3 razões para agitar a rotina de quem trabalha a partir de casa

agitar a rotina

Estamos praticamente no terceiro ano, desde que milhares de pessoas deram por si a trabalhar a partir de casa. O choque inicial sentido com esta transição já está ultrapassado. Se esteve envolvido nesta mudança de escritório, provavelmente já criou uma espécie de rotina.

Mas, talvez esteja na altura de agitar a rotina diária?

Elizabeth Grace Saunders, formadora em gestão do tempo, diz ter ajudado alguns clientes, por todo o mundo, a mudar o escritório para casa e a regressar ao escritório. Aquilo que percebeu foi que alguns ajustes ao horário podem causar um grande impacto e podem trazer uma lufada de ar fresco para quem trabalha a partir de casa.

Deixamos 3 razões que vão ajudar a agitar a rotina e formas de as pôr em prática.

1.ª Razão: Sente-se cansado, sempre a fazer a mesma coisa

Uma das razões pelas quais poderá ter de mudar a sua rotina quando trabalha a partir de casa, é que na realidade nada mudou nestes dois últimos anos, e a monotonia poderá já está instalada. Sente falta da relação com os seus colegas e os dias parecem todos iguais.

Se este marasmo do trabalho a partir de casa é-lhe familiar, então está na hora de fazer algumas mudanças.

Uma das formas mais eficazes de fazer esta mudança é mudar de cenário. As pessoas vão até aos cafés, bibliotecas ou outros espaços para quebrar a rotina. Outra forma de quebrar a rotina é trabalhar a partir de um espaço de trabalho conjunto (Coworking). Sair e estar em contacto com as pessoas pode acrescentar alguma qualidade ao tempo em que trabalha e algumas distrações. Mas, se com esta mudança se sente mais motivado e com mais energia, então a produtividade aumenta.

No caso de não ser fácil transportar todo o seu equipamento de trabalho, no caso de necessitar de mais do que um computador, há sempre formas de impulsionar alguma diversidade à sua rotina. Uma das formas usadas, por muitos que trabalham remotamente, são os colegas de trabalho virtuais. Pode sempre pedir a um colega ou amigo para trabalhar consigo, ainda que à distância. Também pode optar pelo FocusMate, uma aplicação que o vai juntar a alguém, de qualquer parte do mundo, com uma tarefa para fazer enquanto a sua.

Finalmente, pode agitar a sua rotina com algo novo e renovado, como, por exemplo, escolher o MeetUp.com para perceber o que se passa na sua zona. Por vezes, saber que se tem algo de diferente para fazer ao final do dia, pode deixar–lhe mais concentrado durante as horas de trabalho. Alguns dos clientes com quem Elizabeth trabalhou, também, disseram que estar num local onde é considerado rude atender o telefone pode ajudar imenso a desligar do trabalho.

2.ª Razão: As suas rotinas domésticas mudaram

Um outro motivo para ajustar o seu horário de trabalho em casa está relacionado com as mudanças que podem ter acontecido à sua volta. Por exemplo, o seu cônjuge pode ter regressado ao escritório, e por isso está fora a maior parte do dia, ou os seus filhos mudaram de escola e por isso os horários de início e fim de aulas podem ser diferentes. Pode até mesmo ter um animal de estimação que precisa de sair de casa e tem de ajustar o seu horário às necessidades do animal.

Estas mudanças no seu ambiente são importantes e significa que tem de pensar cuidadosamente sobre todas as partes do seu dia. Será que deve antecipar ou adiar o início das suas tarefas? Será preciso ajuda para levar os miúdos para a escola ou para as atividades extracurriculares? Será que é necessário mudar os seus horários de prática de exercício físico?

Tem de ter presente as mudanças que ocorreram na sua casa e se estas lhe permitem mais ou menos tempo, e adequar as suas expetativas.

3º Razão: Quer definir hábitos mais saudáveis

Para muitos, o trabalho a partir de casa permitiu aumentar o autocuidado, pois reaproveitaram o tempo de viagem para dormir mais um pouco ou para fazer caminhadas ao final do dia. Para outros, o facto de não terem de ir para o escritório prejudicou os hábitos saudáveis que tinham. Deixaram de ter horas para parar, por isso trabalham até mais tarde e vão dormir mais tarde. Outros, por seu lado, também deixaram de ir ao ginásio, pois deixaram de ir ao escritório e nunca mais recuperaram a vontade. Ainda há aqueles que trocaram o bufete de saladas da cafetaria do escritório pelo serviço de Take Away e descobriram que a roupa já não lhes serve.

Se por acaso faz parte deste grupo, está na hora de mudar o seu horário de modo a melhorar a sua saúde. Algumas soluções passam por definir horas de início e de fim, de modo a ter tempo para descansar e ir dormir a horas decentes. Se, por acaso, desejar mais flexibilidade nesse caso deve definir um horário. Se pretende deixar claro quando é que o trabalho é suficiente, então estabeleça blocos de horários para trabalhar. Por exemplo, pode definir horários de oito ou nove horas de trabalho. Assim, depois dessas horas, sejam 4, 5 ou 6 da tarde, sabe que pode parar sem se sentir culpado.

Para retomar o exercício físico, o melhor é começar devagar. Algumas das pessoas com quem trabalho, começaram com 10 minutos por dia que fazem a partir de casa. Existem várias aplicações, que oferecem breves rotinas. Além disso, consegue encontrar uma infinidade de vídeos gratuitos no Youtube. Outra estratégia passa por fazer pequenas pausas, para pequenos passeios de cinco minutos. Em vez estar ao telefone, esta pode ser uma boa solução. Ocupa o mesmo tempo e ajuda a melhorar a sua saúde em vez de a prejudicar.

Finalmente, se mantém uma luta com a alimentação, desde que trabalha a partir de casa, talvez seja necessário definir um horário, ao fim de semana ou durante a semana, para ir às compras. Muitos supermercados têm saladas prontas e refeições rápidas que são mais baratas e muitas vezes mais saudáveis do que os Take Away. Também pode optar por ter maçãs, bananas, cenouras e outros snacks mais saudáveis.

Só porque o seu horário de trabalho em casa não é terrível, não significa que não pode ser melhor. Pode utilizar estas estratégias se sentir que precisa de um definir um novo horário de trabalho para o novo ano.

 

Texto adaptado do artigo da autoria de Elizabeth Grace Saunders, da revista da HBR da edição de janeiro de 2023, disponível em https://hbr.org/2023/01/is-it-time-to-shake-up-your-wfh-routine

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e fique sempre a par de todas as novidades

Formulário de Sugestões, Dúvidas e Reclamações

No Grupo Casais, valorizamos as suas sugestões, dúvidas e reclamações, pois acreditamos que são essenciais para o nosso processo de melhoria contínua.

Este espaço está à disposição de todos os parceiros e partes interessadas que desejem partilhar situações, questões ou dificuldades relacionadas com as interações que tiveram com as empresas do Grupo Casais.

Para submeter a sua sugestão, dúvida ou reclamação, basta preencher os campos indicados. Garantimos que todas as mensagens serão tratadas com a máxima seriedade.

Agradecemos o seu contributo para a melhoria contínua dos nossos serviços e processos.