Enquadramento e medidas de resposta ao Covid-19

Covid 19: Medidas de resposta

A segurança de todos é o nosso compromisso

 

No Grupo Casais estamos conscientes do desafio que o surto epidémico COVID-19 trouxe para cada um de nós, e respetivas famílias, por isso, estamos profundamente comprometidos em tomar todas as medidas necessárias para salvaguardar a segurança, saúde e bem-estar dos nossos colaboradores, clientes, parceiros e sociedade em geral.

 

Para assegurar um nível de segurança quanto aos riscos de contágio dentro desta nossa Comunidade, criámos um Comité constituído pela Comissão Executiva do Grupo, Diretores Coordenadores e a Equipa de suporte coliderada pelo DRH (Departamento de Recursos Humanos) e DPS (Departamento de Prevenção e Segurança) que incorpora elementos destas áreas e da área de Comunicação.

 

O objetivo deste Comité é:

  • Criar um único ponto de contacto e tomada de decisão relacionado à ameaça COVID-19;
    Maximizar a segurança e o bem-estar das equipas;
    Minimizar os impactos negativos nos negócios;
    Procurar e fornecer informações oportunas, relevantes e claras;
    Manter as operações dentro do quadro de normalidade atual e procurar a retoma de níveis de normalidade a 100% o mais rápido que possível.

 

Temos vindo a acompanhar as diretrizes que têm sido vinculadas e, em Portugal, implementámos um conjunto de medidas em linha com as recomendações das Entidades competentes e que têm sido amplamente difundidas (comportamentos individuais, higienização, controlo do estado das pessoas nos postos de trabalho), assim como diretivas adicionais de comportamentos e boas práticas, tanto em contexto de escritório como em site de obra.

 

Temos consciência que vamos continuar a ter casos positivos, mas temos estado a melhorar os procedimentos todos os dias para constituir processos de mitigação do risco de contágio, assumindo que cada caso é uma aprendizagem.

 

Encaramos os constrangimentos e problemas que surgem como desafios, não sendo estes certamente apenas nossos, mas sim de todos os que trabalham neste contexto atual e que continuam a garantir o funcionamento da economia e da sociedade.

 

A nossa dimensão constitui uma grande responsabilidade para com a nossa comunidade direta e indireta, e nesse sentido estamos a mostrar o caminho de como podemos operar num contexto adverso.

 

Estamos em articulação constante com todos os Stakeholders na partilha de boas práticas porque todos estamos preocupados com o mesmo, desde o trabalhador até à gestão de topo. Tal como sempre fizemos, continuamos a privilegiar a transparência e a confiança nas relações que estabelecemos com todos os nossos Interlocutores.

Plano de contingência e medidas de prevenção - escritórios

  • O teletrabalho é obrigatório sempre que possível; as exceções são apenas permitidas para garantir serviços mínimos;
  • É obrigatória a utilização de máscara sempre dentro ou fora do edifício e sempre que o posto de trabalho se localize num espaço partilhado e open space;
  • É obrigatória a verificação de temperatura antes de entrar nas instalações;
  • É obrigatório a higienização das mãos à entrada e saída das instalações;
  • É obrigatório respeitar o distanciamento físico mínimo de 2 metros;
  • É obrigatório respeitar os circuitos identificados, bem como a sinalética temporária interior e exterior;
  • É obrigatória a utilização de máscara nos espaços de circulação do edifício e sempre que não seja possível garantir o distanciamento físico;
  • Os escritórios devem ter, durante o período de trabalho, caso as condições climatéricas o permitam, as janelas e/ou portas abertas, de forma a haver ventilação natural dos espaços;
  • Antes de iniciar o dia de trabalho, todos os colaboradores devem limpar e desinfetar as mãos. Este processo deve ser repetido na saída para almoço, na entrada no trabalho, após o almoço, e à saída do trabalho, no final do dia. De notar que este procedimento deve ser realizado sempre que necessário;
  • É obrigatório cada Colaborador higienizar o espaço de trabalho e os equipamentos de uso pessoal diariamente (computador, teclado, rato, telefone, entre outros);
  • As limpezas (em particular das portas, torneiras, mesas, cadeiras, etc.) e os mecanismos de desinfeção nas instalações foram reforçados;
  • Os horários, a sinalética e as indicações de acesso aos locais de refeição devem ser respeitados assim como a distância indicada e o cumprimento das instruções para solicitar higienização do mobiliário antes de uma próxima utilização por outro colega;
  • É obrigatório higienizar as mãos antes e depois de utilizar a máquina de café, cafeteira, fonte de água, máquina de vending micro-ondas, fotocopiadora ou outros equipamentos de uso comum;
  • As copas não devem ser utilizadas para convívio social e deve ser respeitada a lotação máxima indicada para cada espaço;
  • Todas as reuniões internas são realizadas através das ferramentas de comunicação online, nomeadamente, com a utilização da aplicação Teams (Microsoft);
  • Todas as viagens de trabalho continuam suspensas. O Grupo Casais, no que respeita à mobilidade dos respetivos trabalhadores, não obstante o respeito pela liberdade dos mesmos, reservar-se-á o direito de determinar a validação de viagens de regresso/entrada nos vários mercados;
  • A participação presencial em eventos nacionais e internacionais continua suspensa;
  • Todas as ações de formação são realizadas, preferencialmente, por webinar;
  • Sempre que terminar uma reunião presencial, é obrigatório identificar o espaço como não desinfetado e solicitar a sua higienização à equipa de limpeza;
  • O contacto com motoristas e estafetas que se dirijam às instalações deve ser evitado;
  • Privilegiamos o contacto dos nossos clientes, fornecedores e parceiros através de telefone, correio eletrónico e/ou através de plataformas digitais de conversação;
  • O regresso dos colaboradores ao escritório só é validado depois de realização do módulo “Plano de Contingência e Medidas de Prevenção – Escritórios”, promovido pela Academia Casais em regime de e-learning, com aproveitamento positivo;
  • Realizamos testes de despiste preventivos e reativos, de acordo com o protocolo interno e determinações da DGS.
  • Consulte o nosso Manual do Plano de Contingência e Medidas Preventivas para o regresso dos Colaboradores em segurança aqui.

Plano de contingência e medidas de prevenção – site de obra

  • Em obra, alterámos os procedimentos de gestão e organização de obra para que exista uma distribuição das equipas por zonas circunscritas, equipas essas que terão sempre um responsável e implementamos um sistema de identificação de cadeia de comunicação para garantir que a informação flui por todas as equipas de obra;
  • Estamos a reforçar a setorização das frentes nas obras sendo as equipas separadas em subequipas, isto para poder interromper apenas uma parte em caso de contágio numa determinada zona;
  • Reforçamos as limpezas e mecanismos de desinfeção, colocámos desinfetantes das mãos nas obras e/ou aumento de pontos de lavagem das mãos equipados com dispensadores de sabão;
  • Os contentores devem ter, durante o período de trabalho, caso as condições climatéricas o permitam, as janelas e portas abertas, de forma a existir ventilação natural dos espaços. À noite devem ventilar com as janelas, levemente, abertas;
  • Definimos um ou mais locais de isolamento em obra para onde o trabalhador sintomático será encaminhado e, seguidamente, evacuado;
  • Reduzimos as reuniões presenciais, com entidades parceiras na obra ou mesmo nas instalações dos parceiros ao mínimo necessário;
  • Sempre que possível as reuniões são feitas remotamente;
  • Os veículos de transporte de pessoal são higienizados frequentemente;
  • O contacto com motoristas e estafetas que se dirijam à obra foi reduzido ao mínimo necessário;
  • A documentação externa deve repousar um período de 24h, compartimentando-a em espaço próprio, para diminuir o potencial de infeção;
  • Os trabalhadores devem circular por trajetos alternativos de forma a cruzarem-se o menos possível;
  • Privilegiamos a manutenção e exclusividade das equipas em obra;
  • Para mitigar o risco de contágio no contexto de obra, promovemos métodos de organização e distribuição de tarefas a cada colaborador, assinalando dentro do possível e de preferência o mesmo espaço/zona na obra;
  • Incentivamos uma maior rastreabilidade da distribuição dos colaboradores pelos vários espaços. Assim, em caso de contágio, é mais fácil identificar as situações de contacto próximo e tomar medidas de isolamento mais assertivas;
  • Nas viagens de média e longa distância os lugares disponíveis por viatura foram reduzidos a 2/3. Sempre que possível, na entrada para cada viagem é realizada verificação de temperatura. As paragens em estações de serviço e a frequência do número de viagens trabalho/caso também foram reduzidas;
  • As entregas de materiais passaram a ser planeadas e monitorizadas cumprindo o protocolo de entrega e rastreio definido pelo Estaleiro Central (identificando condutor, empresa e pessoas com quem houve contacto na obra);
  • Pedimos às empresas externas que trabalham em obra (Subempreiteiros) para implementar o modelo de acompanhamento de casos em observação e cumprir as regras internas de prevenção;
  • Incentivamos as Equipas de Subempreiteiros que trabalham connosco a manter as mesmas equipas atribuídas às obras, com o intuito de não permitir circulação de pessoas entre obras, em especial entre obras de diferentes empreiteiros;
  • A entrada de novas equipas de subempreiteiros em obra apenas será possível com o cumprimento das regras definidas pelo Grupo;
  • Implementamos a distribuição de turnos de refeição em função da capacidade que permita distanciamento social com ocupação máxima de 1/3 nas cantinas e local;
  • Recorremos ao fornecimento obrigatório de refeição por take-away ou catering, em marmitas com a comida condicionada para que seja evitada a deslocação a restaurantes e cantinas, com exceção dos colaboradores que tragam as suas refeições (excecionalmente podem alimentar-se dispersos na obra em locais minimamente higienizados);
  • Procuramos implementar a introdução de vitamina C nas refeições distribuídas;
  • Elevámos o grau de cuidado e incrementámos meios humanos e materiais para garantir o reforço da higienização nas cantinas e nos alojamentos;
  • Realizamos testes de despiste preventivos e reativos, de acordo com o protocolo interno e determinações da DGS.
  • Consulte o nosso Manual do Plano de Contingência e Medidas Preventivas para o regresso dos Colaboradores em segurança aqui.

Plano de contingência e medidas de prevenção – geral

Adicionalmente, promovemos ainda um conjunto de boas prátcias comuns a todos os colaboradores do Grupo Casais:

  • Temos uma equipa de Técnicos de Segurança dedicados só ao Covid-19 em articulação diária com todas as Equipas no terreno e em obra;
  • Suspendemos a utilização do registo de controlo de acessos pela via biométrica. O mesmo deve ser feito com o cartão de colaborador e/ou picagem online;
  • Definimos locais de isolamento para onde um trabalhador sintomático será encaminhado e, seguidamente, evacuado;
  • Implementamos um conjunto de regras de acesso aos nossos edifícios (já mencionadas no Plano de Contingência e Medidas de Prevenção – Escritórios) e aos nossos estaleiros. Desta forma, o acesso aos nossos Estaleiros deve respeitar as seguintes normas:
    É proibida a entrada a qualquer elemento externo sem autorização prévia;
    Enquanto aguarda para ser atendido, deve manter-se dentro do camião;
    Deve deixar as cargas nos locais devidamente identificados para o efeito;
    Deve lavar ou desinfetar as mãos antes e depois da assinatura de documentos, quer em suporte digital quer em papel. Sempre que possível este ato deve se feito por outro meio alternativo (ex. confirmação por email).
  • A documentação externa deve repousar um período de 24h, compartimentando-a em espaço próprio devidamente identificado (quarentena documental), para diminuir o potencial de infeção;
  • Pedimos aos trabalhadores para circular por trajetos alternativos de forma a cruzarem-se o menos possível;
  • Apelamos à alteração de hábitos sociais, nomeadamente, o aperto de mão e outras formas de contacto que possam facilitar a transmissão;
  • Disponibilizamos informação útil, de sensibilização e de prevenção em vários canais para chegar a todos os Colaboradores diretos e indiretos que pertencem à cadeia de produção (tais como etiqueta respiratória, distanciamento físico, identificação de sintomas, cuidados a ter, cuidados na colocação e remoção de máscaras, luvas, medição de temperatura/utilização de termómetros);
  • Promovemos medidas de higiene das mãos, bem como, boas práticas no manuseamento de acessórios no dia a dia (equipamento/material de escritório como secretárias, cadeiras, canetas, furadores, entre outros, cartões, chaves, interruptores, puxadores/maçanetas das portas/janelas, corrimões, equipamentos informáticos, comandos remotos, telefones/telemóveis, máquinas de “vending”, máquinas/ferramentas de uso coletivo, etc.);
  • Analisamos em cada comunidade (cidade) e aferimos em cada site de obra o estado de risco;
  • Definimos três níveis de resposta em função do risco interno e externo e, para cada um, identificamos um conjunto de medidas;
  • Consulte o nosso Manual do Plano de Contingência e Medidas Preventivas para Visitantes aqui.

Apoio ao colaborador e família

O nosso Grupo tem como prioridade a preservação dos seus Colaboradores e Famílias, e procura todos os dias garantir processos e procedimentos que permitam desenvolver o trabalho imprescindível para o futuro da sua sustentabilidade no contexto do COVID-19.

Também, desde o início, estamos a atuar e a adaptar iniciativas e ações com o objetivo de mitigação de risco de saúde dos Colaboradores e seus Familiares, com:

  • Encontramo-nos a fazer testes, quando o próprio SNS não exige, para tranquilizar Colaboradores, Familiares dos nossos Colaboradores e Colaboradores de Subempreiteiros. Adicionalmente, desde novembro, promovemos, por iniciativa própria, aplicação de testes rápidos em grupos de colaboradores com periodicidade semanal para identificar de forma rápida e proativa, potenciais novos casos de infeção;
  • Criámos uma Linha de Apoio Psicológico totalmente confidencial e anónima que divulgamos para todos os Colaboradores;
  • Promovemos sessões de mindfulness, sessões para chefias e colaboradores com temas gerais bem como webinares e formações online para colaboradores em teletrabalho, em isolamento profilático ou quarentena;
  • Incentivamos semanalmente a prática de atividades desportivas com sessões de Treino Funcional e Yoga no formato online;
  • Enviamos lembretes, alertas e informações por sms para todos os colaboradores;
  • Alargamos os testes a Familiares dos nossos Colaboradores;
  • Proporcionamos espaços de isolamento adequados para a recuperação dos Colaboradores;
  • Apoiamos na entrega de alimentação e medicação e outros serviços durante o período de quarentena;
  • Enviamos recomendações e informação para contribuir para uma boa recuperação das pessoas com Covid-19 positivo (com informação sobre o reforço de sistema imunitário pela alimentação e suplementos vitamínicos, e com recomendações e instruções para atividade física), esta inciativa conta com o apoio de um consultor na área da medicina contratado para acompanhar a nossa Equipa de Segurança nesta fase;
  • Estamos a acompanhar diariamente a evolução dos sintomas para poder atuar com serviço de saúde em caso de necessidade.

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Formulário de dúvidas e denúncias

É importante para o Grupo Casais, conhecer as suas sugestões e reclamações, de forma a garantir que podemos melhorar continuamente.

Como colaborador, colaborador de um nosso parceiros, parte interessada ou testemunha pode denunciar situações de forma anónima, submeter informação sobre situações condenáveis ou denunciar ações ilegais, que violem políticas internas e/ou o nosso código de conduta de fornecedores.

As denúncias podem ser efetuadas de forma confidencial, indicando o nome e as informações de contacto ou, se quiser, de forma 100% anónima, deixando os campos em branco. Todas as denúncias serão tratadas de forma segura e confidencial.