Artigo traduzido e adaptado de “To Jumpstart Creativity, Try These 8 Prompts”
À medida que a inteligência artificial generativa se torna mais presente no mundo dos negócios, o segredo para o sucesso de nós, humanos — seja como colaboradores juniores ou executivos seniores — será delegar tarefas rotineiras à tecnologia e dedicar-nos a atividades mais criativas. Quer estejamos a reinventar estratégias de vendas e marketing, a melhorar processos internos ou a gerar novas fontes de receita, esta é a nossa oportunidade de sermos os motores da inovação e do progresso nas nossas carreiras e organizações.
De facto, um inquérito de 2024 realizado pela Canva e pela HBR Analytic Services revelou que 91% dos inquiridos acreditam que o pensamento criativo é uma característica fundamental para os profissionais, enquanto 96% concordam que é essencial para o desempenho e sucesso a longo prazo de uma empresa . No entanto, muitos de nós ainda lutamos para alcançar o nosso potencial criativo.
Então, como podemos estimular a nossa própria criatividade e a das nossas equipas? Com base em décadas de experiência a liderar agências de media e publicidade e a aconselhar clientes, apresentamos algumas diretrizes e estímulos que consideramos particularmente úteis para despertar novas ideias.
Preparação
A criatividade exige o estado mental adequado. Há uma razão para que algumas das nossas melhores ideias surjam durante o duche; muitas vezes, isso acontece após um sono reparador ou exercício físico e, por alguns minutos, estamos afastados das distrações do quotidiano.
Assim, antes de iniciar qualquer um dos exercícios descritos abaixo, é importante preparar-se. Reserve tempo, pratique exercícios de respiração para melhorar a concentração e assegure-se de que está aberto e recetivo aos seus próprios pensamentos e sentimentos, bem como aos dos seus parceiros criativos. Lembre-se de que o processo será desorganizado — cheio de iterações — mas o objetivo final é gerar ideias inovadoras que impulsionem o crescimento.
Quer trabalhe sozinho ou com colegas, pode ser útil fazer perguntas que contextualizem, como: “Onde estamos? Para onde queremos ir? Temos o apoio e os sistemas adequados para pensar e agir de forma mais criativa? Que nível de compromisso podemos assumir? Quanto desconforto estamos dispostos a tolerar durante o processo?”
Após este trabalho preparatório, estará pronto para experimentar quatro tipos diferentes de estímulos criativos. O primeiro conjunto destina-se a provocar mudanças quando se sente estagnado. O segundo, a nutrir a equipa após um período de estagnação. O terceiro, a renovar e refrescar após o sucesso. E o quarto, a testar transformações, caso considere necessário.
Provocar Mudança
Talvez esteja preocupado com a possibilidade de ficar atrás da concorrência, ou o feedback dos clientes é medíocre, ou já viu iniciativas anteriores de mudança fracassarem. Quando indivíduos ou equipas se sentem estagnados e procuram reinventar-se, recomendamos frequentemente estes dois exercícios.
Exagerar
Pegue num problema ou desafio e pense na forma mais extrema de o resolver. O que faria se tivesse influência, tempo ou orçamento ilimitados? Considere, por exemplo, a ideia ousada proposta pelos organizadores da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres: fazer com que James Bond acompanhasse a Rainha Isabel II até a um helicóptero, do qual ela saltaria de paraquedas para o estádio! Embora tenha sido um duplo a realizar o salto, a Rainha e o ator Daniel Craig concordaram em participar na gravação, proporcionando um início memorável que só foi possível porque alguém esteve disposto a pensar fora da caixa.
Iniciar uma revolução
Discuta todas as regras explícitas e implícitas sobre o trabalho que realiza e os serviços que oferece. Escreva estas heurísticas ou sabedorias convencionais e, em seguida, fale sobre como poderia desafiá-las ou fazer o oposto de cada uma. Por exemplo, nos anos 90, um gestor de marketing da Ajax notou que todas as propostas de agências de publicidade para o seu novo produto — um spray de limpeza que não deixava resíduos — apresentavam uma dona de casa sorridente a usá-lo para limpar rapidamente e depois dedicar o tempo poupado a amigos ou a um hobby. Mas uma proposta mostrava um homem a fazer a limpeza com o slogan: “Poupe-lhe tempo. Compre o Novo Ajax Líquido.” O gestor escolheu esta opção que desafiava estereótipos, e a campanha gerou enormes vendas para a Ajax.
Nutrir e Florescer
Estas são estratégias a utilizar quando se tenta ultrapassar um período de estagnação. Talvez esteja a pensar: Como recuperamos o nosso ritmo?, ou está a tentar recuperar de um esgotamento, ou simplesmente está aborrecido e procura algo novo.
Reformular com linguagem diferente
Substituir palavras-chave no seu desafio criativo permitirá à sua equipa pensar de forma diferente. Se a sua tarefa é manter clientes, use a linguagem da terapia de casal. Pergunte: Como podemos melhorar esta relação? O que podemos fazer para aumentar o afeto e garantir a lealdade? Ou, se não é líder de mercado numa categoria competitiva, reformule isso a seu favor. Um exemplo brilhante disto foi a campanha publicitária da Avis Rent a Car nos anos 60 com o slogan: “Quando se é apenas o número dois, esforça-se mais.” Esta simples mudança de posicionamento ajudou a marca a passar de prejuízo a lucro pela primeira vez em uma década.
Usar uma ideia antiga
Poderia uma ideia do passado ajudar a resolver o seu problema atual? A natureza humana não muda muito, por isso algo que caiu em desuso pode voltar a funcionar agora. Encontre a pessoa no seu setor com mais experiência e entreviste-a para ver se alguma estratégia ou técnica antiga vale a pena ser revivida. Mantenha um banco de ideias que não foram totalmente aproveitadas, mas que poderiam ser tentadas novamente.
Considere Jenny, uma gestora que queria incentivar mais membros da sua equipa a regressar ao escritório após a pandemia. Depois de ouvir os funcionários explicarem por que estavam relutantes — como os horários variados das pessoas, havia pouco benefício profissional ou pessoal em comparecer — ela percebeu que precisava criar uma experiência coletiva curta e interessante na qual todos quisessem participar. Ela lembrou-se dos concursos de tartes em feiras locais, onde a comunidade se reunia para ver quem era o melhor pasteleiro, e instituiu a sua própria versão: a Taça do Mundo de Bolachas. Todas as quartas-feiras, dois colegas traziam os seus melhores doces caseiros para partilhar com os colegas, que depois votavam em quem avançaria para a próxima ronda. Após sete semanas, um vencedor foi coroado, e a equipa de Jenny estava novamente entusiasmada por ir ao escritório um dia por semana para interagir uns com os outros.
Refrescar e Renovar
Estas estratégias são para quando procura não uma revolução, mas um refrescamento e renovação. Talvez o seu negócio tenha tido um período prolongado de crescimento e esteja a tentar descobrir como mantê-lo, ou a sua equipa trabalha junta há muito tempo e precisa de algo novo para se entusiasmar.
O que está a faltar?
Pense no que não está a fazer e pergunte por quê. Veja onde a concorrência não está e considere o que poderia ganhar ao expandir-se para lá. Pouco depois de o casamento entre pessoas do mesmo sexo ter sido legalizado nos Estados Unidos em 2015, o marketeer Benjamin Vendramin percebeu que não havia muitas canções de amor entre pessoas do mesmo sexo. A sua equipa desenvolveu uma ideia para os MGM Resorts — encomendar novas gravações ou reinterpretações de seis artistas, incluindo Bob Dylan, Kesha e St. Vincent — e a campanha (chamada Universal Love) ganhou cinco Leões de Cannes em 2018.
Da mesma forma, Rich, um estratega de marketing, viu que muitas marcas estavam a falhar nas suas campanhas de sustentabilidade porque os consumidores não viam um impacto tangível: faltava a ligação ao seu ambiente vivido. Ele pensou na causa relacionada com a natureza mais proeminente que pôde — os Parques Nacionais — e ligou a organização aos seus clientes para trabalharem juntos em iniciativas visíveis e populares com propósito.
O que faria o seu inimigo?
Defina o inimigo do seu negócio, equipa ou projeto. Por que é que eles são um desafio, e o que pode fazer para antecipar o seu próximo movimento ou superar o seu pensamento? Por exemplo, antes de uma marca rival lançar o seu detergente para a loiça nos supermercados do Reino Unido, a marca tradicional Fairy ofereceu um grande desconto amplamente utilizado em compras a granel dos seus produtos, garantindo que poucas pessoas precisariam de comprar mais nos próximos meses.
Testar a Transformação
Estas estratégias são para quando sente que chegou o momento de virar a página. Os tempos são difíceis, perdeu o seu maior cliente ou uma startup disruptiva abalou o seu negócio — e está a questionar-se sobre o que fazer a seguir.
Implemente em seis semanas
Escolha algo que quer experimentar e defina um prazo rigoroso para o concretizar. Trabalhe de trás para a frente; para conseguir fazê-lo nesse prazo, o que tem de acontecer na primeira semana, nos primeiros três dias? Defina metas aparentemente irrealistas, divida o trabalho em tarefas mais pequenas e surpreenda-se com o que consegue alcançar num curto espaço de tempo. O gigante retalhista espanhol Zara consegue passar de um esboço de moda a uma peça final nas prateleiras das lojas em apenas um mês. Que ideia poderia testar no mesmo período?
Insista até que assuste
Não aceite a primeira ideia, nem a segunda, nem a terceira. Continue até chegar a uma que o assuste. Por exemplo, quando Sarah assumiu o cargo de diretora-geral da sua empresa, sabia que as suas três divisões — cada uma liderada por uma personalidade forte — não estavam a colaborar eficazmente. A sua primeira ideia para resolver o problema foi inscrevê-los num curso de gestão conjunta ou em sessões de coaching individuais e coletivas. A segunda foi reunir-se com eles semanalmente. Mas suspeitava que estas medidas não trariam mudanças comportamentais duradouras. A sua terceira ideia foi reorganizar a empresa, passando de três divisões para duas, atribuindo a cada líder um novo papel, equipa e objetivos reformulados. Foi uma decisão controversa, com dificuldades iniciais, mas um ano depois os silos desapareceram, os três executivos estavam a trabalhar bem em conjunto e as receitas aumentaram 20%, em parte graças a novas fontes de rendimento.
Na era da inteligência artificial, a criatividade humana é um superpoder que gera crescimento para a sua carreira e para a sua organização. Também torna o local de trabalho mais interessante e agradável. Experimente estes exercícios. Inspire-se nestes exemplos. E comece o novo ano a trazer a sua melhor mente criativa para o trabalho.
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