O argumento para finalmente arrumar a sua secretária

O ambiente físico do nosso local de trabalho temuma grande influencia na forma como trabalhamos. Quando o nosso local detrabalho está desarrumado, significa que nós também estamos.

Isto é verdade, do ponto de vista da logística:perdemos tempo precioso do nosso dia de trabalho, quando procuramos um papel nomeio da nossa secretária desarrumada. O mesmo acontece com aqueles que deixaramde ter papéis no trabalho: um estudo internacional revela que a maioria dos colaboradoresque não usam papel para trabalhar, perdem em média duas horas por semana àprocura de documentos perdidos. Muitas vezes sem resultados.

Mas a desarrumação pode afetar-nos de diversasformas indiretas. A minha pesquisa, assim como a de outros, mostra que o nossoespaço físico influencia significativamente a nossa cognição, emoções ecomportamento, afetando a nossa capacidade de tomada de decisões e a relaçãocom os outros. Os espaços mais desarrumados podem ter efeitos negativos nosnossos níveis de stress e ansiedade, assim como na nossa capacidade de nosfocarmos na escolha dos alimentos e até no nosso sono. Muita da pesquisa, emtorno da limpeza e desarrumação está mais centrada no espaço doméstico. Porém,e verificando-se os gastos avultados, de cerca de 190 biliões de dólares, dasempresas americanas com a saúde, está na altura de analisar os efeitos que adesarrumação tem nas nossas vidas, e começar a fazer alguma coisa para contrariaresta tendência.

A desarrumação afeta o seu trabalho e o seucérebro

Pode até pensar que não se incomoda com os seusarquivos amontoados ou com as resmas de papel na sua secretária. Mas os peritosda Universidade de Princeton, do Instituto de Neurociências, utilizaram o fMRIe outras abordagens para demonstrar que o nosso cérebro gosta de ordem e queimagens de desorganização, constantes no nosso cérebro, reduzem a nossacapacidade de foco. Também perceberam que quando os participantes limpavam asua área de trabalho, estavam mais focados e processavam mais informação eaumentavam a produtividade.

Um estudo sobre os efeitos da desorganização emcasa, mostrou que os indivíduos sobrecarregados com a quantidade de coisas emcasa têm mais facilidade em procrastinar. Outra pesquisa demonstrou que umacasa desarrumada aciona a vontade de ver televisão e comer porcarias. Emboranão haja certezas se isto se generaliza ao local de trabalho, é possível queescritórios desarrumados produzam empregados que comem mal durante as pausas epassem menos tempo a trabalhar.

A desarrumação também pode afetar a saúde mental, tornando-nosmais stressados, ansiosos ou deprimidos. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos,em 2009, mostrou, por exemplo, que o cortisol, a hormona do stress, era maiornas mães cujo ambiente caseiro estava desarrumado. Elevados níveis de cortisoldurante algum tempo, podem levar à depressão e ansiedade. (Interessantemente,também pode ter o efeito inverso. Investigadores nos Estados Unidos analisarama interação entre o stress e a desarrumação no local de trabalho e descobriramque o stress e a exaustão emocional levam a que os colaboradores demorem natomada de decisões e mantenham mais material próximo nas tarefas que estão arealizar, levando assim à desarrumação do local de trabalho.)

A nossa relação com os outros também pode serafetada pela desarrumação. Num estudo, os participantes com secretáriasdesarrumadas perceberam que tinham menos consciência, eram mais neuróticos e menosagradáveis. Tais perceções de um colaborador, podem afetar negativamente aforma como os outros interagem com ele e pode trazer consequências negativas naprogressão das suas carreiras.

O que é quese pode fazer?

Limpar comregularidade o local de trabalho, em vez de deixar acumular, é a forma maisfácil de manter a desarrumação longe. Evite deixar acumular para que a limpezanão seja uma forma de procrastinar. Se trabalha em casa, criar uma área detrabalho pode muito bem ajudar a limitar o espaço de trabalho e o espaço decasa.

Paraequipas ou organizações, estabeleça dias de limpeza, com pizza para criarmomentos de interação social e desenvolva uma tarefa que a maioria das pessoasnão gosta. Considere instituir uma regra de limpeza da secretária para manter alimpeza dos espaços comuns. Trabalhe com a sua equipa de IT de forma adesenvolver ferramentas de documentos online, assim como clarificar aquilo quedeve ser mantido e aquilo que pode ser descartado. Ao fazer isto, as organizaçõesestão a investir naquilo que é prático e seguro e perceber que os colaboradoresprecisam de autoidentidade e autonomia.

Finalmente,perceba que a desarrumação nem sempre é má. Um estudo demontrou que secretáriasdesarrumadas podem ser mais criativas. Esta pesquisa sugere que ambientes maisarrumados e limpos nos tornam mais suscetíveis à conformidade e segurança,enquanto que os ambientes mais desarrumados, levam-nos a quebrar as regras ever as coisas de forma diferente. Por isso, uma secretária impecável podesignificar falta de criatividade, uma muito desarrumada pode enviar mensagensnegativas sobre a sua personalidade e forma de trabalhar. Mantenha as coisas deque precisa à mão, e resista à tentação de acumular.

Textoadaptado do artigo da autoria de Libby Sandrer, publicado a 25 de março de 2019no website da Harvard Business Review (https://hbr.org/2019/03/the-case-for-finally-cleaning-your-desk).

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