Se está a trabalhar num determinado projeto que parece durar uma eternidade, sem resultados concretos visíveis, é natural que o impasse provoque um sentimento crescente de frustração. Como agir quando, dia após dia, nada muda? Será que é possível continuar com o projeto em curso sem desmotivar?
Preservar a motivação revela-se uma árdua tarefa em desafios que se mantêm e arrastam no tempo. A chave não é fugir destes desafios. Pelo contrário. Algumas dicas e estratégias para manter o foco e a criatividade:
1 Alimentar a alma. Profissionalmente, a melhor maneira de alimentar a alma é rodear-se de pessoas positivas, íntegras e que incitam a confiança. Com uma equipa na qual se confia é fácil manter o contacto, debater assuntos, pedir opiniões, respeitar pontos de vista. Enfim, agir torna-se muito mais fácil.
2. Não perder de vista o panorama. Quando as rotinas diárias se sobrepõem, é fácil perder o foco e esquecer o grande objetivo geral do projeto. Para que serve afinal todo este trabalho? Registe o seu objetivo principal. Se possível, encontre uma imagem, figura ou esquema que o represente e torne-o constantemente acessível na sua linha de visão.
3 Pedir ajuda. Quando algo não está a funcionar, faça uma pausa e pergunte à sua chefia. Não adie demasiado as suas perguntas! Quando estamos presos, a visão de alguém com mais experiência pode revelar-se a chave para desbloquear o processo. Saiba ouvir. Contudo, é importante também questionar todas as suas dúvidas e incertezas.
4. Inspirar-se. Faça uma lista de coisas que o inspiram, que motivam e reduzem o stress. Depende de pessoa para pessoa. Algumas pessoas conseguem ultrapassar barreiras através de livros inspiradores, autores particulares, blogs temáticos, música, entre outros. O importante é descobrir o que o inspira verdadeiramente.
5. Adotar um hobby. O que o faz feliz fora do trabalho? Quando é difícil responder a esta pergunta, é sinal que existe um problema. Não é preciso ter muitos hobbies. Basta um: aquele que não depende de outras pessoas e que esteja sempre disponível quando precisamos. Que nos relaxe e liberte a mente para podermos depois regressar renovados ao trabalho.
6. Retribuir. Em vez de se concentrar tão intensamente em si e na sua empresa, encontre uma maneira de ajudar o outro. Doe seu tempo.
Permanecer motivado não é fácil, especialmente quando o objetivo principal parece estar longe de se atingir. Não se deixe abater perante as dificuldades, nem caia na tentação de ficar demasiado excitado com as batalhas ganhas. O sucesso leva o seu tempo e inclui períodos de avanço e fases de estagnação. É importante saber aproveitar todos estes momentos para conseguir saborear o sucesso quando finalmente o atingirmos.
Texto adaptado do artigo da autoria de Stephen Key publicado em http://pulse.me/s/2t6340, no dia 29 de agosto de 2014