Dicas para uma orientação eficiente

 Ainterminável série de tarefas exigentes no trabalho podem deixar-nos vazios —prazos, reuniões, projetos e formação em curso, exigem o nosso esforço e limitamo nosso tempo. Como medida de poupança de energia e de tempo, optamos por limaralgumas coisas. Uma das tarefas que geralmente está na lista de prioridades é amentoria. Embora a mentoria traga propósito e satisfação, pode ser desgastante.De notar que existe muita literatura que se centra nas estratégias gerais deorientação – o porquê, o quê, quem, onde e quando – no entanto, as estratégiaspara poupar tempo e energia são muitas vezes negligenciadas.

Peranteuma pandemia sem fim à vista, temos de preservar os nossos abastecimentos decombustível enquanto orientamos os outros. É possível ser um mentor de umaforma eficiente que beneficie, aumentando a sua confiança e a sua rede, mastambém conservando a sua energia. Chamamos a isto uma abordagem eficiente emtermos de combustível. O objetivo da mentoria eficiente em termos decombustível é simples: tornar-se um mentor mais apto com um grupo ainda maiorde mentes, enquanto gasta menos energia e menos tempo. Não se trata apenas deencontrar formas de obter mais dos seus esforços. Ao estabelecer limites eexpectativas claras, é possível fomentar habilidades importantes e oferecerredes mais fortes que possam revelar-se mais úteis para os pupilos a longoprazo.

Umbom lugar para começar é clarificar as expectativas de base. Para começar, ospupilos têm de perceber as suas preferências. Considere a sua expectativa deresponsabilidades, em seguida, elabore um documento de normas e guarde-o parauso futuro. Por exemplo: o aprendiz deve ser rápido, criar a agenda, organizarconvites de calendário (incluindo um link de conferência para reuniõesvirtuais) e completar itens de ação. Uma lista de modelos no início de umarelação pode oferecer diretrizes amigáveis, mas diretas a cada aprendiz.Durante a sua relação, pode revisitar o documento em conjunto e otimizar aindamais. Fornecer contexto, informando o aprendiz que estes padrões fornecerãohabilidades de organização e liderança, e manter, o mentor, focado nas suasnecessidades maiores.

Umapeça importante para definir expectativas como mentor é estabelecer umorçamento de quanto tempo espera gastar anualmente — para um aprendiz, vocêpode dedicar duas a seis horas por ano, dependendo das necessidades do pupilo.Partilhe o seu orçamento de tempo com o pupilo. Isto permite que o aprendizveja o tempo do mentor como uma moeda e desenvolva pensamentos e questões antesde chegar a um ponto. Cria independência e confiança para os aprendizes eempurra-os para a resolução de problemas por si só antes de agendar umareunião. Não é que os mentores não devam acolher perguntas, mas os mentoresestão melhor posicionados para orientar as suas opções com antecedência. Paraaumentar a eficiência do combustível, considere se o problema pode ou não serresolvido de forma eficiente através do e-mail e considere encurtar as reuniõescom os aprendizes de 60 minutos para 40 minutos. Mova as reuniões de 30 minutospara intervalos de 20 ou 10 minutos.

Emseguida, reconsidere como estrutura as reuniões com os aprendizes.Tradicionalmente, a relação mentor-pupilo é uma díade: Duas pessoasencontram-se e discutem temas muitas vezes enquadrados em temas de crescimentoprofissional, conflito interpessoal ou equilíbrio entre a vida profissional e avida pessoal, por exemplo. Muitas vezes, os mentores têm conversas semelhantesseparadamente com alguns aprendizes, e as respostas que dão a uma seriamrelevantes para os outros, também. Com isso em mente, em vez de passar cincohoras reunidos separadamente, considere combinar as cinco reuniões separadasnuma única hora. (É razoável deduzir essa hora do orçamento de cada aprendiz.)Esta abordagem pode poupar tempo, claro, mas também existem outras vantagens:Na definição de grupo, os pupilos podem partilhar perspetiva uns com os outrose oferecer orientação entre pares. Isto estabelece apoio e validação quandoouvem lutas semelhantes e aspirações insatisfeitas. Permite ainda que osaprendizes construam os seus espaços de confiança e redes pessoais como um grupo,discutindo o que de outra forma seriam assuntos privados numa reunião de umpara um. Ao agrupar as pessoas, impacta mais e sobrecarrega menos o seucalendário.

Assessões de mentoria do grupo não têm de ser presenciais – como aprendemos naera Covid-19, estas funcionam bem virtualmente, com câmaras ligadas e áudio semser aborrecidas. Aprendizes de diferentes instituições e diferenteslocalizações geográficas podem convenientemente colaborar sob a orientação domentor. Outra via para combinar sessões de mentoria é através de listservs. Juntar pessoas semelhantes dealguns grupos num grupo de e-mail, ou listserv,e enviar emails para grupos maiores é fácil. Além disso, considere usaraplicações de mensagens de grupo, que permitem conversas contínuas comsupervisão e poupança de energia e distância do mentor. Isto mantém o mentorpresente e empenhado, permitindo a flexibilidade para desligar e reternotificações.

Finalmente,agora que percebeu e definiu expectativas, bem como mudou a base das suasreuniões, veja como outras obrigações podem duplicar como oportunidades dementoria. Considere um evento de desenvolvimento profissional ou profissionalrelacionado com o trabalho, como um webinar virtual ou até mesmo uma reunião deconselho de administração, a oportunidade de convidar o seu aprendiz. Duranteuma pandemia, as oportunidades virtuais são eficazes e abundantes. Consolidarencontros é uma abordagem vencedora por algumas razões. Esta estratégia combinao tempo que nós, os mentores, tínhamos planeado passar independentemente dotempo, ao lado de um aprendiz. Também permite que o aprendiz veja os nossosinteresses, competências em rede e influência. Por último, oferece aoportunidade de apresentar o aprendiz a outros potenciais mentores. Construiruma equipa de mentores para um aprendiz é uma abordagem e dom eficiente emtermos de combustível e de apoio.

A mentoria não deve desgastar a sua energia.Pode ser eficiente em termos de energia e sem esforço. Procure formas decomunicar expectativas, agendar eficazmente e consolidar as suas expectativas.Estas estratégias permitem-lhe mais espaço para ir mais longe na viagem comomentor.

Texto adaptado do artigo da autoria deAdaira Landry e Resa E. Lewiss, publicado no dia 25 de agosto de 2020 em https://hbr.org/2020/08/what-efficient-mentorship-looks-like.

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