O que é que as pessoas superprodutivas fazem de diferente

Em 2018, descobri um meme que se estava a tornar viral naInternet. Dizia: “O seu dia tem o mesmo número de horas que o da Beyoncé”.Duvido que alguém se tenha tornado mais produtivo ou alcançado maioresresultados na sequência destas palavras, mas isso fez-me pensar: Os grandesempreendedores encaram os seus dias e o seu trabalho de maneira diferente damaioria das pessoas? Como é que eles se tornam tão eficientes e produtivos?Para explorar esta questão, comecei a entrevistar vários autores, músicos,artistas, empresários e líderes empresariais para o meu podcast, How I Work.Falei com eles sobre as suas rotinas, rituais, práticas e truques de trabalhopara entender como conseguem fazer muito mais (mesmo durante a pandemia) do queuma pessoa normal. As quatro dicas abaixo destacaram-se em particular.

1. Agrupe as suasreuniões

A verificação de e-mails por grupos tornou-se uma dica deprodutividade comum. A ideia é que só olhe para a sua caixa de entrada duas atrês vezes por dia ou pause as notificações por um período de tempo para que sepossa concentrar no trabalho sem distrações. Agrupar as reuniões, chamadas oueventos virtuais pode ser igualmente eficaz. Uma pesquisa da Ohio StateUniversity mostrou que, quando temos uma reunião nas próximas horas, temos22% menos trabalho feito em comparação com quando não temos reuniões agendadas.Pense nisso. Aquilo que faz antes de uma reunião via Zoom com o seu professor,ou uma atualização da equipa virtual ou uma reunião com o seu chefe?Provavelmente está a pensar naquilo que vai dizer, as perguntas que vai fazerou ensaiar algum tipo de apresentação. É difícil encontrar a concentraçãonecessária quando se sabe que em breve se vai interromper o trabalho.

O professor Adam Grant da Wharton disse-me que encontrouuma maneira de contornar esta situação. “Num dia de aulas, eu mantenho todas asminhas horas letivas no mesmo período de tempo geral”, disse. “Eu agendo umintervalo de cinco minutos entre cada um apenas para colocar o e-mail em dia eter uma rede de segurança no caso de uma reunião se prolongar. Nos outros dias,não tenho reuniões e posso-me realmente concentrar e ser produtivo.”

Considere criar regras no seu próprio horário. Se estivermais alerta de manhã, tente organizar as suas tarefas mais exigentes e asreuniões para essa altura e deixe as tardes livres para horas de trabalho maissossegadas.

2. Evite usar o rato

Um estudo da Brainscape descobriu que a maioria daspessoas perdem em média dois segundos por minuto de trabalho a usar o rato emvez dos atalhos do teclado. Isso é oito dias por ano! Os benefícios de aprenderatalhos de teclado podem ser enormes para a sua produtividade. Felizmente, amaioria dos softwares partilha os mesmos atalhos, o que significa que quantomais aprender, mais rápido se torna. Aqui estão alguns para começar.

“Quase nunca toco no rato”, disse-me Rahul Vohra,fundador do Superhuman (um software de e-mail que afirma fornecer a experiênciade e-mail mais rápida do mundo). “E essa é uma regra que obedeço, não apenas naforma como construímos o Superhuman, mas em quase todos os softwares que uso”,disse Vohra.

 

3. Tente melhorar o seu comportamento

Se está a tentar estabelecer hábitos de trabalho melhores,Matt Mullenweg, o cofundador do WordPress e da Automattic, disse-me quepequenos hacks comportamentais podem levar a maiores recompensas. “Se o queestá mais próximo da minha cama quando acordo é o Kindle e não o telefone, émais provável que eu leia”, disse Mullenweg. “Mas se o telefone está em cima doKindle, é mais provável que eu olhe para o telefone.” Por outras palavras,considere que hábitos é que deseja mudar e pense sobre como pode alterar oseu ambiente para influenciar esses comportamentos. Por exemplo, provavelmentejá ouviu que desligar o telefone ou colocá-lo no modo avião o ajudará aconcentrar-se mais no trabalho. Da mesma forma, fazer pequenas alterações à suavolta pode inspirá-lo a agir sobre coisas que tem evitado ou não quer fazernaturalmente. Se quiser ler mais, deixe uma pilha de livros nos móveis. Sequiser cortar junk food, esconda os doces debaixo das maçãs na fruteira paraque, cada vez que sentir um desejo, seja apresentada uma opção mais saudávelprimeiro. Se quiser verificar as redes sociais com menos frequência, exclua oudescarregue essas aplicações do telefone. Se quiser evitar verificar e-mails odia todo, faça pausa na caixa de entrada para não se distrair com cadanotificação que chega. Sabe como é!

4. Leia o seu trabalho em voz alta

Quer gosteou não, todos somos escritores. Todos os dias, o nosso sucesso no trabalho ouna escola é em parte determinado pela forma positiva como conseguimos comunicaros nossos pensamentos por e-mail, relatórios, projetos e talvez até artigos oulivros. Se é um estudante, por exemplo, grande parte do sucesso é definido porcomo realiza o trabalho e pela comunicação clara e precisa. Isso é metade dabatalha vencida.

“Vou lerem voz alta quase tudo que escrevo de importante”, disse-me o autor dobest-seller do New York Times Dan Pink. “Para mim, é um teste para saberse parece certo.”

Mesmo queseja demorado e trabalhoso, Pink diz que o processo o ajuda a elaborar melhor asua escrita. Ele sugere procurar palavras que sejam complexas ou difíceis deler e substituí-las por uma linguagem mais simples para que a escrita seja maisfácil de digerir e entender.

Ler otrabalho em voz alta também permite uma revisão mais precisa. Pode identificarfrases que não agregam valor e encontrar o ritmo ideal para o trabalho. Setropeçar nas próprias palavras durante a leitura, sabe que não está afuncionar. Se não estiver a funcionar para si, também não funcionará para outrapessoa, o que pode levar a uma falha de comunicação que acaba por demorar aindamais tempo para ser resolvida. Achei a dica de Pink especialmente útil. Emborapossa parecer entediante, ler o meu trabalho em voz alta ajuda-me a tornar aminha escrita mais clara, concisa e, em última análise, mais impactante.

Serprodutivo não é fazer mais, mas fazer as coisas de maneira eficiente. A partirde agora, invista tempo nessas estratégias simples e faça pequenas mudançaspara aproveitar melhor o seu dia.

 

Texto adaptado do artigo daautoria de Amantha Imber, publicado no dia 08 de dezembro de 2020 em https://hbr.org/2020/12/what-super-productive-people-do-differently.

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