A confiança não é algo fácil de se obter. Desenvolve-se muito devagar, normalmente tempo depois de estar com outra pessoa e ter tido tempo para interagir e avaliar a personalidade de cada um, principalmente estas três qualidades, que adiante serão detalhadas:
- Competência
- Benevolência
- Integridade
Se tudo correr bem e se conseguir construir uma relação de confiança, começa a sentir-se psicologicamente mais seguro e consegue adotar uma postura mais estável sobre a outra pessoa. Mas o trabalho à distância dificultou o desenvolvimento desta situação.
Muitos de nós estão a interagir através de um ecrã e a trabalhar em equipas híbridas com pessoas situadas em diferentes partes do mundo, com quem muito dificilmente iremos reunir pessoalmente. Falta-nos o requinte da observação direta dos nossos pares, tornando mais difícil perceber as suas intenções, valores e carácter (e vice-versa).
Isto é um problema. Em todos os ambientes de trabalho, é necessária a confiança, pelas mais variadas razões. Sem isso, vai ser difícil dedicar-se por inteiro ao trabalho. A sua equipa pode lutar para se apoiarem e abertamente partilhar opiniões e ideias, prejudicando as falhas de comunicação, diminuição na produção e o medo de aceitar riscos que lhe poderiam permitir a aprendizagem e o crescimento profissional.
Como académico, explorei a confiança em muitos contextos profissionais, incluindo a forma como a confiança é recomposta depois de uma situação de conflito e de que forma é que as emoções que revelamos durante as negociações provocam sentimentos de confiança. Com o meu trabalho e depois de ter lido muita coisa sobre confiança, percebi que a base de julgamento sobre a confiança nos outros é a mesma em todas as relações. Há formas de construir a confiança se souber enviar e receber os sinais adequados.
Aqui estão os três principais indicadores de confiança. A boa notícia é que os pode demonstrar quer esteja em regime de trabalho presencial ou à distância, e deve promovê-los na sua equipa.
Competência
A competência é a habilidade para fazer algo eficazmente e de forma bem-sucedida. Quando os outros o veem como alguém competente, acreditam que tem a competência e o conhecimento para fazer aquilo que diz que vai fazer. Isto permite aos outros entendê-lo como dependente, de confiança e previsível, ou seja, variáveis essenciais de confiança. Algumas das coisas que pode fazer para mostrar a sua competência incluem:
· Seja organizado e planifique: antes das reuniões, faça o trabalho de casa e estude a ordem do dia. Para mostrar que está preparado, tenha uma lista de questões, pesquisas ou soluções que podem ser interessantes para os intervenientes no projeto. Os seus colegas vão perceber que é organizado e motivado.
· Mostre segurança e consistência: Seja consistente na mensagem que passa. Se disse que não a um determinado prazo, perante um dos colegas da equipa, não diga que sim a outro colega. Se tiver alguma crítica sobre um projeto, não diga a um colega e esconda a sua opinião de outros. As pessoas associam a consistência e o comprometimento com dependência. Trate todos de modo igual e certifique-se de que o seu comportamento vai de encontro aos seus valores.
· Tenha cuidado com o que promete: Não prometa algo que não tem tempo ou motivação para fazer. Também, deve evitar prometer algo que não consegue cumprir, não diga que sim a um prazo de dois dias, quando sabe que precisa de uma semana para ter tudo pronto. Quando fala com os colegas de equipa deve evitar fazer afirmações genéricas de apoio (“Sim, boa ideia. Devemos fazer alguma coisa sobre isso.”). Em vez disso, ofereça ações em que mostra apoio quando gosta das ideias (“Gosto muito dessa ideia. Será um prazer ajudar-te a escrever um plano de ação para a próxima semana.”). Do mesmo modo, seja sincero quando não gosta de uma ideia, não apoie a ideia só porque fica bem.
· Seja previsível e seguro: Faça desaparecer o mistério das suas ações, explique os seus motivos, valores e critérios. Por exemplo, ao sugerir ideias aos seus colegas, pode dizer, “Isto é o que eu penso que devemos fazer. Vamos focar-nos em fazer X. Sugiro isto porque considerei os factos A, B e C. Aqui estão as minhas razões e hipóteses que me levaram a escolher X e outras opções. Estou disponível para feedback e adoraria pesar o melhor caminho em frente.
Benevolência
A benevolência é a qualidade de ser bem entendido e o grau de interesse que provoca nos outros. Muitos vão confiar em si se verificarem que se interessa pelos outros, e se tem a motivação necessária para ir além das suas necessidades e suprir as necessidades da equipa. Algumas das coisas que pode fazer para evidenciar a sua benevolência são:
· Identifique semelhanças: As pessoas estarão mais abertas às suas ideias se sentirem que os seus valores são semelhantes aos deles. Procure identificar os tópicos e os objetivos da sua equipa e envolva-se em conversas verdadeiras. Por exemplo, se alguém no início de uma reunião contar algo sobre a sua vida, tente relacionar isso com algo da sua vida também. Quando alguém lhe perguntar como está, seja autêntico. Seja sincero e honesto sobre os desafios que está a enfrentar, e coloque questões. Finalmente, quando falar sobre as suas ideias, associe-as aos seus valores. Isto dará aos outros a oportunidade de estabelecer uma conexão mais profunda consigo. Quanto mais os seus colegas souberem a sua base, mais disponíveis estarão para o apoiar.
· Mostre delicadeza e compaixão: Pequenos gestos podem fazer uma grande diferença. Durante conversas informais no Slack ou IM, aproveite para perguntar aos seus colegas como é que estão, e mostre-se genuinamente interessado. As pessoas vão gostar de perceber que está interessado nos outros e como resultado acreditam que é de confiança. Por exemplo, pode ajudar um colega que está a viver uma situação de emergência familiar ou falar com um colega sobre o trabalho numa das próximas reuniões de equipa. Quando os outros o veem como alguém que mostra simpatia e compaixão, são mais capazes de interpretar o que diz de forma mais positiva.
· Mostre alguma contenção: Seja cuidadoso na escolha das palavras. Tenha cuidado durante as reuniões, para que os seus comentários não sejam depreciativos. Evite ridicularizar, ou trocar os olhos mesmo que não esteja minimamente interessado. Não domine a conversa, em vez disso, certifique-se que todos têm a sua oportunidade de falar. Evite a bisbilhotice nas costas de um colega. Se um colega de equipa partilhou algo pessoal, não deve partilhar isso com os colegas. Deve ter cuidado com a privacidade no trabalho. Esteja atento na gestão entre o profissional e o pessoal, só assim lhe confiam informação importante.
Integridade
A integridade é a forma como seguimos os princípios morais e o grau de honestidade que temos. A integridade é difícil de julgar, mas é fundamental para criar confiança. Muitos comportamentos no trabalho são tidos como instrumentais e estratégicos, o que deixa as pessoas na dúvida quanto à veracidade dos comportamentos. Por isso, quantas mais oportunidades tiver, de articular os seus valores explicitamente e permitir que os elementos da equipa vejam os seus valores, mais facilmente confiam em si.
· Mostre lealdade: Encontre formas de mostrar o seu apoio e lealdade à sua equipa. Como membro mais recente, pode mostrar a lealdade ao falar da competência da sua equipa a elementos externos, defendendo a visão e missão da sua equipa, e agindo tendo em conta os interesses e objetivos da equipa, em vez de colocar em primeiro lugar os seus objetivos. Se o seu chefe o elogiar pela apresentação que fez, e a apresentação resultou de um trabalho conjunto, não se esqueça de dar crédito a quem merece. Em vez de dizer, “Muito obrigada, trabalhei arduamente,” pode dizer, “Muito obrigada. Queria agradecer a ajuda de X, Y, e Z.”
· Ouvir: Ao ouvir e considerar as perspetivas dos seus colegas antes de tomar uma decisão, mostra que reflete e delibera em vez de agir por impulsividade. Por exemplo, se estiver numa situação de desacordo, em vez de retaliar com novos argumentos, ouça o seu colega primeiro. Tente compreender o outro lado. Peça esclarecimentos e depois tome a sua decisão. Pode dizer, “Eu vejo isto desta forma.” Isto mostra que ouviu os outros e que quer compreender antes de reagir, e não, simplesmente, “vencer” os argumentos para ganhar.
· Mostre cidadania: Tente ir para além dos seus deveres, faça mais do que é esperado e ajude os outros a alcançar a excelência. Por exemplo, tome a iniciativa de agir de forma pró-social, ensinando aos colegas competências que podem ajudar no desempenho destes. É um profissional em Excel? Dê uma pequena aula aos seus colegas.
Equipas de sucesso nascem de trabalho em equipa de sucesso, e para isso a confiança é fundamental. Mostre aos seus colegas que é de confiança, seguindo as dicas referidas. Seja consistente, e procure a coerência nas ações dos seus colegas. Só assim vão criar crenças estáveis sobre o seu carácter e a forma como mede se vale a pena investir o seu tempo e confiança nos colegas.
Texto adaptado do artigo da autoria de Ruchi Sinha, publicado na edição da revista da HBR de março de 2021 e disponível em https://bit.ly/35xKfIG