Sente-se desmotivado no trabalho? Procure alguém que lhe dê crédito

desmotivado no trabalho

Durante a pandemia, a minha filha Sophie, começou um negócio de venda de roupas a partir do seu quarto. Na maioria dos dias, ela embalava sweatshirts, sapatos, malas e casacos que tinha comprado a preços muito bons e tirava algum lucro com as vendas. Quando o negócio estava em ascensão, ela tinha cerca de 30 caixas para encher, fechar e etiquetar. Para uma estudante a tempo inteiro, um negócio em part-time estava a deixá-la assoberbada. Quando ela começou a viver momentos de ansiedade, porque queria fazer tudo, fazer chegar as embalagens aos clientes no dia combinado, ela pedia-me que me sentasse junto a ela enquanto ela trabalhava.

Ela não me pedia que a ajudasse, ou lhe desse conselhos sobre o inventário. Ela não se importava se eu estivesse a ler um livro ou a responder a emails. Ela apenas queria que eu estivesse fisicamente presente, enquanto ela trabalhava. Tudo isto deixava-a sentir menos sozinha, mais focada, e mais motivada para terminar o que tinha começado.

Esta técnica, conhecida como “duplicação corporal”, implica trabalhar, presencial ou virtualmente, na presença de outra pessoa. Aquilo que começou como uma estratégia para ajudar pessoas com transtorno de défice de atenção e hiperatividade, para os ajudar a manter a atenção e o foco aquando da realização de uma tarefa, é uma técnica que utilizo quando início uma formação com os meus clientes. É também uma técnica que pode ser utilizada entre colegas para iniciar ou completar uma tarefa, seja quando se está a trabalhar fisicamente ou virtualmente.

Os benefícios da duplicação corporal são significativos. Pode diminuir a sensação de solidão, uma vez que está na presença de alguém. Pode diminuir a procrastinação e aumentar a responsabilidade, dado que se comprometeu com o seu “duplo” a cumprir a tarefa. Também pode experimentar uma maior sensação de tranquilidade, principalmente se o seu duplo é um exemplo de tranquilidade. Pode aprender formas de trabalho mais eficazes, pelo simples facto de estar a observar o seu duplo. Também poderá desenvolver um maior sentimento de segurança e competência, uma vez que fez o trabalho sozinho, apesar de ter junto a si uma pessoa. Finalmente, pode até fazer mais do que o previsto, principalmente se o seu duplo tiver expetativas elevadas a seu respeito.

Na minha formação, por vezes eu faço de duplo para os meus clientes, principalmente, quando eles têm de escrever um relatório sobre um desempenho, em particular, aqueles relatórios que os clientes adiam por muito tempo. Enquanto estamos numa videochamada, peço-lhes que façam um rascunho do relatório. Enquanto estou disponível para os ajudar a pensar naquilo que querem dizer, ou até ajudar na escolha das palavras, em primeiro lugar estou presente enquanto eles estão a fazer algo de difícil e vulnerável. No final da sessão, eles dão por terminada a tarefa que tinham adiado ao longo de várias semanas.

Então, quando é que devemos chamar um duplo? No nosso livro, Go to help: 31 Strategies to Offer, Ask forn and accept Help, o meu co-autor, que é também a minha filha, explicamos porque é que pode desejar ajuda extra quando está a viver uma destas situações:

  • Resistência quando tem de iniciar uma tarefa ou um projeto – ou para acabar
  • Relutância em continuar a trabalhar
  • Inquietude, que limita a capacidade de concentração e foco
  • Reflexão sobre desafios, obstáculos, retrocessos, decisões ou os próximos passos
  • Disponibilidade, mas simplesmente não está a fazer a tarefa por qualquer outra razão

Se uma destas situações se adequa a si ou aos elementos da sua equipa, então experimente a técnica do duplo para provocar compromisso, reduzir a resistência, aumentar a motivação, e diminuir o isolamento.

Como começar:

1. Defina um horário

Defina um horário para que possa trabalhar em conjunto com um ou mais colegas em projetos que todos têm. Que fique bem claro, que estas tarefas não têm de ser obrigatoriamente feitas em conjunto, nem têm de ser todas iguais. Um dos elementos pode estar a redigir uma proposta, outro pode estar a fazer a atualização de uma base de dados, e um outro colega a fazer a edição de vídeos. Tudo isto pode ser feito pessoalmente, através de uma vídeo chamada ou de modo híbrido. Devem decidir se querem camaras, ecrãs, ou microfones ligados ou desligados durante as sessões de trabalho. Eu, normalmente, tenho tudo desligado quando estou a gerir estas sessões de duplos. Os participantes podem-me enviar uma mensagem, podem telefonar ou conversar comigo caso precisem de apoio.

  • Estabeleça algumas linhas condutoras para tornar esta experiência positiva para todos. Pode discutir em primeiro lugar:
  • Pode pedir um conselho, ajuda, recursos a alguém? Pode ver estimulada a sua autoestima?
  • Se observar que alguém está com a concentração debilitada, pode mencionar isso?
  • Se surge alguma coisa urgente, de que modo é que deve ser tratado?
  • Quando é que vai haver pausas?
  • Estão a trabalhar silenciosamente ou é permitido conversar?

2. Partilhar o que querem alcançar

No início, todos devem partilhar o que pretendem alcançar, e como se querem sentir no final do bloco temporal.

  • No final, cada pessoa deve partilhar aquilo que alcançou e como se sentem. Devem agradecer a presença de todos e definir quando é que se voltam a reunir.

No papel de educador, conselheiro presidencial, Booker T. Washington disse uma vez “Se te quiseres elevar, deves elevar alguém contigo.” Trabalhar com duplos e ser o duplo de outros pode ajudar a elevar-se.

Texto adaptado do artigo da autoria de Deborah Grayson Riegel, da edição da revista da HBR da edição de janeiro de 2022, disponível em https://bit.ly/3Ll2XXu.

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e fique sempre a par de todas as novidades

Formulário de Sugestões, Dúvidas e Reclamações

No Grupo Casais, valorizamos as suas sugestões, dúvidas e reclamações, pois acreditamos que são essenciais para o nosso processo de melhoria contínua.

Este espaço está à disposição de todos os parceiros e partes interessadas que desejem partilhar situações, questões ou dificuldades relacionadas com as interações que tiveram com as empresas do Grupo Casais.

Para submeter a sua sugestão, dúvida ou reclamação, basta preencher os campos indicados. Garantimos que todas as mensagens serão tratadas com a máxima seriedade.

Agradecemos o seu contributo para a melhoria contínua dos nossos serviços e processos.