O Grupo Casais anuncia o lançamento da segunda edição do programa Geração C, uma iniciativa voltada para a atração e desenvolvimento de talento jovem na área da construção civil, que contempla, em 2024, várias oportunidades de estágios remunerados.
Com o objetivo de formar futuros gestores de obra, o programa oferece estágios profissionais de 9 meses a candidatos que tenham até três anos de experiência, com formação em construção e engenharia civil. Os candidatos devem demonstrar dinamismo, proatividade, gosto pela frente de obra, trabalho em equipa, espírito de liderança e orientação para a digitalização. O processo de recrutamento e seleção inclui triagem curricular, dinâmicas de grupo em Lisboa e Braga e entrevistas técnicas com os diretores.
Durante o estágio, os participantes terão a oportunidade de se desenvolver em obras de referência do Grupo Casais, tal como os participantes da 1ª edição que estão alocados às obras do Distrikt Lisbon e do Campo Novo, em Lisboa, assim como do IP Douro, no norte do país. Além disso, irão contar com acompanhamento personalizado, atribuição de tutores e acesso a todos os benefícios oferecidos pelo Grupo.
O Geração C é um dos principais programas de atração de talento do Grupo Casais, juntamente com o Programa Arte e Engenho e o Mais Futuro. Em 2024, o Grupo contratou cerca de 2000 colaboradores em Portugal, com 167 vagas operacionais e 83 vagas técnicas ainda em aberto.
“O programa Geração C tem sido uma oportunidade valiosa para aplicar os conhecimentos teóricos que adquiri durante a minha formação. Através da prática, posso ver esses conhecimentos a transformarem-se em ações práticas na área da construção civil, especialmente na função de gestor de obra” afirma Miguel Costa, Técnico de Condução de Obra de 24 anos e participante da primeira edição do programa.
Vanessa Gabriele Souza Da Silva, reconhece que a integração no programa Geração C representa um contributo importante para a sua carreira, permitindo-a desenvolver um estágio focado no desenvolvimento na área de encarregados de obra. “O meu crescimento tem sido especificamente em obra; o convívio diário e o acompanhamento dos trabalhos têm-me proporcionado um conhecimento da realidade das obras, que é diferente do que se aprende na faculdade. No geral, estou a ganhar experiência prática, convivendo no ambiente de obra e coordenando vários trabalhos. Isso tem contribuído significativamente para aprimorar as minhas habilidades de liderança e gestão na construção civil”, afirma a Engenheira Civil, de 24 anos.
E Virgínio Francisco, 23 anos, Engenheiro Civil e gestor de obra, participante da primeira edição do programa, afirma que este programa é “uma oportunidade valiosa para jovens profissionais aplicarem os seus conhecimentos teóricos na prática e desenvolverem competências essenciais para a carreira na construção civil”. “Tenho tido a oportunidade de participar num projeto inovador e de grande escala, como é o caso do Distrikt Lisbon. Em suma, o Geração C tem sido fundamental para construir, em obra, uma base sólida de competências e conhecimentos técnicos que são altamente valorizados no setor da construção”, acrescenta.
As candidaturas para a segunda edição do Geração C estão abertas até 4 de outubro de 2024.