Grupo Casais foi, novamente, um dos grandes vencedores – reconhecido com três distinções importantes – dos Prémios Construir, na edição 2024, iniciativa do Jornal Construir, numa cerimónia que teve lugar no passado dia 15 de outubro, em Lisboa.
Eleito como Construtora do Ano, o Grupo Casais vê assim recompensada a excelência, a qualidade e a inovação do trabalho que tem desenvolvido ao longo do último ano, consolidando a sua posição de referência no setor, sendo reconhecido não só pela qualidade dos seus projetos, como também pelo compromisso com a sustentabilidade e a inovação.
Além disso, ainda na categoria de Construção, o Melhor Projeto Privado foi atribuído novamente ao Grupo Casais (à semelhança do que aconteceu no ano passado) com a premiação do Edifício The First, em Guimarães, que através do seu design e inovação demonstra a mudança do paradigma no setor da Construção. Este edifício, composto por madeira e betão, é o projeto pioneiro da construção industrializada na Península Ibérica. Assim, é mais sustentável e eficiente, liderando o futuro da construção e vivência sustentável.
Na vertente de Imobiliário, o Grupo Casais foi distinguido com o galardão de Edifício de Escritórios, com o projeto Corporate First Gaia, em Vila Nova de Gaia, um espaço de escritórios multifuncional que conta com uma unidade hoteleira (B&B Porto Gaia) e 15 espaços para escritórios. O B&B Porto Gaia, inaugurado em junho deste ano, responde à procura turística e negócios, com 210 quartos e 420 camas, distribuídos por 11 pisos. O edifício conta também com um parque de estacionamento com capacidade de receber 63 viaturas e, na zona poente, um espaço de cowork, o Sitio Gaia, com nove pisos e 370 postos de trabalho, distribuídos em 30 escritórios.
“Ao longo dos últimos anos temos vindo a ser distinguidos tanto a nível nacional como internacional pelo trabalho que desenvolvemos em Portugal e nos 17 mercados onde estamos presentes. No Grupo Casais, trabalhamos com o objetivo de criar soluções que contribuam para o desenvolvimento urbano e que respondam de forma afirmativa e eficiente aos desafios que hoje vivemos no setor”, salientou António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais.
Para o líder do Grupo, “estes prémios refletem o dia a dia de uma equipa totalmente focada e empenhada em estabelecer novos padrões de excelência, tornando o setor mais inovador, eficiente e sustentável”.
A Cerimónia de Prémios, que decorreu em Lisboa, no Monsanto Secret Spot, contou com mais de 300 convidados e homenageou o esforço e talento das empresas e profissionais dos diversos setores da construção. Foram nomeadas empresas, ou obras, que reflitam uma lógica de trabalho própria, o respeito pela reabilitação e pelo existente, a importância para a zona, a sustentabilidade e eficiência energética ou o rasgo com o existente, e naturalmente o mediatismo, próprio de quem tem de fazer do acompanhamento do setor uma ferramenta de trabalho. Em avaliação estiveram mais de 120 nomeados, repartidos por 5 categorias: Arquitetura, Engenharia, Construção, Imobiliário e Personalidade do Ano.
Estas três distinções reforçam o posicionamento da Casais e a sua relevância para o setor da Engenharia e Construção e juntam-se a outros prémios que a empresa recebeu ao longo deste ano: Prémio Leão de Ouro FILDA na Categoria de Melhor Participação em Construção Civil e Obras Públicas; Prémio Nacional de Reabilitação Urbana da Vida Imobiliária, na categoria de Melhor Reabilitação Estrutural; Prémio Nacional de Sustentabilidade do Jornal de Negócios com 1º lugar na categoria de Bem-Estar e Cidades Sustentáveis; Top 3 Melhores Empresas para trabalhar na área da Construção e Infraestruturas da Randstad Employer Brand Resarch 2024; Prémio SIRUS da Deloitte no Prémio Programa de Desenvolvimento do Capital Humano.