O Grupo Casais, em conjunto com o Grupo Hoteleiro B&B, apresentou no dia 20 de junho, em Guimarães, o primeiro hotel de construção híbrida em Portugal. Trata-se de um edifício que incorpora o sistema CREE Buildings, que combina a utilização de madeira e betão, sendo um dos mais sustentáveis atualmente no setor da construção, pois consegue uma redução da pegada de carbono, a diminuição de resíduos e menos poluição sonora.
Esta nova unidade hoteleira, que resulta da “joint venture” estabelecida no início de 2022 entre o Grupo Casais e o grupo norte-americano Sunny, está integrada no The First, um projeto também de construção híbrida que inclui um bloco de 44 apartamentos, a lançar em julho, e o Minho Tech Hub, que surgirá em setembro.
O B&B Guimarães é o hotel número 700 da marca e será gerido pela cadeia B&B. Quando comparado com um edifício tradicional reduz a pegada de carbono incorporado na construção em mais de 60%. O hotel B&B tem 95 quartos e é a primeira unidade hoteleira da Península Ibérica de construção híbrida.
A Casais e a B&B Hotels têm já em desenvolvimento um projeto semelhante em Madrid e cuja primeira pedra foi lançada em março deste ano. Será um hotel com 120 quartos.
António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, considera que este projeto “é o futuro da construção e juntamente com os seus parceiros o grupo quer estar na primeira linha das soluções sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade alinhada com a transição energética, a valorização do território, o envolvimento com as comunidades e a reutilização de recursos. Este projeto, o primeiro First do nosso portefólio, é um bom exemplo desse compromisso”.
“Para construir o nosso B&B HOTEL, em Guimarães, trabalhámos em estreita colaboração com os nossos parceiros para avaliar e minimizar o nosso impacto no ambiente. O objetivo foi adotar uma abordagem económica sustentável, dando prioridade aos materiais reutilizáveis. Este projeto é o resultado da colaboração entre projetistas, construtores e várias empresas parceiras, que apresentaram soluções para satisfazer os nossos requisitos de sustentabilidade. Trata-se do primeiro hotel na Península Ibérica a ser construído com este sistema. E não é o único. Já está a ser construído outro, em Madrid, com o mesmo sistema. Será o primeiro edifício híbrido deste tipo em Espanha. Este é mais um exemplo do nosso compromisso com as pessoas e o ambiente, da nossa abordagem 360º que engloba o Ambiente, o Social e a Governação (E+S+G)”, acrescentou Lucía Méndez-Bonito, CEO do grupo B&B Hotels Espanha e Portugal.