“Foi com muito trabalho, arrojo, empenho e dedicação que os Fundadores, principalmente o Mestre Casais e os irmãos João, Domingos e José, souberam ultrapassar as contrariedades.”
Todas as adversidades foram superadas com a ajuda e colaboração das gerações seguintes, sem olhar a meios e a horários, por vezes, com sacrifícios próprios, mas também com a preciosa ajuda de todos os colaboradores.
Em 2004, na qualidade de Patrono da Família Casais, o Mestre Casais realizou a sua mais visionária medida através da promoção, criação e assinatura do Protocolo Familiar Casais. O documento, assinado por todos os membros da família, expressa a firme vontade de dar continuidade ao património empresarial conseguido por todos com muitos sacrifícios e ao longo de quase meio século, é viabilizado pelos seguintes pressupostos:
- A manutenção da união da Família;
- A perpetuação da empresa na Família;
- O respeito pelo interesse dos Fundadores e da segunda geração composta pelos cinco irmãos;
- A continuidade do sonho empresarial dos atuais acionistas;
- O fortalecimento do sentido de compromisso de todos os membros da Família;
- O orgulho de ser uma empresa Familiar;
- A garantia da segurança económica da Família;
- O estímulo do gosto de trabalhar na empresa da Família das atuais e próximas gerações;
- A preservação do know-how e do modelo de gestão introduzido pela Família ao longo da história da empresa, que poderá ser uma mais-valia para o crescimento e desenvolvimento da mesma, para as próximas gerações.
Foi com orgulho que testemunhámos a inteligência e a visão dos nossos Fundadores, em especial o Mestre António Casais, na formação e na transição atempada para a segunda geração, transmitindo e introduzindo os valores, demonstrando diariamente a seriedade, honestidade e humildade que sempre distinguiram as raízes Casais. Foram anos de crescimento do negócio e dos recursos humanos, de expansão internacional, de diversificação da atividade, de especialização e amadurecimento da nossa forma de trabalhar. Mesmo enfrentando os últimos anos de crise, sedimentámos o que nos distingue em todas as atividades, independentemente da geografia.
É também com muito orgulho e satisfação que verificamos que a terceira geração já se encontra perfeitamente integrada nos negócios do Grupo Casais, assumindo grandes responsabilidades na condução e orientação do futuro da empresa, garantindo e defendendo o espírito do Protocolo Familiar. Os obreiros desta empresa continuam a deixar um património empresarial de grande valor e um desafio de grande responsabilidade para as gerações seguintes (familiares e não familiares).
Princípios de gestão, referência ética e cultural, alicerçada na Visão e Missão delineadas, constituem-se numa ciência empresarial formada por Valores, Atitudes e Comportamentos. Parâmetros esses nascidos da Herança e da Tradição, erguida pela mestria dos ensinamentos do passado e aprimorada pela prática quotidiana, sempre com o propósito de servir os Clientes e de produzir riquezas económicas e sociais. Este é o principal património intangível da Organização.
Estamos certos que temos percorrido um caminho exigente, mas seguro, e que estamos preparados para um futuro melhor, mais otimista e atrativo.
Muito obrigado e bem-haja a todos.