Projeto Hotel B&B Tres Cantos ganha prémio de sustentabilidade em Espanha

O Hotel B&B Tres Cantos, construído pela UTE (União Temporária de Empresas) Casais Espanha/ACR, e promovido pela Sunny Casais, que dá origem a uma nova geração de edifícios sustentáveis em Espanha, ganha prémio de sustentabilidade no concurso Re Think Hotel, na categoria dos “10 melhores projetos de sustentabilidade e reabilitação hoteleira por executar”. Este é um projeto do atelier TdB Architects, do arquiteto Fernando Herrero, com 120 quartos, cuja parceria tem como objetivo a construção de duas unidades hoteleiras em Madrid.

A cerimónia de entrega de prémios Re Think Hotel decorreu ontem, na Secretaria de Estado do Turismo de Madrid. Este é já o sexto hotel B&B com a assinatura do Grupo Casais, tendo o primeiro sido o B&B Guimarães, que foi o 700º hotel desta cadeia e, por isso, uma referência. O B&B Tres Cantos é o primeiro em Espanha que recorre à construção híbrida, através do sistema CREE Buildings.

Este sistema é uma solução industrializada que permite a fácil montagem e desmontagem, com estrutura e fachadas pré-fabricadas. O B&B Tres Cantos é um edifício com cinco pisos onde as casas de banho e parte das redes e instalações especializadas são também pré-fabricadas em Portugal, pelas empresas Blufab e Blumep do Grupo Casais. A TopBIM, empresa do Grupo de consultadoria internacional de serviços de Arquitetura e Engenharia para a indústria da construção, foi responsável por algumas fases, como a coordenação dos desenhos da pré-fabricação, ou até por auxiliar na materialização do planeamento 4D, que terá um papel fulcral no alinhamento da construção e assemblagem de todas as fases da obra.

“Vemos neste prémio um reconhecimento do mercado sobre aquilo que acreditamos que é o futuro do setor. O cliente B&B acreditou e já capitaliza com dois hotéis edificados com os mesmos princípios de sustentabilidade e industrialização. Cada vez mais sentimos que fazemos parte de um ecossistema de parceiros que tem os olhos postos no futuro e executa no presente, guiado por princípios de criar uma sociedade e comunidades mais sustentáveis. Acreditamos que o processo de aplicar um foco sustentável a este setor é um longo caminho a percorrer, mas a concretização deste tipo de projetos e mostra-nos que estamos a avançar no objetivo da transição verde na construção”, afirma António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, empresa construtora do projeto.

Comparativamente com o sistema tradicional de construção, o modelo híbrido aplicado neste novo hotel B&B Tres Cantos permite a redução da pegada de carbono em 60%, assim como a redução de resíduos também em 60%, diminuição de 50% de poluição sonora local e pode ainda aumentar em 10% a eficiência energética. Com 120 quartos, o Hotel irá oferecer múltiplas opções de alojamento.

O Grupo Casais tem mostrado o seu investimento na liderança da transição sustentável no setor, assim como na internacionalização. Desta forma, introduz, em Espanha, uma tipologia de construção ambientalmente mais sustentável e mais célere, o que significa que o tempo de obra é reduzido. Para além destas características, este tipo de solução industrializada comporta a capacidade de evitar demolições e promove a possibilidade de reutilização posterior noutros edifícios. Representa, assim, uma vantagem na possível poupança de tempo, dinheiro e recursos.

A construtora portuguesa, que opera em 17 países, está focado na industrialização e soluções off-site, ferramentas que têm o intuito de aumentar a eficiência e acelerar a produção de forma integrada. A empresa está a desenvolver a sua aposta em inovação, tecnologia e explora os principais indicadores de desempenho dos edifícios, bem como o seu custo ao longo do ciclo de vida, pois pretende acelerar a transição verde na construção e contribuir para a sustentabilidade do setor.

Recentemente, o Grupo apresentou em Portugal outros projetos em que o sistema híbrido de construção foi implementado, como o Minho Innovation and Technology Hub (Mith), de onde transportou o know-how adquirido e as metodologias e planeia expandir esta prática a mais projetos.

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e fique sempre a par de todas as novidades

Formulário de dúvidas e denúncias

É importante para o Grupo Casais, conhecer as suas sugestões e reclamações, de forma a garantir que podemos melhorar continuamente.

Como colaborador, colaborador de um nosso parceiros, parte interessada ou testemunha pode denunciar situações de forma anónima, submeter informação sobre situações condenáveis ou denunciar ações ilegais, que violem políticas internas e/ou o nosso código de conduta de fornecedores.

As denúncias podem ser efetuadas de forma confidencial, indicando o nome e as informações de contacto ou, se quiser, de forma 100% anónima, deixando os campos em branco. Todas as denúncias serão tratadas de forma segura e confidencial.