Secretários de Estado visitam The First, em Guimarães

Partilhar:

O Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, e o Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, visitaram o The First – primeiro edifício de construção híbrida da Península Ibérica, Hotel B&B Guimarães, onde ficaram a conhecer uma tipologia de construção mais amiga do ambiente, capaz de reduzir a pegada de carbono em mais de 60%, pelo uso de madeira de engenharia e apenas 1/3 do betão de um edifício tradicional. Com a vantagem adicional de se tratarem de soluções industrializadas e pré-construídas, com possibilidade de reutilização posterior em outros edifícios, e que podem fazer poupar tempo, dinheiro e recursos.

Esta visita aconteceu no âmbito de um périplo que o Governo está a fazer pelo país, no sentido de apurar qual o ponto de situação Portugal, em matéria de cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030. O dia de hoje dedicado ao ODS 9, ou seja, Indústria, Inovação e Infraestruturas”. Além do Hotel B&B Guimarães, a comitiva também visitou a empresa Kyaia, em Guimarães e a Riopele, em Vila Nova de Famalicão.

“No Grupo Casais acreditamos que temos um papel preponderante na construção das sociedades e no futuro das comunidades. Por isso, temos vindo a reforçar o compromisso com a sustentabilidade dos nossos clientes, colaboradores e demais comunidades, contribuindo assim para os pilares de uma sociedade equilibrada e alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, defende António Carlos Rodrigues, CEO do grupo.

“É imperativo que a próxima geração de edifícios incorpore uma mentalidade de projeto e obras pensados para a mudança, reconhecendo que os componentes dos edifícios são capital que não desvaloriza desde que possam ser desmontados e reutilizados, no limite evitando a necessidade de extrair mais recursos nos próximos séculos”, sublinha António Carlos Rodrigues.

Na visita, o Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e Secretário de Estado da Economia inteiraram-se do modelo de construção off-site, que apresenta soluções mais eficientes e com menos consumo de recursos no sentido de combater a escassez de matérias primas e de mão de obra do setor. Por outro lado, o Grupo Casais tem feito também um grande esforço para incorporar estas soluções industriais nas habitações a rendas acessíveis e nas residências de estudantes, já que a industrialização é proveitosa tanto a nível de estandardização como de repetição.

A atuação do Grupo de Casais no mercado assenta no princípio da durabilidade, com foco na inovação, ao construir infraestruturas resilientes e ao fomentar a industrialização inclusiva e sustentável.

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e fique sempre a par de todas as novidades

Formulário de dúvidas e denúncias

É importante para o Grupo Casais, conhecer as suas sugestões e reclamações, de forma a garantir que podemos melhorar continuamente.

Como colaborador, colaborador de um nosso parceiros, parte interessada ou testemunha pode denunciar situações de forma anónima, submeter informação sobre situações condenáveis ou denunciar ações ilegais, que violem políticas internas e/ou o nosso código de conduta de fornecedores.

As denúncias podem ser efetuadas de forma confidencial, indicando o nome e as informações de contacto ou, se quiser, de forma 100% anónima, deixando os campos em branco. Todas as denúncias serão tratadas de forma segura e confidencial.