucesso de todos. Mais importante, é que quando definir os limites, também os preserva. Não leia textos ou emails, pois assim que abrir as portas do trabalho, será mais difícil de as fechar.
No caso do Steve, ele conseguiu implementar estas estratégias e no mês passado tirou uma semana de férias com os filhos e não respondeu aos emails ou atendeu telefonemas de trabalho. Estar, totalmente, desligado do trabalho fez uma grande diferença na energia e no envolvimento, não só no trabalho, mas também na sua vida familiar. “Regressei completamente rejuvenescido, estava pronto para lidar com tudo, até a lista de afazeres da minha companheira. E mais importante, os meus filhos disseram que se divertiram mais pois eu tive tempo para estar com eles.” Ele brinca ao dizer que é um workaholic reformado, pois os benefícios são muitos para serem ignorados. O que consta da sua lista de afazeres? Planear umas férias de verão que possa desligar totalmente outra vez.