Para controlar a sua vida, controle aquilo a que presta atenção

Um dos melhores princípios sobre produtividade no século XXI remonta a1890. No livro “Princípios da Psicologia”, William James escreveu umadeclaração simples, mas carregada de significado: “A minha experiência é o queeu escolho fazer.”

A vida é determinada pelas escolhas feitas pelo indivíduo. Ou, dito deoutra forma: cada um controla a sua atenção para controlar a sua própria vida.Hoje, num Mundo onde tantas experiências são misturas – onde é possível trabalharem casa, ou ter uma babysitter paracuidar das crianças no trabalho, a distração é apenas um meio para afastar ofoco.

Gestão da atenção

Para ser produtivo e gerir melhor o stresse, é preciso fortalecer ashabilidades no processo de gestão da atenção. A gestão da atenção é a práticade controlar as distrações, de estar presente no momento e de maximizar o foco.É a capacidade de reconhecer quando a atenção está a ser desviada e manter ofoco nas atividades. Em vez de permitir distrair-se, escolha onde quer estar,com base na compreensão das suas prioridades e objetivos.

Uma melhor gestão leva a uma melhor produtividade, mas isso é muitomais do que verificar a lista de coisas a fazer. O resultado final é acapacidade de criar uma vida de escolhas. É mais do que apenas exercitar o foco:é assumir o controlo do tempo e das prioridades.

Aspirações vs. Experiências

A coisa mais importante que um líder pode fazer é apoiar e encorajar ocrescimento da sua equipa. É assim que marca a diferença.

Mesmo que se veja como um defensor de coaching e mentoring, nãoterá impacto se as suas ações não refletirem esses valores. As experiênciastornam-se vida. Portanto, se a atenção continuar a ser desviada, se os emails eas reuniões continuarem a consumir os seus dias, os dias vão estar cheios de ‘experiências’que nunca teve.

Então, por que é que não temos as experiências que queremos? Por que éque existe esse abismo doloroso entre os ‘eus’ que aspiramos ser o que realmentesomos? É possível começar cada dia com a intenção de se concentrar nodesenvolvimento da equipa. Mas essas intenções podem rapidamente ser eliminadascom a lista de tarefas que caraterizam os dias de trabalho.

Num ambiente frenético, coisas importantes não acontecem simplesmente.O ambiente de trabalho apresenta, todos os dias, escolhas atrás de escolhas – eexperiências.

Escolhendo deliberadamente oque fazer

É aqui que a gestão da atenção oferece uma solução. É uma abordagemdeliberada que o coloca de volta no controlo. Gerir a atenção significa lutarcontra as distrações e criar oportunidades no dia-a-dia para apoiar asprioridades. Primeiro, é preciso controlar os fatores externos:

Controlar a tecnologia. Lembre-se, ela existe para o servir, não ocontrário! Decida assumir o controlo desativando as notificações por email e“push”, que são especificamente projetadas para roubar a sua atenção. Isso irápermitir que se foque no trabalho e nas tarefas e atividades que escolheurealizar. Sempre que possível e, especialmente, quando estiver a trabalhar,mantenha o telemóvel em silêncio e fora de vista.

Controlar o ambiente.Defina limites com os outros, especialmente num ambiente de openspace. Por exemplo, use fones oucoloque um sinal de “não perturbe” quando precisar de se concentrar. Se issonão funcionar, tente ir para um local diferente, mais sossegado, ou até mesmo paraoutro andar do edifício.

Mas aqui está uma verdade negligenciada: a produtividade não éinfluenciada apenas pelas interrupções e distrações… É influenciada também pelospróprios cérebros. Os locais de trabalho são frenéticos e tornam-se uma fontede distração natural.

Por exemplo, o problema não é apenas um email que interrompe otrabalho. É o email que cai a seguir. É aquela tarefa pequena que tem medo deesquecer e que acaba por completar. E, de repente, já está afogado na caixa deemail.

Então, deve aprender a controlar alguns fatores internos:

Controlar o comportamento. Use os momentos em que a tecnologia está‘controlada’ e o sinal ‘não incomode’ está ativo para fazer uma única tarefa:abrir uma janela no ecrã do computador e prestar atenção, unicamente, a essatarefa até estar concluída. Faça pausas ao longo do dia, onde se afasta docomputador. Tente desligar-se completamente por, pelo menos, uma hora.

Controlar os pensamentos. Para muitos, esta é a parte mais difícil.As mentes foram feitas para vaguear. Tente perceber quando a sua mente está air na direção errada e, gentilmente, guie o seu foco de volta para onde quer.Se se lembrar de uma pequena tarefa enquanto estiver focado, anote-a num blocoe resolva-a mais tarde.

Praticar a gestão da atenção nãoirá eliminar as distrações do dia a dia. Mas, à medida que reconhece quandocomeça a ficar distraído, e fortalece o seu ‘músculo da atenção’ através dehábitos como os acima descritos, começará a recuperar a sua vida. Não permitaque a distração atrapalhe as suas aspirações e intenções. Em vez disso,controle a atenção para ter mais controlo da sua vida.

Texto adaptado do artigo da autoria de MauraThomas publicado a 15 de março de 2018 em:

https://hbr.org/2018/03/to-control-your-life-control-what-you-pay-attention-to?utm_medium=email&utm_source=newsletter_weekly&utm_campaign=weeklyhotlist&referral=00202&deliveryName=DM3015

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e fique sempre a par de todas as novidades

Formulário de dúvidas e denúncias

É importante para o Grupo Casais, conhecer as suas sugestões e reclamações, de forma a garantir que podemos melhorar continuamente.

Como colaborador, colaborador de um nosso parceiros, parte interessada ou testemunha pode denunciar situações de forma anónima, submeter informação sobre situações condenáveis ou denunciar ações ilegais, que violem políticas internas e/ou o nosso código de conduta de fornecedores.

As denúncias podem ser efetuadas de forma confidencial, indicando o nome e as informações de contacto ou, se quiser, de forma 100% anónima, deixando os campos em branco. Todas as denúncias serão tratadas de forma segura e confidencial.