Artigo traduzido e adaptado de “Why Feedback Can Make Work More Meaningful “
Se for como a maioria dos gestores, provavelmente detesta dar feedback construtivo à sua equipa. É desconfortável, embaraçoso e, muitas vezes, ineficaz. Pode até questionar-se se vale a pena o trabalho de dizer a um colaborador que aquilo que está a fazer está errado. Vale a pena correr o risco de uma conversa longa quando há assuntos mais urgentes a tratar? Vale a pena o risco de ferir os sentimentos de um membro da equipa ou de abrir a porta a um possível conflito? Talvez responda “não” e prive os seus colaboradores das críticas construtivas que os ajudam a desenvolver-se — e que eles desejam profundamente.
Durante anos, ensinei o tema do feedback nas minhas formações, orientei executivos sobre como dar feedback de forma eficaz e conduzi inúmeros workshops. O que constatei é que os gestores compreendem bem a maioria das razões pelas quais o feedback é importante. Há muito que lhes é dito que o feedback é essencial para o sucesso organizacional. Participam em formação após formação para aprender a dar feedback eficaz, de modo a gerir desempenhos fracos e garantir que os colaboradores estão no caminho certo. Também aprendem que o feedback é um ingrediente fundamental para uma cultura empresarial baseada na confiança, responsabilidade e compaixão.
Mas o que muitas vezes falta nesta conversa sobre a importância do feedback é a verdadeira razão pela qual ele importa: o feedback é uma ferramenta essencial para ajudar os colaboradores a encontrar um significado mais profundo no seu trabalho do dia a dia.
Os colaboradores anseiam por significado. Uma vez satisfeitas as necessidades básicas de um emprego (por exemplo, salário justo, condições de trabalho seguras), é o significado que mais valorizam. Este desejo é particularmente relevante para a Geração Z. Cerca de 75% dos trabalhadores da Gen Z dizem que um sentido de propósito no seu trabalho é mais importante do que o salário, de acordo com um estudo do site de emprego Monster. E o significado tem impacto: estudos mostram que os colaboradores que sentem mais realização e propósito no seu trabalho diário têm maior produtividade, maior retenção e, de forma geral, mais satisfação profissional.
O feedback que dá aos membros da sua equipa tem um impacto direto no significado do trabalho quotidiano. Um feedback eficaz pode dar até às tarefas mais rotineiras um sentido mais profundo de propósito.
Aqui estão três razões pelas quais o feedback pode tornar o trabalho mais significativo, e como, enquanto gestor, pode garantir que as suas conversas de feedback estão orientadas para esse objetivo.
3 Razões pelas Quais o Feedback Torna o Trabalho Mais Significativo
O Feedback Promove a Mestria
O feedback — quando bem dado — identifica comportamentos que o colaborador pode mudar. Permite-lhe fazer ajustes para melhorar ou aperfeiçoar uma competência. A mestria, e o processo de a alcançar e ultrapassar desafios, é um elemento fundamental para um trabalho significativo. Desde tenra idade, os seres humanos anseiam por mestria. Pense na criança de dois anos que tenta repetidamente juntar duas peças de Lego — e na alegria pura quando finalmente se encaixam. Essa alegria pode também acontecer no local de trabalho. O feedback de um gestor contribui para essa conquista ao indicar ao colaborador o que pode fazer para continuar a melhorar.
Como garantir que o seu feedback encoraja a mestria? Primeiro, não tenha receio de atribuir tarefas desafiantes e de dar feedback ao longo do processo. Informe o seu colaborador, desde o início, que a tarefa pode ser mais difícil do que o habitual, mas que terá o seu apoio ao longo do percurso. Depois — e mais importante — evite assumir a responsabilidade por uma tarefa ou projeto quando um colaborador está com dificuldades. No momento, pode parecer um gesto simpático, mas, ao fazê-lo, está a privá-lo tanto da alegria de superar um desafio como da oportunidade de realizar um trabalho mais significativo. Por fim, ao dar feedback, identifique oportunidades para o colaborador aplicar o que aprendeu numa tarefa exigente a outro contexto.
O Feedback Realça o Impacto do Colaborador
Um feedback bem estruturado começa com a observação de um comportamento e segue com a explicação do impacto desse comportamento sobre um indivíduo, uma equipa, um projeto ou a organização. Esse impacto ajuda o colaborador a compreender porque é que o seu trabalho importa, e, por extensão, porque é que ele próprio importa. Adam Grant, psicólogo organizacional, realizou um estudo que demonstrou que, quando os colaboradores de call centers compreendiam melhor o impacto do seu trabalho, não só eram mais produtivos como também encontravam mais satisfação e significado no que faziam.
Mas não se trata apenas de destacar como o trabalho beneficia os outros: quando um colaborador entende como o seu contributo é utilizado noutras partes da organização, encontra maior satisfação e significado nas suas tarefas diárias.
Pense num colaborador júnior que passa a noite a montar um modelo financeiro, e o chefe apenas diz: “Bom trabalho” quando o recebe. Agora imagine esse mesmo colaborador a receber um e-mail a dizer:
Obrigado pelo modelo financeiro. O modelo, que estava muito bem organizado, teve um grande impacto na reunião que tive com um potencial investidor. Permitiu ao investidor compreender de imediato as nossas previsões e fazer perguntas pertinentes. Em parte, devido a isso, o investidor decidiu avançar com o investimento.
Com este segundo e-mail, o colaborador percebeu como as suas competências organizativas influenciaram o investidor e tomou conhecimento dos resultados finais do seu trabalho — o investimento concretizou-se.
Para garantir que está sempre a realçar o impacto nas suas conversas de feedback, inicie o feedback — seja construtivo ou positivo — com as seguintes perguntas:
- Qual é o comportamento observável que pode ser alterado, adaptado ou reforçado?
- Qual é o impacto desse comportamento? Porque é que este comportamento é importante para si, para a organização, para a equipa ou para o cliente?
O Feedback Faz com que os Colaboradores se Sintam Vistos
Segundo um estudo da Grant Thornton de 2021, 45% dos trabalhadores não sentem que as suas necessidades sejam compreendidas pelos empregadores. O feedback mostra ao colaborador que ele, e o seu trabalho, são reconhecidos. Mesmo o feedback considerado “negativo” é uma oportunidade para o gestor se conectar e compreender melhor as motivações por detrás de determinado comportamento. Um gestor pode dizer: “Notei que o trabalho que estavas a preparar não foi entregue a tempo. Está tudo bem?” Talvez o colaborador responda que teve dificuldade em priorizar tarefas naquele momento. Ou que não percebeu exatamente como deveria ser o resultado final. Em qualquer dos casos, o feedback permite que o colaborador se sinta compreendido e visto pelo seu gestor.
Além disso, uma conversa de feedback que termina com sugestões de melhoria transmite: “Preocupo-me contigo ao ponto de pensar no que podes fazer para melhorar, crescer e evoluir.” Isto é muito mais poderoso do que elogios vazios. O psicanalista Stephen Grosz escreveu: “Mas não será esta atenção — a sensação de que alguém está a tentar pensar em nós — aquilo que mais desejamos, mais até do que elogios?” Um ingrediente essencial para encontrar significado no trabalho é o sentimento de ligação aos outros, e de que somos importantes para os outros. O feedback permite isso.
Pode garantir que o seu feedback ajuda o colaborador a sentir-se visto de forma simples. Primeiro, encare o feedback como uma conversa. Faça pausas, coloque perguntas e esteja genuinamente curioso sobre o motivo pelo qual o colaborador fez algo de determinada forma. Depois, termine sempre a conversa com formas concretas de melhoria, para que o colaborador saiba que se preocupa com o seu crescimento e desenvolvimento. Reserve tempo para responder: Quais são as ações que o destinatário do feedback pode adotar para ajustar, alterar ou reforçar um comportamento?
De acordo com uma pesquisa conduzida por Shawn Achor, quase 80% dos trabalhadores preferem ter um gestor que os ajude a encontrar significado no seu trabalho do que receber um aumento salarial de 20%. No entanto, enquanto gestor, pode ser difícil perceber como ajudar os seus colaboradores a encontrar mais significado no dia a dia. Dar feedback pode contribuir para um trabalho mais significativo através da mestria, do impacto e da ligação.
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